quinta-feira, 13 de setembro de 2012

Ministros votam nesta quinta sobre lavagem de dinheiro no mensalão

Relator votou pela condenação de 9 dos 10 acusados pelo MPF no item.
Revisor condenou seis e absolveu quatro; 8 ministros ainda precisam votar.

 



Após os votos do relator e do revisor, os demais ministros do Supremo Tribunal Federal começarão nesta quinta-feira (13) a votar sobre as acusações de lavagem de dinheiro no processo do mensalão. O item já foi analisado nesta semana por Joaquim Barbosa e Ricardo Lewandowski. Será a 23ª sessão do julgamento e a primeira a votar será a ministra Rosa Weber.
 
Segundo a acusação, dez réus tentaram dissimular a origem dos recursos usados no esquema de compra de votos de parlamentares operado por Marcos Valério. Além do grupo de Valério, são acusados nesse item da denúncia da Procuradoria Geral da República os sócios dele e integrantes da cúpula do Banco Rural.
 
Rosa Weber será seguida pelos ministros Luiz Fux, Dias Toffoli, Cármen Lúcia, Gilmar Mendes, Marco Aurélio Mello, Celso de Mello e Ayres Britto. Se der tempo de os oito votarem, o Supremo concluirá nesta quinta o terceiro dos sete itens a serem analisados no processo. O próximo tópico será corrupção por parte dos partidos políticos.
 
O revisor do processo condenou nesta quarta-feira (12) seis réus: além de Marcos Valério, Lewandowski entendeu que os sócios Ramon Hollerbach e Cristiano Paz e a funcionária Simone Vasconcelos participaram de crimes. Ele também votou pela condenação da acionista e ex-presidente do Rural Kátia Rabello e do ex-vice-presidente da instituição financeira José Roberto Salgado.
 
Em seu voto, o ministro absolveu quatro réus: Geiza Dias, ex-funcionária de Valério chamada de "mequetrefe" pela defesa; a ex-vice-presidente do Rural Ayanna Tenório; e o atual vice Vinícius Samarane; além do advogado Rogério Tolentino, também acusados de lavagem.
Na última segunda (10), o relator da ação penal, Joaquim Barbosa, votou pela condenação de nove dos 10 réus - inocentou apenas Ayanna Tenório.
 
Fonte: G1

Nenhum comentário:

Postar um comentário