sexta-feira, 23 de março de 2012

Escola Municipal 29 de Maio sem aula desde o começo do ano letivo

Mário Sérgio

Phillipe Moacyr

Mais uma polêmica é gerada no meio da educação em Campos. Quase dois meses passaram-se do início do ano letivo e alunos do Colégio Estadual 29 de Maio, na Pecuária, ainda estão sem aula. Segundo a coordenadora geral do Sindicato Estadual dos Profissionais de Educação (Sepe), Graciete Santana, o motivo foi uma reforma no local que poderia ser feito no período de férias. Na última terça-feira, a Escola Municipal Fazenda Sertão foi fechada pela Prefeitura por falta de demanda.

Ainda de acordo com Graciete, a situação da escola era lamentável e os estudantes corriam risco dentro das salas. “As instalações da unidade já estavam em estado deplorável com muitas infiltrações. Uma reforma ali era necessária há muito tempo”, comentou. A coordenadora do Sepe afirmou ainda que as obras poderiam ter começado no início de dezembro. “Não sei o porquê que as intervenções atrasaram. Geralmente, esse tipo de manutenção é feito no período das férias para não atrapalhar o fluxo normal dos alunos”, concluiu.

Graciete Santana contou que no começo das aulas foi até a escola e a direção informou que algumas turmas voltariam a estudar, mesmo sem o término das obras, mas o mesmo não aconteceu. “Quando estive na escola me disseram que mesmo com as obras em andamento, alguns alunos iriam ter aula. Porém, depois recebi um recado falando que nenhuma turma iria voltar a estudar, enquanto a reforma não acabasse”, explicou, lembrando que a reposição das aulas é obrigatória. “Desde que se cumpram os dias letivos e que a escola esteja preparada para receber os estudantes de forma segura, o atraso será válido”, concluiu.

De acordo com a chefe de gabinete da Secretaria Municipal de Educação (Smec), Gisele Santos, as aulas no C.E. 29 de Maio começaram na quarta-feira para os alunos do 1º segmento. “Os alunos do segundo segmento voltarão às aulas na medida em que a obra for concluída”, disse. Gisele informou, ainda, que a Smec preparou um calendário especial, para que as crianças cumpram os dias do calendário letivo.

Outra - Há duas semanas, a Folha publicou uma matéria sobre a Escola Municipal Professora Sebastiana Maria da Silva, no IPS, que passava pela mesma situação. A secretaria de Educação informou que a obra estava prevista para terminar até o fim deste mês.

Fonte: Folha da Manhã

Nenhum comentário:

Postar um comentário