quinta-feira, 13 de setembro de 2012

Juro do cartão é o maior em 12 anos

 

Taxa fechou mês passado em 10,69%. Rotativo é o vilão do crédito

Rio - Quem parcelou o pagamento do cartão de crédito no mês passado pagou a maior taxa de juros desde junho de 2000, de acordo com a Associação Nacional dos Executivos de Finanças, Administração e Contabilidade (Anefac). Levantamento divulgado ontem aponta que a taxa mensal fechou agosto com 10,69%. A última vez que essa marca foi atingida, há 12 anos, o percentual era de 10,70%.
 
Em agosto, o rotativo foi a única modalidade a apresentar estabilidade frente a julho e, mesmo assim, fechou como a maior da pesquisa. Por conta disso, o consumidor deve evitar de usá-lo. O governo prometera regulamentar o setor mas ainda não o fez. Nas linhas de crédito, o cheque especial (8,05%) e o empréstimo pessoal em financeiras (7,67%) continuam caras.
 
Por outro lado, o empréstimo pessoal em bancos apresentou a sexta redução do ano, chegando a 3,45% ao mês. Essa foi a menor taxa mensal desde 1995, quando a Anefac começou a verificar os juros.
 
A entidade ressalta que os cortes da taxa básica de juros da economia, a Selic, foram de 40%, responsáveis pela melhora nos indicadores. O Banco Central iniciou reduções em julho de 2011 e, nesse período, a Selic passou de 12,5% ao ano para 7,5% ao ano.
 
Fonte: O Dia

Nenhum comentário:

Postar um comentário