quinta-feira, 27 de dezembro de 2012

IPTU com 10% de desconto até o dia 10 de março

Os contribuintes do Imposto Predial e Territorial Urbano (IPTU) que optarem por pagar o imposto, referente ao exercício de 2013, em cota única, até o dia 10 de março, terão desconto de 10%. Ao todo, 130 mil contribuintes pagam o imposto no município. Os carnês já estão sendo confeccionados e terão o Hemocentro Regional do Hospital Ferreira Machado na capa. Para quem optar pelo parcelamento, o IPTU poderá ser pago em 10 vezes.

O secretário de Finanças, Benilson Paravidino, explica que o imposto será corrigido de acordo com a Ufica (Unidade Fiscal de Campos), seguindo a variação do IPCA-E (Índice Nacional de Preços ao Consumidor Amplo Especial), reajustado em 5,78%. Com isso, a Ufica para 2013 passou de R$ 80,54 para R$ 85,19.  “O valor do imposto é calculado com base no valor venal do imóvel. Na composição do valor venal também influenciam fatores como o tipo da construção (luxo, básica, etc) e localização do imóvel”, explica o secretário.

Ele informa que, no caso dos terrenos, só recebem os carnês em casa os proprietários que tenham cadastrado algum endereço diferente do terreno para envio.  “Quem não receber em casa, deve buscar a guia na Secretaria de Finanças. Aqueles que não são atendidos pela entrega dos correios, devem buscar seus carnês nos Postos dos Correios nas respectivas localidades”.  O valor do imposto é calculado com base no valor venal do imóvel. Na composição do valor venal, também, influenciam fatores como o tipo da construção e localização do imóvel. 

- É importante manter em dia o seu imposto porque, com isso, o Contribuinte/cidadão contribui para a melhoria de sua cidade, já que esses valores são revertidos em benefício da própria população, que pode – na medida em que a arrecadação aumenta – contar com mais investimentos em saúde, educação, infraestrutura, obras em geral, etc. Além disso, pagando em dia, o contribuinte evita o pagamento de despesas desnecessárias como juros, multa, correção monetária, custas processuais, etc.  – finaliza o secretário.

Nenhum comentário:

Postar um comentário