quarta-feira, 10 de abril de 2013

Avelino Ferreira lança livro na Câmara nesta quinta-feira (11)


O jornalista, filósofo, professor e escritor Avelino Ferreira lança nesta quinta-feira(11/4), às 19h, seu mais novo livro, "Câmara de Campos, 360 anos - 1652/2012", em que narra a rica história da Câmara de Vereadores do município e traz resultados eleitorais desde o ano de 1947, quando aconteceu a primeira eleição para prefeito, da qual saiu vencedor Ferreira Paes, com 11.745 votos. A noite de autógrafos será realizada no saguão do Palácio Nilo Peçanha, sede atual do Poder Legislativo.

A obra, que será vendida a R$20, tem grande importância pelo resgate que faz da história política do município, incrementada de particularidades pouco comuns, como o fato de a Câmara já existir há 360 anos, enquanto que Campos fora elevada à categoria de cidade apenas há 178 anos, recém completados em 28 de março.

Fruto de pesquisa da pedagoga Viviane Terra para o Prêmio Múcio da Paixão, promovido pela própria Câmara, em 2007, o livro tem apresentação do jornalista Aloysio Balbi e 128 páginas. Nele, os 360 anos da Câmara de Vereadores de Campos são contados de maneira dinâmica, sintética, em linguagem jornalística.

"Aprofundei a pesquisa e acrescentei as eleições ocorridas de 1947 a 2012, com os concorrentes à Prefeitura (já que foi a primeira eleição para prefeito, em Campos) com suas votações e os eleitos. E, claro, todos os vereadores eleitos no período, com seus partidos e suas votações, incluindo os suplentes que assumiram por diversas razões. É um trabalho inédito e, por muito tempo, será único, como são os outros livros que escrevi, na tentativa de melhorar o conhecimento da nossa história por parte daqueles que ainda dizem que Campos tem 178 anos de emancipação", afirma o autor.

Nenhum comentário:

Postar um comentário