quinta-feira, 6 de junho de 2013

Câmara aprova projeto que oculte a face em locais públicos

Vereador Jorge Rangel quer garantir segurança a população
 

Vereador Jorge Rangel

A Câmara Municipal aprovou, por unanimidade, projeto do vereador Jorge Rangel que proíbe o ingresso ou permanência de pessoas utilizando capacete ou qualquer tipo de cobertura que oculte a face nos estabelecimentos comerciais, públicos ou privados, e em locais públicos. Os efeitos deste projeto estendem-se aos prédios que funcionam no sistema de condomínio e nos postos de combustíveis, os motociclistas deverão retirar o capacete antes da faixa de segurança para abastecimento.

 
Segundo o vereador, os bonés, capuzes e gorros não se enquadram na proibição, salvo se estiverem sendo utilizados de forma a ocultar a face da pessoa. Os responsáveis pelos estabelecimentos de que trata o projeto deverão afixar, no prazo de 60 (sessenta) dias a contar da data de sua publicação, uma placa indicativa na entrada do estabelecimento, contendo a seguinte inscrição: “É PROIBIDA A ENTRADA DE PESSOA UTILIZANDO CAPACETE OU QUALQUER TIPO DE COBERTURA QUE OCULTE A FACE”. Deverá ser feita menção o número da Lei e a data de sua publicação, logo abaixo da faixa. A infração às disposições da presente Lei acarretará ao responsável infrator multa no valor de R$ 500,00 (quinhentos reais), aplicada em dobro em caso de reincidência.
 
Diariamente a imprensa escrita e falada, argumenta o vereador, vem divulgando várias ocorrências de crimes em que os marginais utilizam como meio de transporte a motocicleta, cujos capacetes ocultam suas faces, dificultando, dessa forma, sua identificação. “A população já vive apreensiva e temerosa quando uma pessoa se aproxima usando capacete e outros, pelo fato de não poder ver o rosto daquele ou daquela que está chegando. Assim sendo, pela justificativa acima explanada, acredito que a prefeita Rosinha sancionará o meu projeto”, finaliza Jorge Rangel.
 
Por Márcia Lemos

 

Nenhum comentário:

Postar um comentário