A cesta básica ficou mais cara em agosto, de acordo com a pesquisa realizada pelos técnicos da secretaria municipal de Defesa do Consumidor (Procon-Campos) em cinco redes varejistas da cidade. O aumento foi de 1,7% em relação a julho. Na comparação acumulada entre os meses de janeiro a agosto de 2012, o aumento já ultrapassa os 12%, bem acima da infração e do ganho salarial dos empregados
O tomate foi o produto que apresentou a maior alta no mês, seguido da farinha de mesa e do óleo de soja. O pão francês, banana prata, ovos brancos e margarina também tiveram alta.
Conforme a pesquisa, o feijão foi o produto que apresentou maior redução no mês seguido do açúcar, do arroz e da carne. O leite e seus derivados praticamente não tiveram variação nos preços.
De acordo com a secretária-executiva do Procon-Campos, Rosangela Tavares, os consumidores estão tendo que buscar alternativas para driblar esses constantes aumentos.
– O nosso órgão tem dado sugestões aos consumidores para que busquem alternativas para fugir dos aumentos, já que seus ganhos não acompanham essa variação. Trocar de marcas, diversificar locais de compras, usar produtos da safra e levar anúncios dos concorrentes para forçar uma redução, são poderosos instrumentos que os consumidores devem adotar – orientou Rosangela Tavares.
Fonte: ascon/PMC
.
Nenhum comentário:
Postar um comentário