segunda-feira, 28 de maio de 2012

Quantos martelos tem dentro de um ônibus?


Amigos do Blog, vocês sabem quantos martelos tem dentro de um ônibus?  Não? Eu também não. Aliás, nem os motoristas de ônibus que trabalharam na Uenf durante a prova para Fiscal de Transporte souberam responder na tarde deste domingo. São seis martelos e eu respondi quatro, mas no último ônibus que entrei não havia nenhum.

Eu e minha amiga Clarissa Braga já rimos pra caramba das perguntas que caíram na prova. Gente foi coisa do outro mundo. Eu tive acesso a primeira prova, e caíram várias questões do simulado do DETRAN. Desta vez, só caíram, aproximadamente, cinco questões. O resto, eles tiraram nem imagino de onde.

A segunda pergunta tb ninguém chegou a uma conclusão. Só sei a resposta porque vi no gabarito: Qual o peso máximo em toneladas, para o eixo dianteiro e traseiro de um ônibus convencional, eixo simples e rodagem singela? Entrei em três ônibus, para perguntar aos motoristas. Cada ônibus tinha uma placa com informações diferentes. O primeiro 6,5 e 10,5 respectivamente; no segundo ônibus 5,0 e 8,0, no terceiro, a placa estava perto do calcanhar do motorista e não deu para ler. A resposta é 6 e 10. Mas, por que cada ônibus tem eixos diferenciados?

Outra sobre ônibus: Segundo a regulamentação do CONATRAN que estabelece os requisitos de segurança para ônibus de fabricação nacional e estrangeira, de que tipo as poltronas devem ser?  a) achegada     b) colapsivel   c) extrudente ou   d) confortável. A maioria que respondeu a última opção se ferrou, pois a resposta é a letra b. Vê se pode! Nem o chefe da EMUT e nem da Guarda Municipal deve saber que a resposta: COLAPSIVEL. O que é isso?

Outra do fundo do baú que a Cepuerj arrumou: o condutor de veículo de um país estrangeiro e nele habilitado poderá dirigir no território nacional pelo prazo máximo de quantos dias:   a) 180   b) 120   c) 90 ou   d) 60 .  A resposta certa é a letra b. 

Eu estudei muito gente. Acertava todas as questões do simulado do DETRAN e devorei a cartilha da Auto Escola Betel e ainda comprei uma apostila com CD  específico. Não caiu quase nada. Eu estudei  os sintomas de  várias doenças decorrentes de acidentes, como: parada cardíaca, cardiorrespiratória, choque, convulsão, afogamento, hemorragias. Estudei toda parte mecânica, parte fixa, móvel, amperímetro, tacômetro, manômetro, transmissão, alimentação do veículo, sistema elétrico, enfim, muita coisa. Cheguei a ir à oficina de um amigo, para ele explicar algumas coisas.

Decorei todos os tipos de infrações, as placas de regulamentação, advertência, indicação e turística, toda a legislação de trânsito, os crimes de trânsito, suspensão, cassação da CNH, as medidas administrativas, aquaplanagem, distância de segmento, frenagem, distância de parada, todos os tipos de colisões, classificação das vias, direção defensiva: imprudência, negligência, imperícia, ação evasiva, os fatores físicos, condições adversas, os efeitos do álcool, conceitos dos tempos, transportes de crianças, direitos dos pedestre, dos ciclistas e dos motociclistas, enfim, não fiz outra coisa senão estudar.

Das 30 questões de trânsito, só acertei 15. O meu consolo é saber que milhares de pessoas vão errar mais do que eu. As dez questões de português foram de lascar. Essa prova não foi para ensino médio, foi para ensino superior, pois estava difícil demais. O texto sem nexo, solto e sem sentido: ...Já que sou, o jeito é ser. Clarice Lispector in a Hora da estrela. A maioria não entendeu o que a autora quis dizer.

Por que a prova mudou tanto em relação a primeira? Onde eles foram buscar essas perguntas para ferrar todo mundo. Quando entrei no ônibus (estava cheio e perguntei sobre o peso em eixo e o motorista leu a placa e respondeu 6,5 e 10,5 falei com todos do ônibus. Olha gente, essa resposta não está aqui na prova. Depois no segundo ônibus, quando o motorista falou 5,0 e 8,0, relatei o que tinha acontecido com o primeiro ônibus  ao pessoal e disse novamente: a resposta não está aqui. Acho que essa questão cabe recurso.


Outra questão que eu jurava ter acertado foi em relação a DVD em carros. Respondi que deveria ser permitido apenas para os ocupantes dos bancos traseiros. A resposta certa diz que é permitido, mas deve possuir mecanismo automático que o torne inoperante quando o veiculo estiver em movimento.

 Só mais uma para não ficar ainda mais cansativo: Para que as penalidades decorrentes das infrações de trânsito cometidas em unidades de Federação diferentes das de licenciamento do veículo sejam inseridas no Renavan e no Renach é necessário que estejam registradas no:   a) Renainf           b) Renifra
c) Renfranit   ou d) Renitran. A resposta certa é a letra a. Alguém já ouviu falar desse órgão: RENAINF?

Aplica essa prova aos guardas municipais e aos fiscais da Emut de Campos para ver se eles vão saber responder essas perguntas?  Tem que rir pra não chorar, mas tinha que compartilhar com vocês essas aberrações, pois no final da prova vários candidados se aglomeraram para discutir a prova  e essas questões que eu citei ninguém  sabia a resposta. Foram muitas as reclamações, pois a outra prova que foi cancelada, a maioria da perguntas foi retirada do Site do DETRAN. Todos esperavam que dessa vez  fosse a mesma coisa. Parece que o Cepuerj está com raiva dos candidatos. Tem que ficar com raiva da pessoa que ligou para o celular de Rosinha  e a fez anular a prova. Nós não temos nada com isso.

Quem quiser a prova inteira, amanhã vou scanear e mando para o e-mail de vcs ok. É só vcs me informarem. Se essas perguntas não constam no DETRAN, no livro específico que comprei, nos livros das auto-escolas e nem os motoristas de ônibus sabem a resposta é porque foi pra ferrar todo mundo mesmo. Não perdi meu tempo estudando. Aprendi muito.  E se não era para ser é porque Deus tem coisa melhor para mim. Desculpe ter me alongado pessoal e obrigada pela força.  Quantos martelos eu preciso para bater na cabeça da equipe que elaborou essa prova?  Minha velhice ainda não está garantida. Não foi dessa vez.

4 comentários:

  1. Realmente também não sei a intenção dessa banca ao formular este tipo de prova.... me lembrou muito a prova da defensoria publica que esta mesma banca formulou a uns 2 anos atrás.. chegaram a sobrar vagas pois ninguem conseguiu fazer...
    O que é mais estranho é ter mudado tanto da primeira prova que foi aplicada para essa segunda... Será que por raiva de ter que formular outra prova ja que a primeira foi cancelada (aliás por incompetência deles).

    O que vi nesta prova não foram questo~es inteligentes mas sim questões maldosas para derrubar mesmo os candidatos. a questão das poltronas ... dos eixos... dos marteloss... até mesmmo a do transporte de crianças no banco de trás pois foi uma deliberação que alterou uma resolução e permite que crianças de 4 a 7 anos andem só com cinto sem assento de elevação .... quem que vai uma prova de ensino médio imaginando q vai cair o essencial como em qualquer prova do detran vai estudar além das resoluções as deliberações tb.. A ultima questão tb não ficou de fora pois alem de querer saber se constituía crime queria saber o artigo especifico no código de transito... coisa quem nem quem faz uma faculdade de direito é obrigado a decorar numeração de artigos...
    RESUMINDO
    CEPUERJ CONTINUA PROVANDO A TODOS QUE É UMA BANCA MEDIOCRE!

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  2. Marcia, adorei o seu "alongamento" no texto mas, aqui entre nós, que tal alongar mais um pouquinho ???
    Fiz a prova para Artes e Ofícios e como todos, também achei a prova "de lascar", porém, salvo algumas perguntas que poderiam figurar em outro exame, a objetiva estava dentro do que podemos chamar de "fazível", hehehehe...
    Concordo inteiramente com voce no que tange a prova de português: D-I-F-Í-C-I-L demais. Mesmo com toda dificuldade, consegui marcar 21 acertos em 40 questões, o que me coloca dentro do quadro de aprovados, e se não for, é porque não era mesmo pra ser.

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  3. Olha, dei uma olhada aqui no CÓDIGO DE TRÂNSITO e a maioria das questões que fui conferir pois tinha certeza q o gabarito estava errado, e tem umas 8 questões erradas!! Só que é um ABSURDO pagar 10,50 pra pedir correção de mais de 8 questões que era OBRIGAÇÃO da CEPUERJ ter tido mais cuidado e atenção ao fazer a prova! Alguns erros são GROTESCOS! Obg

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  4. Pedi recurso de quatro questões,sendo três da parte específica e uma de português que apresentava erro de digitação no item III, na minha interpretação (questão 9). Vocês também notaram isso?
    As questões específicas que pedi recurso são as: 31,32 e 39 todas em desacordo com o que diz o Código de Trânsito Brasileiro(CTB).
    Quanto as outras questões que todos nós consideramos maldosas infelizmente não podemos fazer nada além de pensar duas vezes antes de nos candidatarmos a qualquer concurso organizado pela CEPUERJ, sem falar no absurdo que é ter que pagar para mostrar que eles erraram novamente, mas dessa vez na resposta das questões que os próprios elaboraram. O que significa que se até a CEPUERJ não soube responder corretamente certas questões da prova é que ela realmente estava difícil.

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