quinta-feira, 20 de junho de 2013

Câmara vai solicitar ao Estado mais peritos para o IML


A Câmara Municipal de Campos vai enviar a Governo do Estado do Rio duas solicitações: ampliar o quadro funcional do Instituto Médico Legal (IML), em Campos e a implantação de mais uma unidade no município. Os vereadores também vão solicitar a Secretaria Municipal de Serviços Públicos que a coleta do lixo no IML passe a ocorrer diariamente, e não somente as segundas e sextas-feiras. As decisões foram tomadas nesta terça-feira (18) durante a realização de uma sessão especial na Casa sobre as condições IML. Participaram representantes do IML, Bombeiro e Secretaria Municipal de Defesa Civil. O requerimento foi assinado pelo vereador Albertinho, presidente da Comissão de Direitos Humanos.
“São pontos importantes para que o atendimento no Instituto Médico Legal ganhe agilidade e a população passe a ser mais bem atendida”, frisou Albertinho. O que a Câmara deseja é que o estado aumente o número de peritos por plantão no IML, atualmente apenas um profissional atende diariamente. “É humanamente impossível que só um períto por dia consiga atender toda a demanda”, observou o vereador Genásio. De acordo com o representante do IML, Eduardo Gomes de Moura, no local trabalham 12 peritos, sendo seis criminais e seis legistas.
.
Outro questionamento feito pelos parlamentares foi sobre os dois rabecões disponibilizados pelo Corpo de Bombeiros para atender cinco municípios da região; Campos, São João da Barra, São Francisco de Itabapoana, São Fidélis e Cambuci. A quantidade é considerada insuficiente, mas o tenente-coronel Paulo Rodrigues, comandante do 5º Grupamento de Bombeiro Militar, afirmou que estatisticamente, as duas viaturas “comportam nossa área operacional”. O Subsecretário de Defesa Civil, Major Edson Pessanha, disse que o problema não é competência dos profissionais, mas sim a falta de material humano para que o trabalho seja desenvolvido.

O vereador Nildo Cardoso diz que se ao menos dois peritos atuassem em cada plantão, o tempo de espera de uma família que aguarda ao atendimento de um “ente querido seria bem menor”. O vereador Rafael Diniz também disse que a solicitação de mais funcionários para o IML em Campos deve ser de forma urgente. A sessão especial foi aberta pelo presidente da Câmara Municipal, Edson Batista, e também estive presente o vereador Marcão.
Ascom/CMCG

Nenhum comentário:

Postar um comentário