quarta-feira, 22 de maio de 2019

Diretores de escolas se unem ao Projeto Campos contra o Aedes aegypti




Organizadores do projeto “Campos contra o Aedes Aegypti” se reuniram na tarde desta terça-feira (21) com gestores das escolas municipais para explicar detalhes da iniciativa. O projeto visa mobilizar estudantes no combate aos focos do mosquito transmissor de doenças como zika, chikungunya e febre amarela. A princípio, participarão 15 unidades de diferentes áreas da cidade. A próxima etapa será o treinamento dos agentes mirins.

A iniciativa é realizada pela Coordenação de Ciências da Smece, Programa Saúde na Escola (PSE) e Centro de Controle de Zoonoses (CCZ), com o apoio do departamento de Animação Cultural e Bandas da Smece e do departamento de Vigilância Epidemiológica da Secretaria da secretaria de Saúde.

- Nós estamos convocando vocês para esta batalha porque confiamos no poder multiplicador dos representantes na escola. O projeto tem um objetivo pedagógico, preventivo e de combate ao vetor - ressalta Carla Sales, coordenadora de Ciências da Smece.

No “Campos contra o Aedes Aegypti”, os diretores das unidades selecionadas indicarão um auxiliar de serviços gerais, um Professor Articulador e cinco alunos que atuarão como agentes mirins de combate ao Aedes. Todos serão capacitados pelo CCZ e pela Coordenação de Ciências. Os estudantes receberão um Kit personalizado.

Claudemir Barcelos, coordenador municipal de combate às endemias, e Marcelo Rodrigues, diretor do CCZ, destacaram a importância do projeto para mobilizar e sensibilizar a escola e toda a comunidade do entorno. "Nós não podemos entrar na casa de todo mundo, então precisamos que cada um tenha consciência para combater os focos na sua própria casa. A dengue mata e mais de 90% dos focos estão nas casas. Precisamos que o aluno multiplique a informação com sua família para evitarmos uma epidemia na cidade”, frisa Marcelo.

Também participaram Cátia Mello, coordenadora do PSE, e Sílvio Pinheiro, supervisor geral do CCZ.

Nenhum comentário:

Postar um comentário