quarta-feira, 5 de dezembro de 2012

IPVA de carros usados ficará mais barato em 2013


Em Mato Grosso do Sul, o IPVA vai cair 11%. No Rio Grande do Sul, quase 13%. Em São Paulo, a queda será em média de 8,5%. Nos estados que ainda não divulgaram a nova tabela, a tendência também é de redução.


                                                            


Em 2013, o IPVA de carros usados vai ficar mais leve. A lataria não está mais brilhando e o cheiro de novo já se foi. Mas os donos de carros usados terão um motivo pra comemorar na virada do ano.

Em Mato Grosso do Sul, o IPVA vai cair 11%. No Rio Grande do Sul, quase 13%. Em São Paulo, a queda será em média de 8,5%. Nos estados que ainda não divulgaram a nova tabela, a tendência também é de redução.

“Se acontecer isso é bom pra todo mundo que tem carro. É bem dizer uma benção”, disse um homem.
O IPVA é calculado com base no valor médio de mercado dos carros. Os proprietários vão pagar menos imposto porque os carros usados se desvalorizaram este ano. Em São Paulo, a queda de preços foi a maior desde a crise de 2008.

A redução do IPI que barateou os carros novos derrubou os preços dos usados - que têm o zero quilômetro como referência.

Helena comprou um carro há três anos por R$ 56 mil, e vendeu agora por R$ 32 mil.

“O zero hoje ele está muito mais fácil de comprar, então ninguém mais compra usado, ninguém mais procura o usado”, disse Maria Helena Basilio, engenheira.

Até usados populares, que costumavam perder menos valor, ficaram 16% mais baratos em um ano.
“Nosso lucro caiu bastante. A maioria dos carros hoje são comercializados um pouco abaixo da tabela. O consumidor acaba ganhando”, afirmou Osvaldo Franco Junior, gerente da loja.

Assim, famílias de renda mais baixa puderam comprar o primeiro carro, lembra o especialista João Leite. Ele diz que, no longo prazo, os usados devem perder ainda mais valor.

“Aumenta o poder aquisitivo, o carro fica cada vez mais descartável. A tendência é o Brasil caminhar num ritmo que caminha o primeiro mundo, quer dizer, o carro ter uma vida útil menor e o preço dele, o preço do usado cair cada vez mais”, ressaltou João Leite, especialista em mercado de carros.

 
FONTE: G1

Nenhum comentário:

Postar um comentário