Normas gerais: Vc sabia que não pode usar ponto final no título?
Abertura
(“lide”).
No padrão editorial, o primeiro parágrafo, com no
máximo 500 toques, tem a função de “lide” (do inglês “lead” — “cabeça” ou
“síntese”). Escreva nele o conteúdo essencial da matéria, visando (1)
atrair o internauta para a leitura do texto; e (2) proporcionar-lhe uma
noção sintética do conteúdo, mesmo que ele não prossiga a leitura. Quando
for reproduzir textos em que o primeiro parágrafo foge desse padrão,
redija você mesmo o “lide”, a titulo de apresentação. Evite sempre o
“nariz-de-cera”, que inicia o texto por um rodeio em vez de fatos ou
idéias centrais. Tome cuidado, no entanto, para não deixar o lide muito
relatorial e pouco atraente.
Crédito.
Matérias produzidas pela redação não trazem assinatura, mas indicação de
fonte(s), ao pé da matéria: “Com agências”; “Com informações da agência
tal”. Notícias de colaboradores devem ter a assinatura embaixo, seguindo o
padrão "De tal cidade, Fulano de Tal". Já notícias reproduzidas de outras
fontes devem trazer a indicação: “Fonte: tal site, ou jornal, ou revista”,
eventualmente proporcionando o link para a primeira página da fonte. No
caso de artigos e outros textos de caráter autoral e opinativo, a
assinatura vem na cabeça do texto, logo abaixo do título, seguindo o
padrão: "Por Fulano de Tal". Quando o autor não é membro da redação,
agregar um asterisco (*), remetendo para breve nota, apresentando-o.
Quando o artigo foi tomado de outro veículo, indicar a fonte também ao pé
do texto.
Fotos.
Use fotos,
ilustrações, mapas, gráficos ou tabelas para valorizar e enriquecer
editorialmente matérias. Evite usar esse expediente como mero adereço.
Trate cada recurso extratexto como informação visual. Use sempre a
resolução-padrão na internet — 72 pixels por polegada. Não exceda 300
pixels na dimensão maior (vertical ou horizontal). Use a ferramenta “save
for web” (“salvar para a internet”) para tornar a imagem leve e fácil de
carregar, não excedendo 18 kbytes. Empregue o formato “jpg” para fotos;
prefira o formato gif para tabelas e ilustrações “chapadas”, buscando
combinar uma qualidade satisfatória com uma imagem tão leve quanto seja
possível. Seguindo o padrão da internet, não ponha créditos em fotos. Abra
exceção apenas se solicitado pelo fotógrafo.
Intertítulos.
Use-os em textos com mais de cinco ou seis parágrafos. Nunca use caixa
alta (maiúsculas) no titulo, intertítulos, legendas ou texto. O padrão
perseguido é que o internauta nunca se depare com um
bloco compacto de texto, que desestimula a leitura. Empregue intertítulos
de até 50 toques, grifados em negrito. Redija-os de forma a indicar o
conteúdo do bloco a seguir, mas também a estimular a leitura. Fuja de
intertítulos óbvios, banais ou enigmáticos. Evitar intertítulos para
introduzir um só parágrafo. No caso de matérias de terceiros, agregar
intertítulos, indicando em baixo "Intertítulos". Dê uma
linha de espaçamento antes e depois de cada intertítulo.
Legenda.
Para toda
ilustração, use obrigatoriamente uma legenda. Faça-a curta, ocupando
apenas uma linha (a não ser em casos excepcionais, que reclamem um
texto-legenda). Redija legendas claras, mas nunca óbvias, que agreguem
conteúdo editorial à ilustração.
Links.
Empregue-os sempre que possível, para dentro ou para fora do Vermelho,
como forma de enriquecer conteúdos e promover interatividade. Use-os em
conjuntos de textos referentes a um mesmo tema, com a referência "Leia
também", em negrito, ao pé da matéria. Dê preferência a links no fim do
texto, que estimulam a leitura do mesmo até o fim. Abra exceções quando o
conteúdo o exigir. Em links no meio do texto, ou links para fora do
portal, use sempre o formato blank, que abre uma outra página.
Parágrafo.
Siga a norma da internet — parágrafos mais curtos que os da mídia
impressa. Tente fazer blocos de 200 toques (no mínimo) a 600 (no máximo).
Se necessário, quebre parágrafos, mesmo em textos assinados por terceiros
(exceto textos de valor documental). Evite parágrafos de uma só frase ou
uma só oração. Se preciso, agrupe parágrafos.
Texto.
Evite textos longos, sob pena de perder leitores. Como regra, não exceda 6
mil toques. E jamais passe de 8 mil caracteres (com espaço), a não ser em
reprodução de textos de terceiros. Exclua sem piedade o que for supérfluo.
Seja preciso, direto, conciso. “Se escrevo quatro palavras, corto três”,
resumiu o poeta francês Nicolas Boileau. Caso seu conteúdo mesmo assim
permanecer extenso, empregue sem reservas os hiperlinks. Este recurso
permite atender ao leitor que deseja maior profundidade, sem perder aquele
que busca objetividade e rapidez.
Título.
É a parte textual de maior impacto da matéria e deve ser tratado como tal.
Nunca use caixa alta (maiúsculas) em títulos, intertítulos, legendas ou
texto. Não os formate com negritos, itálicos ou sublinhados. Não use ponto
final ao fim do título. Por limites da ferramenta, não exceda 60 toques.
Seja claro, direto, objetivo — e também atraente e criativo (como em
“Brasil-Bolívia: o império contra-ataca com a Alca”). Nunca use títulos
enigmáticos, particularmente indesejáveis na internet. Nem deixe todo o
título entre aspas. Evite chamadas genéricas e óbvias, sem informações
adicionais (exemplo: “Lula anuncia candidatura e é ovacionado em convenção
do PT”).
Fonte: Manual de Redação/ http://www.vermelho.org.br/
Adorei o conteúdo, muito obrigada, ajudou muito ;)
ResponderExcluirbeijoss
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