Rosângela Tavares do Procon faz um balanço das reclamções contra a Ampla
Durante a sessão especial na Câmara Municipal, nesta quarta-feira (17), com a presença da Ampla e do Procon, os vereadores cobraram da concessionária de energia elétrica que instale em Campos um núcleo de atendimento aos consumidores como o que existe em Niterói. Além disso, os parlamentares lamentaram o anúncio feito pelos representantes da empresa de que planeja investir R$ 1,8 bilhão nos próximos cinco anos, o mesmo valor dos últimos cinco anos nos 66 municípios fluminense de atuação da concessionária. A presença da Ampla na Câmara Municipal foi um requerimento do vereador Jorge Magal.
“Lamentável esse anúncio, não acompanhará o
crescimento previsto para a região”, observou o vereador Alexandre Tadeu,
presidente da Comissão de Defesa do Consumidor da Câmara. “O desenvolvimento
está na projeção de todas as empresas, mas os investimentos da Ampla se
repetirão nos próximos cinco anos, está equivocado, é preciso rever”, cobrou o
vereador Paulo Hirano. A empresa diz que em 2012 investiu R$ 26,8 milhões em
Campos e neste ano o valor cairá para R$ 24,6 milhões, segundo o representante
da Ampla, Guilherme Brasil Freitas, que disse ainda que a concessionária
investe em qualidade e tecnologia.
O líder do governo, vereador Paulo Hirano,
considerou tímido o plano de investimentos da empresa para Campos, tendo em
vista as projeções de crescimento do município para os próximos anos e também
pediu uma revisão no plano estratégico da empresa. O vereador pediu maiores
investimentos e agilidade nas ligações trifásicas para atender a demanda de
grandes investimentos que desembarcam no município e obras como edifícios de
grande porte.
Hirano questionou o reduzido contingente de
17 pessoas para o serviço de atendimento a emergência 24 horas. “Precisamos de
maior quantidade de veículos e pessoas para este veículos para este serviço”,
solicitou.
O vereador Mauro Silva questionou os
investimentos da Ampla para Campos, comparando com a alocação de recursos que a
empresa planeja para Búzios, em torno de R$ 40 milhões, num município de apenas
27 mil habitantes, enquanto a cidade do Norte Fluminense conta com quase 500
mil moradores. Secretária Municipal de Defesa do Consumidor, Rosangela Tavares
disse que em 2012 no Procon a Ampla foi campeã de reclamações, foram 1.501, e
que nos três primeiros meses deste ano, a concessionária se manteve na
liderança.
“Os gráficos tem mostrado a melhoria da
qualidade. Não nos é permitido pela Aneel fazer investimento por percepção,
então fazemos pela média. Pela média esse investimento é suficiente. O investimento
para Campos pode ser aumentado, desde que agente conheça a pretensão dos
industriais”, disse Freitas. O dirigente da empresa também listou os principais
problemas que a Ampla enfrenta em Campos e na região – abarroamento em postes,
furtos de cabos, poluição salina em região de praia, descarga atmosférica,
galhos de árvores e pipas. “Furto de energia afeta a qualidade da rede”.
Os vereadores questionaram as explicações
dos representantes da empresa concessionária. “Mesmo assinalando que a empresa tem
evoluído, os serviços atuais são péssimos. Tem deixado muito a desejar. A Ampla
precisa avançar muito para que vocês não continuem sendo campeões de queixas no
Procon”, disse o vereador Genásio, que reclamou também da distância existente
entre a concessionária e o Procon.
Jorge Rangel colocou em dúvida o volume de
investimentos da concessionária na região. “Tenho dúvida desses grandes
investimentos aqui anunciados pela Ampla porque a empresa foi campeã de
reclamações em 2012 e continua a liderar este ranking nesse primeiro trimestre
de 2012. Quando um doente recebe o remédio, a tendência é melhorar, mas não tem
sido o caso da Ampla”.
Rafael Diniz afirmou que “não basta apenas
investimentos, mas falta à empresa uma consciência de respeito à população”.
O presidente da Câmara, Edson Batista,
classificou como positiva a sessão especial em razão do empenho demonstrado
pelos diretores da empresa em melhorar os serviços. O vereador apontou também
como importante o compromisso assumido pelos dirigentes da concessionária em
disponibilizar um funcionário exclusivo para trabalhar dentro do Procon a fim
de agilizar a solução dos problemas encaminhados pelos consumidores. "O
importante também foi que a empresa demonstrou vontade em manter um canal de
interlocução com a Câmara. Foi mais um debate bastante produtivo realizado pela
Casa em prol da sociedade", resumiu.
Ascom/CMCG
Fotos: Márcia Lemos
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