quinta-feira, 25 de abril de 2019

Ibope: desaprovação de Bolsonaro cresce





                                                                    Bolsonaro – Divulgação

O Ibope divulgou, nessa quarta-feira (24), a quarta pesquisa sobre a avaliação do presidente Jair Bolsonaro (PSL). O novo levantamento, encomendado pela Confederação Nacional das Indústrias (CNI), mostra o aumento da taxa insatisfação com o governo nos quatro primeiros meses do ano. Em janeiro, o índice dos que achavam a administração ruim ou péssima era de 11%, depois, em março, o índice subiu para 24% e agora chegou a 27%. Já as avaliações de ótimo ou bom eram 49% no primeiro mês do ano e caíram para 35%.

A maneira de governar do presidente é aprovada por 51% dos entrevistados e desaprovada por 40%. Segundo a pesquisa, 9% não sabem ou não responderam à pergunta Em relação à confiança, 51% dos entrevistados afirmaram confiar no presidente Jair Bolsonaro, enquanto 45% não confiam.

Quando o assunto é a aprovação do governo por áreas de atuação, as mais bem avaliadas são a segurança pública, em que 57% disseram aprovar as ações e políticas do governo, educação (51%) e meio ambiente (48%). Os pontos com avaliações mais baixas são: taxa de juros, em que 57% desaprovam as ações do governo, e impostos, com desaprovação de 56%.

A perspectiva de 45% dos entrevistados é que o restante do governo Bolsonaro seja ótimo ou bom, 25% esperam que seja regular, 23% acreditam que vai ser ruim ou péssimo e 7% não sabem ou não responderam.

A pesquisa foi feita entre 12 e 15 de abril e ouviu 2 mil pessoas em 126 municípios. A margem de erro máxima estimada é de 2 pontos percentuais para mais ou para menos, e o nível de confiança é de 95%.

Em março, o Ibope divulgou uma pesquisa (não encomendada pela CNI) sobre a aprovação do presidente. Os números de março foram: Ótimo/bom: 34%; Regular: 34%; Ruim/péssimo: 24%; Não sabe/não respondeu: 8%. (A.N.)Folha da Manhã

Nenhum comentário:

Postar um comentário