quinta-feira, 1 de novembro de 2012

Academia de Letras lembra vida e obra de Herivelto Martins


 

A Academia Campista de Letras dará prosseguimento nesta segunda-feira, dia 5,  às homenagens a personalidades da cultura brasileira que completariam seu centenário no ano que se finda. Desta vez serão recordadas a vida e a obra do compositor e intérprete Herivelto Martins, considerado um dos mais importantes personagens da MPB.

A exemplo da abordagem que fizeram sobre a carreira do compositor, ator e escritor Mário Lago,  o acadêmico Hélio de Freitas Coelho e o jornalista Chico de Aguiar se juntaram novamente para celebrar os sucessos de Herivelto, que se notabilizou, inclusive, pelas desavenças com a sua companheira, a cantora Dalva de Oliveira.

Enquanto Chico de Aguiar irá ocupa-se dos dados biográficos e passagens diversas da vida de Herivelto, caberão ao professor Hélio Coelho as interpretações vocais, que serão acompanhadas ao teclado pelo músico Serrote. A reunião está marcada para as 19h na sede da ACL (Jardim São Bendito), com entrada franca.   

Herivelto de Oliveira Martins nasceu em Engenheiro Paulo de Frontin (RJ), em 30 de janeiro de 1912, falecendo no Riode Janeiro em 17 de setembro de 1992. Além de compositor e cantor, foi músico e ator, tendo trabalhado em circos, como palhaço, no início da carreira. Profissionalmente, iniciou-se na música formando a dupla Preto e Branco, em 1932, com Francisco Sena, que já conhecia da época em que atuavam no Conjunto Tupi. Tendo  falecido prematuramente, Sena foi substituído por Nilo Chagas. A dupla transformou-se no Trio de Ouro, com a entrada de Dalva de Oliveira.
     Herivelto foi autor de clássicos como Ave Maria no Morro, Caminhemos, Hoje           quem paga sou eu, Atiraste uma pedra, Bom dia e Camisola do dia entre muitos outros sucessos.   

Por VilmarRangel    

Nenhum comentário:

Postar um comentário