quarta-feira, 10 de abril de 2019

Campos começa vacinação contra a gripe nesta quarta




Vacina contra a gripe
Vacina contra a gripe / Supcom












A equipe da Vigilância Epidemiológica da secretaria municipal de Saúde (SMS) se mobiliza a partir desta quarta-feira (10), desde cedo, na campanha de vacinação contra a gripe, que é de âmbito nacional. Serão diversas salas de vacinação localizadas em vários pontos do município e a expectativa é imunizar mais de 137 mil pessoas até o dia 31 de maio.
— Estamos finalizando os últimos detalhes para iniciar os trabalhos, independentemente da previsão de chuva forte para a nossa região nesta quarta-feira (hoje). Todas as salas estão preparadas para atender normalmente, de 9h às 17h, e só teremos alguma alteração em caso de situação drástica — esclarece a assessora Chefe da Vigilância Epidemiológica, Roberta Lastorina.
Ainda segundo Lastorina, a expectativa á vacinar pelo menos 90% do público-alvo, que inclui 56 mil idosos, 37 mil crianças do grupo prioritário, mais de 11 mil trabalhadores de saúde, cerca de 6 mil gestantes, aproximadamente mil puérperas, 15 mil pacientes com comorbidades, 7,4 mil professores, mais de 3.4 mil adolescentes e 288 funcionários do sistema prisional. O Dia D da campanha contra a doença será em 4 de maio.
A assessora Chefe da Vigilância Epidemiológica destaca ainda que os familiares de pessoas acamadas devem acionar o serviço via telefone. “Basta ligar para o número (22) 98175-2482 e faremos o agendamento para vacinar essas pessoas em suas casas".
A vacina - Em nota, o Ministério da Saúde destacou que, em relação ao ano passado, houve alteração de duas cepas na vacina. Em função da mudança na composição, a pasta considera “imprescindível” que os grupos selecionados, ainda que já tenham sido imunizados anteriormente, recebam a nova dose este ano.
“O Ministério da Saúde não indica a utilização da vacina contra influenza com cepas 2018, pois não tem a mesma composição da vacina de 2019, o que faz com que não seja eficaz para proteção.”
Orientação - A orientação da pasta é que aqueles que apresentem sintomas de gripe evitem sair de casa durante o período de transmissão da doença (até sete dias após o início dos sintomas), restrinjam o ambiente de trabalho para evitar disseminação, evitem aglomerações e ambientes fechados, procurando manter os ambientes ventilados, e adotem hábitos saudáveis, como alimentação balanceada e ingestão de líquidos.
Para prevenir a doença, o ministério recomenda medidas gerais de proteção, como a constante lavagem das mãos, principalmente antes de consumir algum alimento, e a adoção da etiqueta respiratória, que consiste em espirrar na parte de dentro dos cotovelos e cobrir a boca ao tossir, visando à redução do risco de infecção pelo vírus.
Outra dica importante é não compartilhar objetos de uso pessoal, como talheres, pratos, copos ou garrafas. É importante ficar alerta a sinais e sintomas de gravidade para, nesses casos, buscar imediatamente avaliação em uma unidade de saúde.
Fonte: Prefeitura de Campos e Agência Brasil

Nenhum comentário:

Postar um comentário