terça-feira, 28 de maio de 2019

Vereador Ivan Machado quer agências bancárias climatizadas


                                                





                                              É de autoria do vereador Ivan Machado projeto que obrigam os estabelecimentos bancários no âmbito do Município de Campos dos Goytacazes, que possuem espaços próprios nas agências para funcionamento de caixas eletrônicos a manterem o interior climatizado artificialmente durante o período em que o sistema estiver em funcionamento, inclusive sábados, domingos e feriados. Os estabelecimentos ficam obrigados a instalarem em local visível, equipamento próprio para medição da temperatura que deverá oscilar entre 23º e 26º C.
                                                      O sistema de climatização  e sua manutenção devem obedecer aos padrões de qualidade do ar no interior dos estabelecimentos, inclusive de temperatura, umidade, velocidade, taxa de renovação e grau de pureza, de acordo com a Resolução 9 de 16 de janeiro de 2003 da Agência Nacional de Vigilância Sanitária (ANVISA) e Normas Técnicas da ABNT.
                                                       Caberá ao Conselho Municipal de Vigilância Sanitária acompanhamento, execução e fiscalização, que deverá ser feita periodicamente no máximo de até 90 (noventa) dias ou em caso de denúncia em até 10 (dez) dias. O descumprimento nos termos da presente lei sujeitará o infrator as seguintes penalidades.
                                                      A – Advertência escrita, contendo a natureza da infração e a orientação para o suprimento da irregularidade, em até 30 (trinta) dias, não atendido este prazo ficará o infrator sujeito a aplicação da multa de 50 (cinquenta) UFICAS;
                                                      B – em caso de reincidência a multa será de 100 (cem) UFICAS, e ainda a instituição será representada junto ao Ministério Público, tutor dos interesses coletivos ligados aos direitos fundamentais garantidos na Carta Política de 1988;
                                                      C – as multas aplicadas e recebidas serão recolhidas em favor do Tesouro Municipal.
                                                     
                                                      “É comum a ausência de climatização em espaços próprios nas agências para funcionamento de caixas eletrônicos, põe em risco a saúde das pessoas, principalmente as com mais de 50 (cinquenta) anos de idade. A temperatura em espaço fechado não climatizado se aproxima em muito da externa, fazendo com que a concentração de pessoas, confinados neste ambiente, hoje normal nos caixas eletrônicos, pode possibilitar a elevação da pressão arterial, desidratação e dor de cabeça fatores desencadeadores do infarto e acidente vascular cerebral”, salienta o vereador Ivan Machado.

Por Marcia Lemos
                                                       

      

Nenhum comentário:

Postar um comentário