terça-feira, 30 de abril de 2013

Edson Batista faz balanço positivo de 100 dias na Câmara



 

O presidente da Câmara Municipal de Campos, Edson Batista, avaliou como bastante positiva a atuação da Casa nos primeiros 100 dias de legislatura. Nesta semana, a Assessoria de Imprensa do Legislativo concluiu o trabalho de edição de uma cartilha com a prestação de contas das ações e realizações do Legislativo neste período, no qual foram realizadas sessões especiais, audiências públicas e debates que tiveram resultados concretos em benefícios à população.

Ao fazer um balanço dos três meses e dez dias do atual período, Edson Batista lembrou que a Câmara tem se transformado num fórum permanente de debates sobre as perspectivas de Campos e o futuro do município para os próximos anos, quando há estimativas de que a população atinja a casa do 1 milhão de habitantes.

“A Câmara tem cumprido o seu papel de servir como um fórum permanente de debates e um canal de interlocução da sociedade civil. Campos conta hoje com cerca de meio milhão de habitantes e, segundo projeções, dentro de cinco a dez anos teremos a duplicação desta população. Esta explosão demográfica tem de ser discutida e a cidade precisa estar preparada para implementar políticas públicas e investimentos estruturantes para atender a esta previsão de demanda crescente”, observou.

O futuro a vista - O presidente da Câmara ressaltou que, diante destas estimativas, a Câmara tem promovido sessões especiais e audiências públicas para a discussão de temas que trazem o debate para uma perspectiva de visão futura da cidade.

Dentro da mesma visão de futuro, assim aconteceu na sessão especial presidida pela vereador Auxiliadora Freitas, em que especialistas de diferentes áreas discutiram a questão da capacitação profissional e a inclusão no mercado de trabalho de pessoas beneficiárias do Cheque Cidadão e outros programas sociais. “O capitalismo visa o lucro, logo investidor ou empresário tem pressa e vai querer cumprir seu cronograma. Se não tiver o trabalhador nativo qualificado, ele irá buscar este profissional fora de Campos, não tenha dúvida, daí a nossa preocupação e a necessidade de aprofundarmos essa discussão para implementarmos políticas públicas nessa área na direção certa”, declarou.

A Câmara também fez uma sessão especial em que diretores da Ampla foram explicar as causas das constantes reclamações dos serviços prestados. “A Câmara estabeleceu a partir de agora um canal de comunicação permanente com a diretoria da Ampla. Eles se comprometeram desde logo a melhorar a qualidade dos serviços e colocar um funcionário da empresa dentro do Procon para agilizar os trabalhos e oferecer uma melhor resposta à população em suas demandas”, disse Edson, sobre a sessão presidida pelo vereador Jorge Magal.

Drogas ilícitas – Outra sessão especial, presidida pelo vereador Fred Machado, tratou da epidemia das drogas ilícitas, especialmente o crack, e já trouxe resultados positivos concretos. “A partir desta sessão especial, iremos reativar o Conselho Municipal Anti-Drogas (Comad), que permitirá a obtenção de recursos federais para implementarmos uma política nesta área de recuperação dos dependentes químicos. Foi uma sessão importante que trouxe depoimentos comoventes de pais e mães que deram uma ideia da dimensão do desafio que a sociedade enfrenta hoje com este gravíssimo problema das drogas”, destacou.
Duas das primeiras iniciativas da Câmara trouxe resultados positivos concretos e imediatos. Foi o caso da campanha mobilizadora para a solução do problema dos estoques de sangue no Hemocentro do Hospital Ferreira Machado. A partir das ações dos vereadores, foram instaladas as Agências Transfusionais de Sangue nos hospitais da Beneficência Portuguesa e na Santa Casa de Misericórdia, que permitirá aumentar significativamente os estoques de sangue. O Álvaro Alvim e o Plantadores de Cana estão também a caminho de montar suas agências de transfusionais.

Outra iniciativa importante foi a sessão que tratou da questão da fiscalização das boates e casas noturnas de Campos, quando vários estabelecimentos foram interditados e outros tiveram que cumprir as exigências da legislação. “Não podemos permitir que se reproduza aqui a mesma tragédia como a que aconteceu no interior do Rio Grande do Sul”, concluiu Edson Batista.

Edson Batista ressaltou igualmente a reforma da Lei Orgânica do Município. “A Câmara tem feito seguidas reuniões com representantes da sociedade civil organizada no sentido de colher propostas para inclui-las na nova Lei Orgânica. A partir daí iremos construir um novo ordenamento de leis em consonância com esse novo tempo e a cidade que queremos no futuro”, concluiu.

Astronomia - A Câmara também promoveu uma outra sessão especial com alguns convidados de diversos países que participam do 6º Encontro Internacional de Astronomia e Astronáutica, que será realizado em Campos e trouxe para o município figuras representativas deste campo do conhecimento, colocando a cidade no circuito nacional desta área. Vieram a Campos o astronauta Marcos Pontes, o único brasileiro a ir ao espaço pela Nasa, além do teólogo José Gabriel Funes, diretor do Observatório Astronômico do Vaticano, que ministrou palestra sobre o interesse do Vaticano na Astronomia. Ele afirmou que a Igreja tem tentado resolver as complicações entre a igreja e a religião.

Outros debates importantes tiveram como assunto o esporte, na sessão especial sob a presidência do vereador Neném, e uma outra com o aprofundamento da temática da preservação do patrimônio arquitetônico e histórico do município, iniciativa do vereador Rafael Diniz. “Através desses debates muitas ideias e propostas de palestrantes dessas áreas foram colhidas e serão encaminhadas para avaliação e possível inclusão na nova Lei Orgânica do Município”, finalizou Edson Batista.

 *Câmara Campos

Nenhum comentário:

Postar um comentário