segunda-feira, 24 de junho de 2013

Dia Municipal em Memória às Vítimas do Trânsito é aprovado na Câmara

VEREADOR ABDU NEME
Fica instituído e incluído no Calendário Oficial de Eventos do Município de Campos dos Goytacazes, o “Dia Municipal em Memória às Vítimas do Trânsito” a ser lembrado, anualmente, no dia 21 de abril. Projeto, neste sentido, foi aprovado, por unanimidade na Câmara Municipal de Campos e é de autoria do vereador Abdu Neme.

Segundo ele, no Dia Municipal em Memória às Vítimas do Trânsito”, as entidades civis e entes públicos realizarão atividades com a finalidade de orientar e informar sobre a importância de todo cidadão estar atento às medidas de segurança no trânsito e sua colaboração para reduzir os riscos nas ruas e estradas brasileiras.                               

Relatório recente da Organização Mundial da Saúde destaca que, anualmente, morrem quase 400.000 jovens de menos de 25 anos de idade vítimas de acidentes de trânsito e milhões sofrem ferimentos graves ou tornam-se incapacitados. “As taxas situam o Brasil entre os 10 países com maiores índices de mortalidade no trânsito, a intensidade do problema aqui é grave e preocupante. O trânsito no Brasil é regulamentado pela Lei n°. 9.503/97, que instituiu o Código de Trânsito Brasileiro (CTB) . O documento estabelece, entre outros pontos, que é dever de todo condutor - seja de caminhões, ônibus, automóveis ou motocicletas - ter o domínio constante do veículo, dirigindo com atenção e cuidados indispensáveis à segurança do trânsito”.
                       
Com o novo Código de Trânsito Brasileiro, explica o vereador, os acidentes com pedestres diminuíram bastante, porém, os acidentes com ocupante de automóvel mais que duplicou, com ocupante de caminhão quase triplicou, com ciclistas esse número quadruplicou e, de forma trágica, destacam-se os motociclistas, cuja mortalidade aumentou 754% na última década.


 O “Dia Municipal de Memória às Vítimas do Trânsito”, finaliza o vereador, tem como objetivo reavivar na sociedade campista os valores, posturas e atitudes corretas que devem ser adotadas, diariamente, no trânsito para prevenir acidentes e tornar as ruas mais seguras para todos. O ato de dirigir apresenta riscos físicos, financeiros e emocionais. De acordo com o DENATRAN, o atropelamento é o tipo de acidente de trânsito que mais mata no Brasil. Além disso, o trânsito é a principal causa de morte entre as crianças e jovens de 5 a 14 anos. Dirigir de maneira defensiva é obrigação de todo motorista e significa estar atento para reconhecer, antecipadamente, as situações de perigo e evitar acidentes.    
  
Por Márcia Lemos    

                       

Nenhum comentário:

Postar um comentário