sábado, 29 de setembro de 2012

Céu assustador


Estava indo para Atafona com a minha filha Joanna de 10 anos e ela me indagou: "Mãe já viu como está o céu?” Olhei para cima e falei: "Está esquisito, assustador. Parece que vai acontecer alguma coisa". As nuvens estavam escuras, parecia um filme de terror e minha filha disse: "Dá até medo". Mais na frente o trânsito começou a ficar lento. Estava a 40 km. Falei: “Gente, o que está havendo? Por que os carros não andam? De repente todos começaram a ligar o pisca alerta e o transito praticamente parou”.

 

Os carros que estavam vindo de SJB para Campos usavam o acostamento e conseguiam passar. Já os que iam para as praias estavam parados. Vi a luz das viaturas acesas e disse para minha filha: “Aconteceu alguma coisa grave”. Dito e feito: Um acidente envolvendo três carros, três feridos e um morto. Descemos do carro a tempo de ver o homem sendo retirado das ferragens.

 

Um policial rodoviário falou: "Não deixa essa criança ver não". Eu respondi: "Ela está acostumada". Ele: “Acostumada ver gente morta?” Respondi: "Sou jornalista e sempre tiro fotos de tudo que acontece". Ele me chamou de ignorante. Não foi essa minha intenção. Quis que ele entendesse que nesta profissão é comum ter várias fotos no computador de acidentes e minha filha tem acesso  as fotos, ela participa do meu dia a dia.

 

Quando tem algum acidente grave ela vê e me mostra nos blogs, sites e jornais. Faço o mesmo com ela. Eu preparo minha filha para realidade e não  para o mundo da fantasia. Se o policial rodoviário me achou ignorante eu peço desculpas. Não foi essa a minha intenção. Mas, cada um tem uma forma de educar. Eu não escondo nada. Minha filha participa de tudo e com naturalidade. Ela viu tirando o corpo do homem e apenas falou: "Coitado né mãe, ficar preso desse jeito. Ainda bem que tirou ele". O policial tem que saber que com a tecnologia, as crianças estão amadurecendo mais cedo. A internet está aí mostrando tudo. Minha filha não acredita em Papai Noel ou  em contos de fadas. Acredita no que viu hoje: que motoristas que correm demais, sofrem acidentes e morrem. A realidade é essa e lamento quem não me entende e pensa o contrário.


Vejam como estava o céu

Foto Ururau

Por Márcia lemos

quinta-feira, 27 de setembro de 2012

Mãe que teve olhos arrancados pelo próprio filho está internada

Adolescente de 16 anos ainda teria arrancado pedaços dos seios dela

Caso aconteceu em Nova Iguaçu, na madrugada de sábado (22).



No último sábado (22), um crime bárbaro chocou o bairro de Cabuçu, no município de Nova Iguaçu, na Baixada Fluminense. Um adolescente de 16 anos arrancou e comeu os olhos da própria mãe. Cristiane dos Santos Simplício, continua internada no Hospital estadual Getúlio Vargas, na Penha, na Zona Norte do Rio de Janeiro, de acordo com a Secretaria estadual de Saúde.

A paciente está sendo medicada e recebe acompanhamento clínico, segundo informações do hospital, Cristiane permanece estável.

Segundo o delegado Delmir da Silva, da 56ª DP (Comendador Soares), onde o caso foi registrado, durante as agressões o jovem ainda arrancou pedaços dos seios da mãe. Ele foi encaminhado a um abrigo para menores infratores em Belford Roxo, também na Baixada. Não há informações se ele tem envolvimento com drogas.
Ainda segundo o delegado, mãe e filho são do Morro do Borel, na Zona Norte da cidade.

Fonte: Renata Soares Do G1 Rio

Avenida Brasil: Pela primeira vez, Tufão e o filho brigam sério por causa de Nina

Jorginho pede para o pai tirar Nina da cadeia, mas ex-jogador nega



Jorginho e Tufão brigam feio (Foto: Avenida Brasil / TV Globo)Pela primeira vez, Jorginho e Tufão brigam sério (Foto: Avenida Brasil / TV Globo)
Jorginho (Cauã Reymond) tenta convencer Tufão (Murilo Benício) de que Nina (Débora Falabella) não estava tentando fugir com o dinheiro do sequestro, mas, para a cabeça do ex-jogador, a história está ficando cada vez mais enrolada. “Isso absurdo. Será que você não enxerga?! A Nina é a mocinha e o Max e a Carminha sempre aparecem pra estragar tudo. Como é que dá pra acreditar nisso?”, argumenta.

Mas Jorginho continua: “Eu tenho como provar que o Max (Marcello Novaes) é meu pai. Eu vou fazer um teste de DNA". Tufão o chama de louco, mas o jogador insiste e pede para o pai tirar Nina da cadeia. Diante da negativa de Tufão, pela primeira vez pai e filho brigam sério. Jorginho diz que, se o pai acusar Nina, ele vai dizer que foi cúmplice da namorada o tempo todo e nunca mais vai olhar na cara de Tufão.

Fique ligado! Esta cena vai ao ar na quinta-feira, 27 de setembro.

Trianon apresenta shows locais nesta quinta-feira

A Fundação Teatro Municipal Trianon, apresenta, na noite desta quinta-feira (27), shows locais, através do projeto “O espetáculo bem mais perto de você”. A partir das 19h, o grupo Samba.com se apresenta na Praça de Donana. Em seguida, às 20h, o grupo Forró Mandacaru se apresenta na Praça Esperanto, próximo à Faculdade de Filosofia de Campos (Fafic).

– Mais uma vez, levamos nossos artistas até os bairros da cidade. Criado em 2010, o projeto “O espetáculo bem mais perto de você” vem nos surpreendendo, com a boa aceitação. Nossa agenda prossegue nos próximos dias – comenta a presidente da Fundação Trianon, Aline Ferreira.  

 Por Antônio Filho

Mãe acusada de matar cinco bebês recém-nascidos é presa na Alemanha


Alemanha -  Uma mulher de 28 anos suspeita de matar seus cinco filhos recém-nascidos foi presa na cidade de Flensburg, no norte da Alemanha. Segundo a polícia, a mulher que teve sua identidade não revelada devido às leis de privacidade alemãs, admitiu ter assassinado dois bebês, cujos corpos foram encontrados em março de 2006 e em março de 2007.
Autoridades alemãs falam cofirmam que mãe assumiu ter matado dois bebês recém-nascidos | Foto: EFE
Autoridades alemãs cofirmam que mãe  assumiu ter matado dois bebês recém-nascidos |As autoridades afirmaram nesta quinta-feira que a mulher também é acusada de ter matado seus outros três filhos logo após o nascimento. Na quarta-feira, a mulher foi acusada por cinco homicídios.
 
Fonte: O Dia

Mais de 100 inscritos em cursos de segurança

Paulo Roberto Henriquefez sua inscrição

Em menos de duas semanas, mais de 100 pessoas já se inscreveram nos 10 cursos de segurança disponibilizados pela Aforvig em parceria com a secretaria de Trabalho e Renda. As inscrições estão sendo feitas na sede da secretaria, localizada à rua Rua Marechal Floriano, 255, e os candidatos devem estar munidos de documento de identidade, Cadastro de Pessoa Física (CPF), comprovante de residência e de escolaridade. As inscrições seguirão até completar as vagas e os interessados devem ter idade acima de 21 anos. 
 
São 85 vagas para bolsas de 100% de desconto, onde as pessoas passarão por um processo de triagem sócio-econômica a partir da próxima semana, além de 1.800 vagas com 30% de desconto. Os dez cursos são para Formação de Vigilante Patrimonial, Extensão em Transporte de Valores, Extensão em Escolta Armada, Segurança Pessoal Privada, Reciclagem Patrimonial, Reciclagem em Transporte de Valores, Reciclagem em Escola Armada, Reciclagem em Segurança Pessoal Privada, Treinamento para Porteiros e Vigias e Supervisão Operacional. 

A diretora do departamento de Projetos, Convênios e Cooperativas, Lucimary Chagas, explicou que estão vindo pessoas de todos os lugares para efetuar a inscrição nos cursos disponibilizados com desconto, como por exemplo, de Farol de São Thomé e Conselheiro Josino. “Pessoas de todas as partes do município estão vindo para fazer a inscrição, que está disponível de 8 às 17h”, destaca. 

Já inscritos – Na busca de especialização como Vigilante Patrimonial, o morador da Codim, Diego Castelar Azevedo, 23, já trabalhou na área e busca agora a retirada da ata de comprovação de sua especialização. “Minha intenção é melhorar sempre e com os descontos oferecidos, é fundamental a possibilidade de fazer o curso”, destaca. Já Paulo Roberto Henrique, 48, veio do Parque Imperial para fazer sua inscrição e busca no curso a mudança na área de atuação. “A prefeitura está me ajudando ao proporcionar os descontos de até 100% no curso que me interesso, neste caso , o de vigilante patrimonial”, pontua.


Por: Álvaro Sardinha

Pressão na igreja para eleger vereador?


 
Na reta final da campanha eleitoral sempre aumenta a pressão, principalmente em locais onde a presença da massa menos esclarecida é maior, a saber: infelizmente estamos falando da igreja (templo).
Estou falando isso porque lamentavelmente chegou a meu conhecimento que um jovem de determinada denominação religiosa, muito conhecida por seu forte apelo em busca de recursos financeiros, reclamou que há certa pressão para eleger um candidato apoiado por parte da cúpula.
Ridículo! O que certas pessoas não fazem para se manter no poder. 

Boa notícia! No Brasil o voto é livre? Sim. E não é somente livre, mas também secreto. Portanto o eleitor vota em quem quiser. 

Continuo afirmando: essa história de "crente" vota em "crente" é conversa fiada, pois o cidadão deve votar consciente.

Por: Washington Luiz/ Momento Verdadeiro

Acabou a greve dos Bancários

 
Acabei de vir do Itaú e a greve foi encerrada. Os cartazes da paralisação estavam sendo retirados por funcionários do banco. A maior parte da greve dos bancários terminou nesta quarta-feira (26) e com isso as agências dos bancos privados e do Banco do Brasil abriram normalmente nesta quinta-feira (27). A  Caixa Econômica Federal  não aceitou acordo e a greve deve continuar, já que a nova proposta dos bancos foi rejeitada na maioria das assembleias.Não fui até lá para saber.

SUS VAI DISTRIBUIR MEDICAMENTOS PARA TRATAR DOENÇA PULMONAR OBSTRUTIVA CRÔNICA


O Ministério da Saúde vai incorporar ao SUS medicamentos para tratar dos sintomas da Doença Pulmonar Obstrutiva Crônica.  Esses remédios já estão disponíveis no Sistema Único de Saúde (SUS) para outras finalidades, como o tratamento da asma, e, agora, passarão a ser distribuídos também para a Doença Pulmonar Obstrutiva Crônica, moléstia relacionada ao tabagismo, à exposição passiva ao fumo, à poeira e à poluição. A doença causa falta de ar, fadiga muscular e insuficiência respiratória.

Celulares do Rio de Janeiro ganham mais um dígito a partir de 2013



Seguindo o exemplo do que aconteceu em São Paulo, que teve que colocar um 9 na frente do número do celular, agora é a vez do Rio de Janeiro ganhar 9 dígitos. A novidade vale para o início de 2013 e começa pelo Rio de Janeiro. Celulares com o DDD 21 terão o dígito 9 colocado na frente do número atual. 

Na sequência, no meio do ano, a iniciativa vai chegar a 39 municípios do Vale do Paraíba paulista, com o DDD 12.Essa mudança é somente para número de celular e vai valer para chamadas de telefone fixo para móvel ou telefones móveis entre si. 

A modificação é obrigatória, gratuita e a cargo das operadoras. A medida pretende dobrar a oferta de números de celulares e vai alterar os números de, pelo menos, 3,5 milhões de usuários da telefonia móvel. Em São Paulo, desde julho deste ano, a iniciativa elevou as combinações numéricas de 44 milhões para 90 milhões de números.

Fonte: Globo.com

quarta-feira, 26 de setembro de 2012

Bancários se reúnem nesta quarta para avaliar propostas de reajustes

Representantes do comando geral de greve dos bancários se reuniram nesta terça-feira (25/09) na Federação Nacional dos Bancos (Fenaban) para uma nova rodada de negociações depois de uma semana de paralisação. Uma proposta foi apresentada e nesta quarta-feira (26/09) assembleias serão realizadas em vários sindicatos, inclusive o de Campos.

De acordo com o presidente do Sindicato dos Bancários, Rafaneli Alves, a proposta oferecida pelo Fenaban é interessante.

“Foi oferecido 7,5% de reajuste salarial, cerca de 8,5% de aumento no piso dos bancários mais 7,5% em verbas como vale alimentação, refeição e o 13º. Vamos nos reunir em assembleia para avaliar essas propostas e decidir o futuro da greve”, disse.

De acordo com Rafaneli, em Campos  a reunião acontece a partir das 18h na sede do sindicato, que fica na área central da cidade. Outros sindicatos também irão se reunir para avaliar os reajustes.

A greve dos bancários já dura uma semana, em Campos 59 agências estão de portas fechadas. Em oito municípios do Norte e Noroeste do Estado cerca de 1.100 bancários estão de braços cruzados.

REIVINDICAÇÕES
Segundo o presidente, a categoria reivindica reajuste salarial de 10,25%, piso salarial de R$ 2.416,38, 5% de ganho real e aumento na participação dos lucros, além da reestruturação de benefícios.

No ano passado, também no mês de setembro, os bancários pararam por 20 dias e tiveram parte das reivindicações atendidas.




Fonte: Ururau

Arnaldo barrado pelo TRE por contas do TCU



O TRE indeferiu o registro de Arnaldo Vianna (PDT) à Prefeitura de Campos. A informação foi dada pela jornalista e blogueira Suzy Monteiro, durante o programa Folha no Ar, onde acontecia uma enntrevista com o candidato do PRP, José Geraldo.

O plenário indeferiu tomando por base rejeição das contas pelo Tribunal de Contas da União (TCU). O advogado de Arnaldo, João Batista de Oliveira, afirma que vai recorrer ao TSE e quer que o recurso seja julgado antes das eleições.

João Batista se disse surpreendido com a decisão, uma vez que o indeferimento em primeira instância não foi pelo TCU e sim por condenação pela Câmara e TJ. O plenario acatou os argumentos da defesa, mas indeferiu pelo TCU, argumento da Coligação Campos de todos nós, que apoia a prefeita Rosinha.

Com informações do Blog na Curva do Rio.

Tufão conta para família que Jorginho e Ágata são filhos de Max

Ivana não acredita e diz que Nina envenenou o irmão




Tufão deixa a família de queico caído ao contar a bomba sobre Max (Foto: Avenida Brasil/TV Globo)Tufão deixa a família de queixo caído ao contar a bomba sobre Max (Foto: Avenida Brasil/TV Globo)
 
Após ouvir de Jorginho (Cauã Reymond) que Max (Marcello Novaes) é pai dele e de Ágata (Ana Karolina), Tufão (Murilo Benício) resolve dividir a bomba com a família. Chocada, Ivana (Letícia Isnard) se nega a acreditar no que está ouvido. “Isso só pode ser invenção, delírio... Fruto da mente perturbada do Jorginho. A Nina! Foi ela! Ela botou essas loucuras na cabeça dele”, diz ela.

Leleco (Marcos Caruso) resolve se pronunciar e avisar a Tufão que já sabia de tudo, mas que não queria confundir o filho. “Eu fui atrás de umas informações aí e descobri umas coisas do passado do Max (...) Pra começar ele é do lixão...Ele nega, mas eu fui no lixão e um menino me contou, disse que ele sempre por lá”, conta.

 Eles resolvem ir atrás de Serjão tirar a história do sequestro a limpo e deixam Muricy (Eliane Giardini) pasma. Fique ligado! Esta cena vai ao ar na quarta-feira, 26 de setembro.

TV Globo

Faetec inicia matrícula para cursos de Informática


 (Foto: Arquivo)
A Fundação de Apoio à Escola Técnica (Faetec) inicia nesta quarta-feira (26), o período de matrículas presenciais para os sorteados às vagas dos cursos de Informática do Centro de Educação Tecnológica e Profissionalizante (Cetep) de Campos.

De acordo com a Faetec, os candidatos sorteados para participar dos cursos de Informática devem ficar atentos para o prazo final de efetivação de matrícula do curso, que vai até o próximo dia 2 de outubro sem previsão de haver prorrogação.
Caso após este dia ainda existam vagas a serem preenchidas, a Faetec chamará outros inscritos na lista de espera, entre os dias 6 e 10 do mesmo mês. As aulas dos cursos de Informática começarão no dia 16 de outubro deste ano.

Fonte: Campos 24 Horas

Ator Paulo Goulart em estado grave





É grave o estado de saúde do ator Paulo Goulart. Ele está internado há algumas no setor de oncologia do Hospital Beneficência Portuguesa, em São Paulo. A família de Paulo não permitiu a divulgação de informações sobre seu estado de saúde. O ator está em tratamento contra um tumor no mediano (canal da região dos pulmões).

Fonte: O Dia on line/ Blg de Cláudio Andrade

terça-feira, 25 de setembro de 2012

Detran, Polícia Civil e MP deflagram Operação Asfalto Sujo





A Corregedoria do Detran, o Grupo de Atuação Especial de Combate ao Crime Organizado (GAECO), com apoio de 200 agentes da Polícia Civil, realizam na manhã desta terça-feira (25/09), em Campos e mais 11 municípios do estado do Rio, a “Operação Asfalto Sujo” com o objetivo de cumprir 41 mandados de prisão e 67 de busca e apreensão nos postos do Detran. 

A ação com vistas a desarticulação de uma quadrilha formada por funcionários, despachantes e zangões que atuavam em pelo menos 04 postos de vistoria do órgão, se iniciou as 6h nos municípios de Itaboraí, São Gonçalo, Niterói, Tanguá, Rio Bonito, Cachoeiras de Macacu, Magé, Rio de Janeiro, Duque de Caxias, São Fidélis e Bom Jesus do Itabapoana e Campos.

Dos 41 mandados de prisão, cinco foram cumpridos em Campos, nas áreas Central e de Guarus e um em São Fidélis, na localidade de Pureza. Outro mandado teria sido expedido em Bom Jesus do Itabapoana, mas o suspeito não foi encontrado. Os seis presos se encontram na 134ª Delegacia Legal (Centro), de onde seguirão de helicóptero para a Delegacia de Fraudações, na capital do estado.

Em coletiva, no início desta tarde o delegado titular da 134ª DP Geraldo Assad, revelou que a os agentes da 134ª DP, prestaram apoio no cumprimento dos mandados que acarretaram na detenção da moradora de Pureza, em São Fidélis, Cibele Coutinho Amaral Franco, Gesiana Areas Sampaio, de 29 anos, Maurício Ribeiro Areas, 31 anos, Monique Peixoto Teixeira, 25 anos, o despachante Ferdnando Azevedo Silva, além do chefe da Comauto em Campos, João Acácio Filho.

No esquema criminoso, os envolvidos, segundo a denúncia, recebiam propina para realizar de forma ilegal vistorias de licenciamento anual, transferências de propriedade de veículos e emissão de documentos.

De acordo com a denúncia, a quadrilha agia desde julho de 2009 e lucrava cerca de R$ 200 mil por mês. A prática da “vistoria fantasma” era a fraude mais comum. Segundo investigações, documentos referentes a vistoria do veículo para licenciamento anual eram emitidos sem que o carro fosse levado ao posto do Detran. Despachantes credenciados ou zangões envolvidos no esquema distribuíam propina entre os vistoriadores, peritos, técnicos de controle, certificador, supervisor e, em alguns casos, até para o chefe e o subchefe do posto de vistoria. 

Outro crime descoberto pelo GAECO e pela Corregedoria do Detran foi o “pulo”, na qual funcionários do órgão autorizavam a transferência de propriedade de um veículo para uma pessoa, mesmo quando o recibo de compra e venda estava preenchidos e assinado por comprador diferente, o que ocasionava a quebra na cadeia de proprietários e o não pagamento da taxa de transferência de propriedade. Também era comum a autorização ilegal de transferência de propriedade de carro sem que o recibo de compra e venda estivesse assinado pelo comprador ou pelo vendedor, ou sem reconhecimento de firma, fraude conhecida como “R”.

Entre os denunciados pelo Ministério Público estão o chefe do Posto de Campos e o subchefe do Posto de Itaboraí, além de funcionários responsáveis pela emissão de documentos, despachantes oficias e zangões (despachantes de fato). As investigações tinham como alvo  principal o município Itaboraí, mas ao longo da apuração surgiram elementos que mostraram também a participação de funcionários dos postos de São Gonçalo, Magé e Campos. Com autorização da Justiça, foi determinada ainda a quebra de sigilo telefônico de diversos  funcionários do Posto de Itaboraí e o monitoramento de conversas telefônicas por 60 dias. 



Na investigação foi constatada ainda que funcionários do órgão recebiam dinheiro para fazer vista grossa em algumas vistorias e aceitar a regularização de carros sem condições de circular, com pneus carecas, vidros e lanternas quebrados, entre outros problemas. A quadrilha, segundo a denúncia, tinha uma tabela de propina, com valores que variavam de R$ 50 a R$ 1.200, dependendo do “serviço”.

Além dos 41 denunciados pelos crime de formação de quadrilha e corrupção, outros 10 acusados vão responder por crimes isolados de corrupção, destruição de documento público e inserção de dados falsos em sistema, somando 53 crimes. O Ministério Público requereu ainda a suspensão do exercício de função pública de 47 funcionários do Detran e despachantes públicos registrados.

Fonte: Ururau

Avenida Brasil: Lúcio dá uma surra em Max

Rapaz expulsa o malandro da chácara e ameaça matá-lo




Será menos um dente?! Lúcio acerta Max em cheio em briga (Foto: Avenida Brasil/TV Globo)Será menos um dente?! Lúcio acerta Max em cheio em briga (Foto: Avenida Brasil/TV Globo)
 
Por essa Max (Marcello Novaes) não esperava! O malandro chega na chácara e encontra ninguém mais, ninguém menos que Lúcio (Emiliano D’Avila), esparramado no sofá. Ele tenta expulsá-lo do cafofo, mas leva o maior fora do rapaz. “Quem vai sair é você. Pode puxar teu carro, que esse lugar agora é meu. Tu foi substituído por material melhor, mais jovem”, avisa.

O novo parceiro de Carminha soca Max com vontade (Foto: Avenida Brasil/TV Globo)Max não se intimida e ainda tenta expulsar o novo parceiro de Carminha (Foto: Avenida Brasil/TV Globo)
 
Irado, Max parte para cima do rapaz, mas acaba levando a pior. Ele leva uma surra de Lúcio! Apenas depois de apanhar muito, o malandro consegue se desvencilhar e fugir correndo. “Tu tem é sorte de não amanhecer num valão, com uma bala na cabeça!”, ameaça Lúcio. Fique ligado! Esta cena vai ao ar na terça-feira, dia 25 de setembro.
 
TV Globo

Aumento salarial para próximo prefeito foi o destaque da sessão desta terça-feira (25)

Foto

Durante a sessão desta terça-feira (25), vereadores argumentaram o veto total da prefeita referente ao aumento proposto pelos vereadores de 78% para o próximo Chefe do Executivo







O veto total da prefeita Rosinha Garotinho ao aumento proposto pelos vereadores de 78% para o próximo Chefe do Executivo, foi o principal assunto na sessão da Câmara Municipal de Campos na manhã desta terça-feira (25). De acordo com a vereadora Odisséia Carvalho o índice de aumento deveria ser revisto, vindo a concordar com ato da prefeita, que reenviou projeto à Câmara para que o aumento seja de 5,1%, conforme concedido aos servidores públicos municipais.

“Aprovamos o índice de aumento para os próximos prefeito e vice, mas concordo com a atitude da prefeita, afinal de contas, é um aumento em desacordo com o proposto ao funcionalismo”, disse a vereadora.

Odisséia também propôs mudanças no Regimento Interno da Câmara Municipal para evitar que a proposta de um aumento para vereadores e prefeito seja votada 30 dias antes das eleições municipais.

“Precisamos de pelo menos 90 dias para avaliar e votar projetos de importância como o aumento dos vereadores e do prefeito. Outra questão são as reposições salariais que devem ser baseadas em um índice oficial”, declarou.

O vereador Jorge Rangel fez uso da palavra sobre o assunto. “Não temos reajuste salarial anual como o concedido pelo governo federal. Nosso aumento é de quatro em quatro anos, não temos férias, não recebemos 13º salário e tudo que votamos, votamos de acordo com a Lei Orgânica Municipal”, disse.

Já o vereador Abdu Neme disse que, na próxima legislatura, “quem não estiver satisfeito e achar que vai estar recebendo demais, vem aqui e doa o pagamento para a população. Não sou demagogo. O certo seria fixar os salários dos vereadores de acordo com o que ganham na vida privada. Isso sim”, concluiu.

O presidente da Câmara, o vereador Nelson Nahim, esclareceu alguns questionamentos. “A votação dos novos salários deve ser antes do pleito. O que o vereador ganha está indexado ao que ganha o deputado federal e o que ganha o ministro do Supremo Tribunal Federal. “Não fomos nós que fizemos isso. Quem fez foi o Congresso. Tem é que os deputados federais pararem de aumentar seus próprios salários para não chegar às câmaras municipais. É um efeito cascata. Agora, não vejo nenhum abaixo assinado, nenhum conclame popular para diminuir salários dos deputados federais, governadores, senadores e deputados estaduais”, finalizou Nelson.

No dia 28 de agosto, a Câmara Municipal enviou ao Gabinete da Prefeita Rosinha projeto de lei tratando do reajuste salarial para os vereadores da ordem de quase 62%, com vigência a partir de 2013. Já o aumento proposto para o próximo prefeito, de 78%, foi vetado pela prefeita que devolveu o projeto à Câmara para que o texto seja revisto e o índice de aumento seja de 5,1%, conforme o dos servidores públicos municipais.

Fonte: Ascom/CMCG

Rosinha resolve suspender pintura de semáforos

Justiça Eleitoral também determinou  suspensão

 


A Justiça Eleitoral notificou a Prefeitura de Campos nesta segunda-feira (24/09) para que suspenda a pintura na cor roxo paixão nos semáforos da cidade. A determinação da  juíza da 100ª Zona Eleitoral, Gracia Cristina Moreira do Rosário, é também no sentido de que num prazo de 48 horas a cor seja substituída nos semáforos já pintados.

A juíza diz em seu despacho que “a cor rosácea denota ilegalidade na conduta, por remeter ao eleitorado, em pleno momento de campanha eleitoral, à cor notória e pública usada à reeleição por Rosinha Garotinho”. 

Prefeita já havia decidido
 
O advogado da Prefeita e candidata a reeleição Rosinha Garotinho(PR), Francisco de Assis Pessanha(foto acima), divugou  uma nota em seu blog pessoal sobre a decisão que já havia sido tomada antes da decisão judicial. 
 
Diz a nota: 
 
“…A prefeita Rosinha Garotinho determinou à Empresa Municipal de Transportes (EMUT) que suspenda a pintura dos semáforos com a cor roxo paixão. Tal medida se deu em virtude da politização a respeito do tema.
 
A decisão foi tomada também por precaução e para não alimentar qualquer tipo de discussão eleitoreira. Contudo, a sinalização está dentro da legislação pertinente.
 
Fonte: Campos 24 Horas

Acusado de matar menina em Natividade é encontrado morto


 (Reprodução: Campos 24 Horas)

Nilson Moretti Floro, de 53 anos, acusado de matar uma menina de seis anos(foto acima) em Natividade, no Noroeste Fluminense, na ultima quinta-feira (20/09), foi encontrado morto na manhã desta terça-feira (24/09), no Presídio Diomedes Vinhosa Muniz, em Itaperuna.

Segundo a Secretaria de Estado de Administração Penitenciária (SEAP), o presidiário morreu na manhã de terça-feira (25). Ele teria usado um lençol para se enforcar e cometer suicídio. O corpo foi levado para o Instituto Médico Legal(IML)de Itaperuna Legal. 

Relembre o caso 
 
A menina de seis anos foi assassinada no dia 20 passado, no quintal de sua casa, no município de Natividade, no Noroeste fluminense. Segundo a PM, a garota M.R.F. foi morta a facadas e degolada. Dois suspeitos do crime foram presos. Um deles é vizinho da vítima, Nilson Moretti, de 53 anos, está preso na 140ª Delegacia Legal da cidade.  
Segundo ainda a Polícia, a menina brincava no quintal de sua casa, quando o vizinho pulou o murou e a degolou. O vizinho teria confessado o crime, mas não soube explicar os motivos. Ele teria problemas mentais.
A Polícia ainda apura se houve abuso sexual, já que a calcinha da menina foi encontrada ao lado do corpo.

Fonte: Campos 24 Horas

Eleitor tem até quinta-feira para requerer segunda via do título


De acordo com a Resolução TSE n.º 23.341, que disciplina o Calendário Eleitoral das eleições municipais de 2012, o eleitor que perdeu o título, foi furtado ou roubado tem até a próxima quinta-feira, dia 27 (10 dias antes do pleito), para requerer a 2ª via do documento. Para isto, basta comparecer ao cartório eleitoral onde é inscrito, levando carteira de identidade ou certidão de nascimento ou carteira profissional. A 2ª via somente é emitida nos casos em que não há qualquer alteração de dados e/ou endereço. Os endereços e telefones das 249 zonas eleitorais do Estado estão no site www.tre-rj.jus.br. 
 Assessoria de Comunicação / TRE-RJ

Brasil registra mais entrada de dólares do que saída este mês


A entrada de dólares no país superou a saída em US$ 647 milhões este mês, até o dia 21, informou hoje (25) o chefe do Departamento Econômico do Banco Central (BC), Tulio Maciel. Em agosto, o fluxo ficou negativo em US$ 896 milhões.
Em setembro, até o dia 21, o segmento financeiro (investimentos em títulos, remessas de lucros e dividendos ao exterior e investimentos estrangeiros diretos, entre outras operações) foi responsável pela entrada líquida de US$ 2,548 bilhões.
O fluxo comercial (operações relacionadas a exportações e importações) apresentou saída líquida (mais saída do que entrada) de US$ 1,901 bilhão.
De janeiro até 21 de setembro, a entrada líquida ficou em US$ 23,636 bilhões. No período de janeiro até setembro de 2011, a entrada líquida ficou em US$ 69,854 bilhões.
A entrada de dólares no país ocorre em momento de aumento da liquidez, recursos disponíveis no mercado internacional. Neste mês, por exemplo, o Federal Reserve (Fed, o Banco Central dos Estados Unidos) anunciou que comprará US$ 40 bilhões ao mês em títulos hipotecários até que a situação do emprego melhore no país. Ao comprar esses títulos, o BC americano injeta recursos na economia. 
No último dia 21, o ministro da Fazenda, Guido Mantega, disse que o Brasil está disposto a comprar mais dólares para manter o real desvalorizado. Segundo ele, o governo pretende evitar uma apreciação da moeda brasileira provocada pela política de estímulo monetário dos Estados Unidos, reiterando o risco de uma "guerra de divisas". O governo quer manter o dólar mais alto para estimular as exportações brasileiras.
Fonte: Momento Verdadeiro/ Agência Brasil

segunda-feira, 24 de setembro de 2012

Justiça Eleitoral inicia inseminação das urnas eletrônicas em Campos


A Justiça Eleitoral de Campos iniciou nesta segunda-feira (24/09), por volta das 08h, o processo de inseminação das urnas que serão utilizadas nas eleições municipais, que acontecerão no dia 07 de outubro.

Segundo o Coordenador da 98ª Zona Eleitoral, Leonardo Navarro, 8% das urnas ficarão de reserva em cada Zona Eleitoral, por determinação da Justiça Eleitoral.  

No período da manhã foram inseminadas 125 urnas para 99ª Zona Eleitoral, que contém 116 seções, sendo uma urna para cada seção e mais nove contingentes, ou seja, reservas para caso de defeito. Já no período da tarde, serão inseminadas as urnas da 98ª Zona Eleitoral.

Ainda de acordo com o Coordenador, o processo de inseminação das 1524 urnas que serão distribuídas para as dez Zonas Eleitorais, sendo sete em Campos, uma em São João da Barra, uma em São Francisco do Itabapoana e uma em São Fidélis, acontecerá até esta quinta-feira (27/09).

Após passarem por diversos processos de preparação desde que chegaram ao município, como atualização, certificação e autentificação, as urnas receberam o flash card, uma espécie de pendrive, que contém todas as informações necessárias para a votação, como o número de eleitores, os nomes e números de todos os candidatos a vereadores e prefeitos. Aproximadamente 27 técnicos de informática, além de outros profissionais, realizaram o trabalho.

A previsão é que as urnas comecem a ser distribuídas cerca de dois a três dias antes das eleições.

Em Campos, 344.368 eleitores, 9.809 a mais que na última eleição, deverão escolher um entre os cinco candidatos a prefeito e 25 vereadores entre cerca de 650 candidatos. Também segundo dados do Tribunal Regional Eleitoral, no dia da votação estarão funcionando 1.065 seções em 184 locais de votação.

Jorginho e Nina serão presos em 'Avenida Brasil'


Rio -  Jorginho e Nina cairão em mais uma enrascada preparada por Carminha. Os dois estarão no aeroporto prestes a embarcar no avião, quando Lúcio espertamente troca a mala de Nina por uma idêntica contendo R$ 500 mil, sem que a cozinheira perceba.
Enquanto o casal tem seus passaportes checados, um controlador faz sinal para um policial federal, que aborda os dois e pede para que eles o acompanhem até uma salinha. Surpresos com a abordagem, Nina e Jorginho obedecem o policial.

O agente então, avisa que recebeu uma denúncia anônima e abre a mala da cozinheira, onde encontra vários maços de dinheiro. Os pombinhos percebem na hora que é tudo uma grande armação, mas são levados para a delegacia por tentar sair do país com R$ 500 mil.

Casal é vítima de mais uma armação de Carminha e Lúcio | Foto: Divulgação
Casal é vítima de mais uma armação de Carminha e Lúcio | Foto: Divulgação

Veículos adquiridos em 2011 livres da vistoria

Proprietários de veículos zero quilômetro, particulares, com capacidade de até cinco passageiros, adquiridos em 2011, podem ficar despreocupados, pois estão dispensados da vistoria em 2012. No entanto, o Departamento de Trânsito do Estado do Rio de Janeiro (Detran-RJ) alerta para o documento de licenciamento anual, o Certificado de Registro e Licenciamento de Veículo (CRLV), que é de porte obrigatório.
Depois de pagar o Imposto sobre Propriedade de Veículo Automotor (IPVA) de 2012, o novo CRLV pode ser obtido, mediante agendamento, em qualquer um dos 34 endereços do Departamento no Estado onde esse serviço é oferecido (endereços estão no site www.detran.rj.gov.br).
O agendamento deve ser realizado através do site do Departamento ou pelo 0800020-4040 (interior). Vale salientar que o prazo para a regularização do veículo é o mesmo estipulado no calendário de vistoria, que também está disponibilizado no site.
Este aviso do Detran aos seus clientes é consequência da observação de que muitos responsáveis pelos carros dispensados da vistoria estão deixando de buscar o documento dentro do prazo e, por isso, correm o risco de terem o veículo apreendido.

Endereços na região onde o CRLV dos carros liberados da vistoria, podem ser obtido:

CAMPOS (Rua Barão de Miracema, nº 246)
ITAPERUNA (Av. Porto Alegre, nº 247 – Centro)
MACAÉ (Av. dos Jesuítas s/nº – Próximo a Delegacia)
MIRACEMA (Praça Ary Parreiras, nº 171 – Anexo)
SANTO ANTONIO DE PÁDUA (Rua Doutor Ferreira da Luz, nº 58 – Loja 06)

Mega-Sena acumula e poderá pagar R$ 9 milhões na quarta(26)



Nenhuma aposta acetou as seis dezenas sorteadas na noite deste sábado (22) no concurso 1.427 da Mega-Sena, em São Mateus (ES).

Segundo a Caixa Econômica Federal, a estimativa de prêmio para o próximo sorteio, a ser realizado nesta quarta-feira (26), é de R$ 9 milhões.

As dezenas sorteadas foram: 08 – 39 – 44 – 47 – 53 – 56.

A Quina vai premiar 73 apostas com R$ 23.322,46. A Quadra registrou 4.824 apostas certas e cada uma leva R$ 504,18.

TRE-RJ: IMPROCEDENTE PROCESSO CONTRA DR. DANTE(PR)


O advogado Dr. Francisco Pessanha, em matéria publicada em seu blog(aqui) no dia 20/09/12, anuncia que acaba de  obter mais um resultado positivo. O TRE acaba de julgar improcedente, o processo que pedia  a cassação do vereador Dante, por infidelidade partidária. 
A decisão, mais uma vez, foi por unanimidade. Com seis votos favoráveis, o TRE entendeu que havia justa causa para que o vereador se desfiliasse do PDT e ingressasse no PR.

CHORO E SAMBA NA TERÇA FEIRA



Lene Moraes, Geraldo Gamboa e Dom Américo são os convidados especiais do Projeto Choro & Cia. da próxima terça
A noite da próxima terça-feira, 25, será para relembrar grandes clássicos da Música Popular Brasileira. É que acontece, no foyer do Teatro Municipal Trianon, mais uma edição do projeto Choro & Cia., a partir das 20h, com entrada franca. Realizado pela Fundação Trianon e Clube do Choro & Cia., patrimônio cultural de Campos, o projeto traz como atração principal o tradicional Conjunto Regional Carinhoso, interpretando antigas e inesquecíveis canções.
 Nas participações especiais sobem ao palco com o Regional, o cantor Dom Américo, cantando sucessos da MPB,  e ainda, os sambistas Lene Moraes e Geraldo Gamboa, promovendo um encontro entre dois velhos conhecidos: o Samba e o Choro. Na ocasião, Gamboa vai render homenagem ao bamba Manoel Tancredo, outro mestre da Velha Guarda, falecido este mês. Ele vai interpretar Papel Pautado, sucesso na voz de Eli Miranda.
Formado por Getúlio Pereira Gomes –bandolim, Fábio Cardoso – cavaquinho, José Maria Viana – violão seis cordas, Ylderci da Silva – violão sete cordas, Aderval Gomes (Valzinho) – pandeiro, Vinícius Velasco acordeon, Alba Valéria – voz e coordenação e Katito –voz e direção musical, o Regional Carinhoso vai apresentar um repertório variado: Falando de Amor (Antônio Carlos Jobim e Vinícius de Moraes), Estatuto da Gafieira (Billy Blanco), Noites Cariocas (Jacob do Bandolim) e, claro, Carinhoso (Pixinguinha e João de Barro). Só para citar algumas. Vale destacar a participação especial de João Ernesto Aldred, no bandolim e do poeta Carlos Augusto Alencar, participando do “Intervalo Poético Antonio Roberto Fernandes”.
O Clube do Choro é uma entidade de caráter cultural, criada há 17 anos com o objetivo de cultuar, preservar e divulgar a música popular brasileira, através dos seus gêneros mais autênticos e genuínos, com amplo destaque para o choro.
Patrícia Bueno

TRE-RJ alerta: eleitor que votar com equipamentos eletrônicos pode ser preso


 
 

 
A Justiça Eleitoral informa: No próximo dia 7 de outubro, os eleitores não poderão portar celular, máquinas fotográficas, filmadoras ou qualquer equipamento que coloque sob suspeita o sigilo do voto. Iniciativa do presidente do TRE-RJ, desembargador Luiz Zveiter, a medida, aprovada pela Resolução n.º 823/12, visa a impedir que eleitores sejam pressionados por milícias e grupos criminosos a registrarem o próprio voto. Os celulares e qualquer outro dispositivo multimídia devem ser entregues aos mesários antes de o eleitor ingressar na cabina de votação. Quem descumprir a regra será inicialmente advertido, mas a insistência pode levar o eleitor a receber voz de prisão por crime de desobediência, previsto no artigo 347 do Código Eleitoral. Na prática, a Resolução do TRE-RJ regulamenta a aplicação do artigo 91-A da Lei 9504/97 e o artigo 54 da Resolução TSE n.º 23.372

8º BPM noticia Curso de Segurança Predial



 
Aos veículos de comunicação: 

Informamos que o Curso de Segurança Predial, voltado para porteiros, que seria realizado nos dias 08 e 09/12, será realizado nos dias 09 e 10/12, das 13h às 17h, no 8° BPM. As inscrições podem ser feitas até o dia 05/10, de segunda a sexta-feira, das 9h às 12 e de 13h às 17h na seção de Comunicação Social.

Segue abaixo os documentos necessários para a realização da inscrição:

- Cópia da identidade;
- cópia do CPF;
- Cópia da carteira de trabalho;
- cópia do comprovante de residência;
- 01 foto 3x4;
 
- declaração do responsável do condomínio, prédio, etc, que o mesmo exerce atividade de porteiro

Atenciosamente,

Sd Elena.

CÂMARA DE MOBÍLIA NOVA






Todas as salas e gabinetes da Câmara Municipal de Campos estão sendo mobiliados para receber os novos vereadores. O plenário já tem 25 cadeiras e todos os gabinetes já receberam móveis novos.O presidente Nelson nahim quer poupar o trabalho do novo presidente e que deixar tudo em ordem.

SEMANA NACIONAL DO TRÂNSITO







Para conscientizar as pessoas sobre a importãncia de acidentes no trânsito foi colocado em frente a Câmara Municipal de Campos um carro todo amassado que nem Luciano Hulk daria jeito. As pessoas passam, olham, os carros quase param para ver a imagem chocante (arriscando bater no carro da frente). Ainda não descobri se foi a Emut ou o Detran que colocou o veículo, mas está atraindo muitos curiosos.

FALANDO À COMUNIDADE CAMPISTA





Recebi por e-mail




Perto de um ano vimos – os campistas aqui residentes e em outras plagas, até mesmo fora do Brasil - empenhando esforço e ânimo, sacrificando dedicações paralelas para termos o prédio multicentenário do nosso LICEU DE HUMANIDADES restaurado, antes que a doença do abandono o vitime irrecuperavelmente.

Depois da licitação para as obras homologada (11/07/2012), convergimos inutilmente atenção para a firma vencedora na intenção de saber sobre o início dos trabalhos no Liceu, a fim de que a instituição se preparasse para condicionar o Solar e as ditas Senzalas para tanto, o que implicaria complexos esvaziamentos de espaços, com deslocamentos de pessoal, biblioteca, documentos, objetos. Os números de telefone da firma, conseguidos, não corresponderam.

Também de nada adiantaria, a não ser sabermos o de que agora temos notícia.  O Governo de nosso Estado ainda não liberou a verba para as obras e restauração do Liceu. O fim do ano se acerca e é de conhecimento geral que em tal época nada acontece administrativamente nas esferas governamentais que envolva recursos financeiros.

Gostaríamos de não crer. Mas parece que a homologação da licitação teve o fim estratégico de produzir um cala-boca nos liceístas e nos campistas amantes de seus bens e tradições.

Unamo-nos novamente em protesto! Somos muitos os amantes do LICEU DE HUMANIDADES DE CAMPOS. Os cupins que devastam o Solar e demais dependências daquela CASA não dormem em sua sanha. As chuvas visitam a intimidade dela.  As paredes do Solar perdem, mais e mais, cor e viço para bolor expansivo.

Temos como ser fortes. Usemos nossa voz e discernimento para julgar. Não admitamos desprezo por nossa  justa pretensão. 

PARA JÁ A RESTAURAÇÃO!!!



Vera Passos
21/09/2012

sexta-feira, 21 de setembro de 2012

Audiência Pública para discutir orçamento 2013 será dia 10 de outubro

 
O Presidente da Câmara, o vereador Nelson Nahim, no uso de sua atribuição que lhe confere o Regimento Interno e a Lei Orgânica Municipal, bem como em atendimento a Lei de Responsabilidade Fiscal, editou, na última semana, o presente ato, considerando que, o controle social do erário público tendo a peça básica da Lei de Responsabilidade Fiscal, que, para tanto, estabelece intensa agenda de debate popular e de publicidade das contas, para designar o dia 10/10/2012, às 10 horas, a realização de audiência pública, com a finalidade de discutir o Orçamento – 2013.

Na ocasião, solicita a convocação de todos os Vereadores, a Sociedade Organizada, bem como a Câmara de Dirigentes Lojistas de Campos (CDL), Lions, Rotary, Lojas Maçônicas, Associação de Bairros e outros, divulgar a audiência pública pela imprensa, inclusive, por meios eletrônicos e comunicar ao digno Membro do Ministério Público da Comarca.

“É necessária à realização de audiências públicas da Edilidade para debater o cumprimento das metas orçamentárias e patrimoniais do Executivo, conforme preceitua o Parágrafo único, do artigo 48 da Lei de Responsabilidade Fiscal que preceitua ampla divulgação dos orçamentos, com a participação da sociedade organizada, pois, em audiência pública, a proposta orçamentária será discutida com entidades representativas da população local. Esta realização das audiências públicas, com o advento da Lei de Responsabilidade Fiscal, passa-se a ser obrigação legal”, explicou Nelson Nahim.

Os documentos necessários à inscrição são: Carteira de identidade, CPF, cópia registrada da Ata da fundação da entidade, cópia da Ata da eleição da atual Diretoria da entidade. Caso o Presidente da entidade não possa comparecer no dia da inscrição e da audiência pública, enviar ofício, com identidade e CPF, da pessoa a ser autorizada.

As entidades, devidamente credenciadas, que pretenderem fazer uso da palavra em Plenário, deverão se inscrever no prazo de 10 dias úteis, após a publicação do edital, na Assessoria de Plenário e Comissões da Câmara Municipal de Campos dos Goytacazes, das 9h às 16h.
 
Ascom/CMCG

Jorginho conta para Leleco que Carminha tem caso com Max

Sem aguentar a pressão, jogador conta que o malandro é seu pai biológico

 
Jorginho solta a bomba e revela a Leleco que Max é seu pai (Foto: Avenida Brasil/TV Globo)Jorginho solta a bomba e revela a Leleco que Max é seu pai (Foto: Avenida Brasil/TV Globo)
 
Leleco (Marcos Caruso) procura Jorginho (Cauã Reymond) para conversar sobre Nina (Débora Falabella) e fala para o neto que o ama apesar de tudo. Leleco começa a ofender Nina e Jorginho interrompe o avô. “Não, vô! Tudo bem que você não acredite nela, mas acredita em mim! Eu conheço a Nina desde garoto. Eu ainda vou provar pra vocês que ela entrou lá em casa pra mudar a vida de todo mundo pra melhor.’, diz.
 
O pai de Tufão (Murilo Benício) conta que o filho não aprendeu nada e que colocou Carminha (Adriana Esteves) dentro de casa novamente. Revoltado, ele dispara: “O senhor vai ver, vô! O senhor e todo mundo vai cair pra trás quando souber quem é a Carminha de verdade! A Carminha trai o meu pai com o Max!”, revela deixando o avô chocado.
 
Querendo abrir o jogo tudo, ele conta sobre sua paternidade. “Vô, o Max é pai da Ágata! Ele é meu pai. A Nina tentando salvar a nossa família! O que ela quer é justiça! Ela tentando salvar o Tufão, pra Carminha não fazer com ele, o mesmo que fez com o pai dela!”, explica. Leleco fica perturbado com tanta informação e vai embora. Fique ligado! Esta cena vai ao ar na sexta-feira, dia 21 de setembro.
 
Fonte: TV Globo

MISSA DE 03 ANOS DO FALECIMENTO DO SAUDOSO RENATO BARBOSA

A viúva, filhos e amigos do valoroso Renato Barbosa Gomes convidam para “missa da saudade” pelos 03 anos de falecimento, a realizar-se na Igreja do Saco, no dia 23/09/2012 (domingo), às 09:00 h. Desde já, antecipadamente, agradecem a presença dos amigos.

Rosinha veta aumento proposto pela Câmara

  

A prefeita Rosinha Garotinho (PR) decidiu vetar o projeto de lei que dispunha sobre reajuste salarial para o próximo prefeito, vice e os 25 vereadores eleitos para a próxima legislatura (2013/16). O veto derruba a proposta da Câmara, da sessão do último dia 28, quando os 13 vereadores presentes aprovaram o aumento da própria remuneração em 61,8% e 78% para o Chefe do Executivo. O projeto foi vetado por Rosinha desde a quarta-feira (19), prazo final, tendo sido publicado no Diário Oficial do município.
Ao explicar as razões do veto, a prefeita mencionou que “é sabido que para os servidores públicos do município de Campos foi concedido um aumento de 5,1%, conforme a Lei 8.306/2012, e que não se traduz um ato de justiça, nem tampouco em um ato moral, a concessão ao chefe do poder Executivo de um aumento de 78%”. No veto, Rosinha cita também o principio constitucional da moralidade administrativa, segundo o artigo 37 da Constituição Federal.

Prefeita espera novo texto da Câmara

A prefeita reconhece que o cargo de Chefe do Executivo “traz em seu bojo inúmeras responsabilidades, mas demonstra-se tão útil e necessário quanto o exercício do cargo dos servidores públicos municipais em geral, devendo, por consequência, receber tratamento igualitário os reajustes salariais de ambos”.

Por fim, a prefeita entende que por se tratar de iniciativa exclusiva da Câmara Municipal, os vereadores deverão elaborar um novo texto de lei, concedendo ao prefeito o mesmo índice aprovado para os servidores públicos municipais, de 5,1%.
 
Atualmente, os vereadores de Campos tem remuneração mensal de R$ 9.2 mil. Caso prosperasse a proposta de reajuste aprovada na Câmara, os ganhos saltariam para mais de R$ 15 mil mensais. Caso prevalecesse o aumento, o salário do prefeito de Campos passaria de R$ 14 mil para R$ 23 mil.
Os salários dos vereadores de municípios são fixados através de emenda à Constituição Federal com base em 60% dos salários dos deputados estaduais e que são usados como referências para os municípios com população superior aos 400 mil habitantes. Se quisessem e entendessem que seria justo um reajuste, mas em menor escala, os vereadores estariam em condições de decidir desta forma, mas os parlamentares decidiram pelo teto máximo permitido por lei.
 
Na avaliação do secretário municipal de Governo, Suledil Bernardino, a aprovação do aumento proposto pela Câmara foi uma decisão inoportuna. “A prefeita Rosinha Garotinho considera que o exercício do cargo que ocupa é uma missão que lhe foi conferida pela vontade do povo, algo que nenhum dinheiro paga. Com todo respeito ao entendimento dos vereadores, foi sim inoportuna a decisão da Câmara”, analisou.
 
Fonte: O Diário