quinta-feira, 23 de maio de 2013

Sancionada lei sobre recolhimento de medicamentos vencidos





Vereador Mauro Silva

A prefeita de Campos, Rosinha Garotinho, sancionou a lei 8.337, de autoria do vereador Mauro Silva, instituindo que as farmácias e drogarias no município, inclusive as de manipulação, deverão conter recipientes para o recolhimento de medicamentos vencidos. A caixa de coleta deverá obrigatoriamente ser colocada em local visível e constar a seguinte identificação: “Deposite aqui seus medicamentos vencidos”.
“É oportuno que as farmácias de Campos passem a ter em suas entradas pontos fixos e permanentes de coleta de medicamentos vencidos. Assim, o cidadão poderia contar com um local adequado para desfazer-se desses produtos”, argumenta Mauro Silva.
A proposta do parlamentar já havia sido aprovada por unanimidade pela Câmara Municipal. Com isso, a partir de agora, quem tiver um medicamento vencido guardado em casa poderá encaminhá-lo as farmácias e drogarias que passarão a ter que disponibilizar um recipiente cuja finalidade será a de recolher esses remédios com o prazo de validade ultrapassado.
De acordo com orientações da Agência Nacional de Vigilância Sanitária (Anvisa), apenas os produtos tarja preta devem ser entregues a vigilância sanitária dos municípios ao sair do prazo de validade. Os demais, ou seja, 99,9% dos produtos farmacêuticos que chega a população, não têm destino certo estabelecido em lei.

Nenhum comentário:

Postar um comentário