sexta-feira, 16 de março de 2012

Piriguete - saiba o que é uma “piriguete” para os brasileiros.


Está na moda ser uma “piriguete” – mas o que seria isso? Uma qualidade? Afinal até a cantora baiana Ivete Sangalo declarou publicamente que é uma “piriguete” – durante seu show ela disse: “Quem está aqui não Ivete, mas a ‘Piriguete’ Sangalo”.
(Crédito da Foto: Rafa Mattei / Site Oficial de Ivete Sangalo)
Estamos falando de um modismo?  O que sei é que o termo se lastrou rapidamente pelo Brasil. Há quem diga que piriguete seria uma mulher que “fica” com muitos homens, outros dizem que é apenas uma brincadeira. 


Bom! Como ainda não existe uma definição formal para a palavra. A melhor que encontrei na net foi essa do site “O Significado”: Piriguete é uma classificação de mulheres conhecidas por estarem sempre na balada, geralmente solteiras, que escolhem com quem e quando querem ficar, autosuficientes e que não se importam com a opinião alheia. É uma palavra que surgiu em Salvador, capital da Bahia, e vem da palavra perigosa. A piriguete não costuma ser muito bem vista pelo público feminino e muitas vezes nem mesmo com o masculino, pois são tachadas de vulgares e afins, e apesar de muitas se sentirem inferiorizadas, é uma palavra muito usada em brincadeiras.

Por: Washington Luiz.

Nenhum comentário:

Postar um comentário