quarta-feira, 2 de maio de 2012

Sábado é Dia D de Vacinação contra a Gripe e HPV





O secretário municipal de Saúde, Geraldo Venâncio, abre neste sábado (5), no Clube da Terceira Idade (Centro), a 14ª edição da Campanha Nacional de Vacinação contra a Gripe, que este ano traz o tema “Proteger é cuidar”, que prossegue até 25. Também no sábado, a partir das 9h, na sede da secretaria, acontece o Dia “D” de Vacinação contra o HPV, para imunização de meninas de 11 a 15 anos contra doenças como o câncer de colo de útero.

Este ano a prefeitura quer vacinar cerca de 82 mil pessoas contra a gripe, protegendo idosos de 60 anos ou mais, crianças de 6 meses a dois anos incompletos, gestantes em qualquer fase da gestação e profissionais da saúde de instituições públicas e privadas, especialmente da Influenza, que é uma infecção viral aguda que afeta o sistema respiratório. No Dia D de Vacinação contra a Gripe, a campanha acontece nas Unidades Básicas de Saúde (UBSs) do município e, também, no Centro de Referência e Tratamento da Mulher (CRTM) e nos Centros de Referência da Criança e do Adolescente (CRTCA I e II). Equipes de Epidemiologia também atuarão nos asilos.

- Pela manhã serão vacinados os internos do Manoel Cartucho e, à tarde, os do Monsenhor Severino e do Asilo Nossa Senhora do Carmo. O Ministério da Saúde estabelece como meta a vacinação de, pelo menos, 80% do público alvo definido, mas queremos alcançar 100% da meta e vacinar, durante a campanha, cerca de 11 mil crianças; 5.500 gestantes e 55 mil idosos, além de 10 mil profissionais da saúde. Também realizaremos a vacinação da população prisional, portadores de doenças crônicas e acamados - declarou o secretário.

Dia “D” de Vacinação contra o HPV - A prefeitura está convocando pais e responsáveis para levar as filhas de 11 a 15 anos de idade à Sala 5, no Setor de Imunização, na sede da Secretaria de Saúde, para a vacinação contra o Papilomavírus Humano (HPV). O objetivo, conforme o superintendente de Saúde Coletiva, Charbell Kury, é inicar a imunização de meninas que completaram agora 11 anos e dar continuidade à cobertura vacinal das que ainda não receberam a segunda ou a terceira dose.

Em 2010, Campos se tornou o primeiro município a disponibilizar gratuitamente a vacina contra o HPV, que protege da infecção pelos tipos virais 6 e 11 (causadores de 90% das verrugas genitais) e 16 e 18 (causadores de 70% do câncer de cólo de útero). A vacinação começou com a aplicação da primeira dose em estudantes de escolas públicas e privadas do município, com as doses subsequentes na sede da secretaria.

- Em menos de 2 anos já alcançamos mais de 95% de cobertura para a primeira dose; 60% de cobertura para a segunda dose e quase 50% para a terceira dose. Para estar protegida, a menina tem que ter recebido as três doses. Este ano, vamos disponibilizar cerca de 2 mil doses para o Dia “D”, com vacinação na sede da secretaria e na Casa de Prevenção, em Farol de São Tomé - concluiu o secretário de Saúde.

Nenhum comentário:

Postar um comentário