terça-feira, 2 de abril de 2013

Dia de Tribuna Livre na Câmara





A Câmara Municipal de Campos dos Goytacazes realizou sua sessão ordinária desta terça-feira (2/4) abrindo o plenário para representantes da sociedade civil organizada. Fizeram uso da palavra o maestro Jony Willian Villela Vianna, presidente da ONG Orquestrando a Vida; Marcelo de Oliveira Souza, coordenador geral do Clube de Astronomia e Astronáutica; Maycon Maciel Pinto, presidente da Federação dos Estudantes de Campos (FEC); e André Luiz Aragão Viana, presidente do Conselho Municipal de Direito do Idoso.

No tempo em que falou ao público presente, o maestro Jony Willian expôs sua reivindicação para que os estudantes de música possam ter direito à lei do passe livre. Segundo ele, o benefício é importante para que os jovens continuem a frequentar o projeto, que ensina música clássica aos alunos e vem revelando grandes talentos e projetando o nome da cidade de Campos Brasil afora e no exterior.

Já Marcelo de Oliveira, do Clube de Astronomia, aproveitou para pedir apoioà 6ª edição do Encontro Internacional de Astronomia e Astronáutica, sediado em Campos. O evento traz ao município vários participantes de diversas partes do país e do mundo, também colocando a cidade de Campos no mapa. Este ano, segundo Marcelo, o encontro contará com apoio do escritório da Unesco no Brasil.

A lei do passe livre voltou a ser assunto nas palavras do presidente da FEC, Maycon Maciel, que mais uma vez lembrou um problema enfrentado pelos estudantes do município: ir e vir para escola, uma vez que motoristas das empresas não costumam, segundo ele, respeitar o direitos dos estudantes.

"As empresas de ônibus deveriam se conscientizar de que cada vez que um motorista seu fecha as portas para um estudante, dificultando este a fazer uso de um direito, eles estão ajudando a formar um marginal", salientou Maycon.

Encerrando a Tribuna Livre, o presidente do Conselho Municipal de Direito do Idoso, André Aragão, apresentou um breve quadro da situação do idoso em nosso município e no Brasil. Segundo os dados apresentados, dos tipos de violência praticadas contra o idoso, 25% são de ordem física, psicológica e financeira; abandono, 5%; sexual, 5%; autonegligência 5%; negligência, 10%.

Aragão frisou a importância de discutir mudanças na lei de criação do Conselho e Fundo do Idoso, o que foi apoiado pelo presidente da Casa, Edson Batista, que "confidenciou" ao público a criação, em breve, da Secretaria do Idoso.

 Maycon Maciel Pinto - Presidente da FEC.
 Jony Willian - Presidente da Orquestrando a Vida

 Marcelo de Oliveira Souza - Coordenador Geral do Clube de Astronomia


 André Luiz Aragão Viana - presidente do Conselho e Fundo Municipal do Idoso

 
 Vereador Magal

 Nildo Cardoso
 Abdu Neme
 Thiago Virgílio

 Fred Machado
 Fred Machado
 Rafael Diniz
 Jorge Rangel
 Cecilia Ribeiro Gomes




Matéria: Thiago Freitas
Fotos: Márcia Lemos


Nenhum comentário:

Postar um comentário