terça-feira, 2 de abril de 2019

Audiência Pública em São João da Barra para discutir avanço do mar





Secom - SJB












Uma proposta economicamente viável e ambientalmente sustentável em relação à contenção do mar nas praias de Atafona e Açu será apresentada e debatida com a população de São João da Barra nesta quinta-feira (4), às 18h, no plenário da Câmara Municipal, em Audiência Pública, com a presença da prefeita Carla Machado, vereadores, instituições ambientais, sociedade civil organizada e diversas autoridades.
A iniciativa é desdobramento de uma reunião que aconteceu no último dia 28, no Ministério Público Federal, em Campos. O professor da Universidade Federal Fluminense (UFF), PHD em Geologia Marinha e Impactos Ambientais em Zonas Costeiras, Eduardo Bulhões, idealizou um projeto de custo relativamente inferior ao apresentado anteriormente pelo Instituto Nacional de Pesquisas Hidroviárias (INPH). Ele fará uma explanação acerca da erosão costeira, que, além de um custo menor, trata baixo impacto ambiental a região.
— Existe por parte do governo municipal uma vontade imensa de resolver esta situação que assola nossa população desde a década de 50. Venho buscando a contribuição de políticos nas esferas estadual e federal, pois nosso município não tem como arcar com uma despesa tão alta como a apresentada primeiramente pelo INPH. Continuamos em busca de solução — disse a prefeita Carla Machado, que acrescentou: “a audiência pública será importante para dirimir dúvidas, aguardamos todos neste dia”, frisou.
Para conduzir as discussões a respeito do fenômeno foi formalizado, durante o encontro no Ministério Público Federal, um grupo de trabalho interdisciplinar — composto pelo Ministério Público Federal; Ministério Público Estadual; Defensoria Pública do Estado; representantes do Instituto Estadual do Ambiente (INEA); Ibama; Superintendência do Patrimônio da União (SPU), Marinha do Brasil; Associação SOS Atafona; vereadores; representantes do governo municipal, da iniciativa privada e especialistas no assunto. (A.N.)

Nenhum comentário:

Postar um comentário