quarta-feira, 17 de abril de 2013

AMPLA E PROCON NA CÂMARA




 Rosângela Tavares do Procon faz um balanço das reclamções contra a Ampla

Durante a sessão especial na Câmara Municipal, nesta quarta-feira (17), com a presença da Ampla e do Procon, os vereadores cobraram da concessionária de energia elétrica que instale em Campos um núcleo de atendimento aos consumidores como o que existe em Niterói. Além disso, os parlamentares lamentaram o anúncio feito pelos representantes da empresa de que planeja investir R$ 1,8 bilhão nos próximos cinco anos, o mesmo valor dos últimos cinco anos nos 66 municípios fluminense de atuação da concessionária. A presença da Ampla na Câmara Municipal foi um requerimento do vereador Jorge Magal.

“Lamentável esse anúncio, não acompanhará o crescimento previsto para a região”, observou o vereador Alexandre Tadeu, presidente da Comissão de Defesa do Consumidor da Câmara. “O desenvolvimento está na projeção de todas as empresas, mas os investimentos da Ampla se repetirão nos próximos cinco anos, está equivocado, é preciso rever”, cobrou o vereador Paulo Hirano. A empresa diz que em 2012 investiu R$ 26,8 milhões em Campos e neste ano o valor cairá para R$ 24,6 milhões, segundo o representante da Ampla, Guilherme Brasil Freitas, que disse ainda que a concessionária investe em qualidade e tecnologia.

O líder do governo, vereador Paulo Hirano, considerou tímido o plano de investimentos da empresa para Campos, tendo em vista as projeções de crescimento do município para os próximos anos e também pediu uma revisão no plano estratégico da empresa. O vereador pediu maiores investimentos e agilidade nas ligações trifásicas para atender a demanda de grandes investimentos que desembarcam no município e obras como edifícios de grande porte.

Hirano questionou o reduzido contingente de 17 pessoas para o serviço de atendimento a emergência 24 horas. “Precisamos de maior quantidade de veículos e pessoas para este veículos para este serviço”, solicitou.

O vereador Mauro Silva questionou os investimentos da Ampla para Campos, comparando com a alocação de recursos que a empresa planeja para Búzios, em torno de R$ 40 milhões, num município de apenas 27 mil habitantes, enquanto a cidade do Norte Fluminense conta com quase 500 mil moradores. Secretária Municipal de Defesa do Consumidor, Rosangela Tavares disse que em 2012 no Procon a Ampla foi campeã de reclamações, foram 1.501, e que nos três primeiros meses deste ano, a concessionária se manteve na liderança.

“Os gráficos tem mostrado a melhoria da qualidade. Não nos é permitido pela Aneel fazer investimento por percepção, então fazemos pela média. Pela média esse investimento é suficiente. O investimento para Campos pode ser aumentado, desde que agente conheça a pretensão dos industriais”, disse Freitas. O dirigente da empresa também listou os principais problemas que a Ampla enfrenta em Campos e na região – abarroamento em postes, furtos de cabos, poluição salina em região de praia, descarga atmosférica, galhos de árvores e pipas. “Furto de energia afeta a qualidade da rede”.

Os vereadores questionaram as explicações dos representantes da empresa concessionária. “Mesmo assinalando que a empresa tem evoluído, os serviços atuais são péssimos. Tem deixado muito a desejar. A Ampla precisa avançar muito para que vocês não continuem sendo campeões de queixas no Procon”, disse o vereador Genásio, que reclamou também da distância existente entre a concessionária e o Procon.


 Jorge Rangel colocou em dúvida o volume de investimentos da concessionária na região. “Tenho dúvida desses grandes investimentos aqui anunciados pela Ampla porque a empresa foi campeã de reclamações em 2012 e continua a liderar este ranking nesse primeiro trimestre de 2012. Quando um doente recebe o remédio, a tendência é melhorar, mas não tem sido o caso da Ampla”.
Rafael Diniz afirmou que “não basta apenas investimentos, mas falta à empresa uma consciência de respeito à população”.

O presidente da Câmara, Edson Batista, classificou como positiva a sessão especial em razão do empenho demonstrado pelos diretores da empresa em melhorar os serviços. O vereador apontou também como importante o compromisso assumido pelos dirigentes da concessionária em disponibilizar um funcionário exclusivo para trabalhar dentro do Procon a fim de agilizar a solução dos problemas encaminhados pelos consumidores. "O importante também foi que a empresa demonstrou vontade em manter um canal de interlocução com a Câmara. Foi mais um debate bastante produtivo realizado pela Casa em prol da sociedade", resumiu.

















Ascom/CMCG
Fotos: Márcia Lemos

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