quarta-feira, 11 de julho de 2012

Dicas para escrever uma boa matéria

            Normas gerais: Vc sabia que não pode usar ponto final no título?

 
Abertura (“lide”). No padrão editorial,  o primeiro parágrafo, com no máximo 500 toques, tem a função de “lide” (do inglês “lead” — “cabeça” ou “síntese”). Escreva nele o conteúdo essencial da matéria, visando (1) atrair o internauta para a leitura do texto; e (2) proporcionar-lhe uma noção sintética do conteúdo, mesmo que ele não prossiga a leitura. Quando for reproduzir textos em que o primeiro parágrafo foge desse padrão, redija você mesmo o “lide”, a titulo de apresentação. Evite sempre o “nariz-de-cera”, que inicia o texto por um rodeio em vez de fatos ou idéias centrais. Tome cuidado, no entanto, para não deixar o lide muito relatorial e pouco atraente.

Crédito. Matérias produzidas pela redação não trazem assinatura, mas indicação de fonte(s), ao pé da matéria: “Com agências”; “Com informações da agência tal”. Notícias de colaboradores devem ter a assinatura embaixo, seguindo o padrão "De tal cidade, Fulano de Tal". Já notícias reproduzidas de outras fontes devem trazer a indicação: “Fonte: tal site, ou jornal, ou revista”, eventualmente proporcionando o link para a primeira página da fonte. No caso de artigos e outros textos de caráter autoral e opinativo, a assinatura vem na cabeça do texto, logo abaixo do título, seguindo o padrão: "Por Fulano de Tal". Quando o autor não é membro da redação, agregar um asterisco (*), remetendo para breve nota, apresentando-o. Quando o artigo foi tomado de outro veículo, indicar a fonte também ao pé do texto.

Fotos. Use fotos, ilustrações, mapas, gráficos ou tabelas para valorizar e enriquecer editorialmente matérias. Evite usar esse expediente como mero adereço. Trate cada recurso extratexto como informação visual. Use sempre a resolução-padrão na internet — 72 pixels por polegada. Não exceda 300 pixels na dimensão maior (vertical ou horizontal). Use a ferramenta “save for web” (“salvar para a internet”) para tornar a imagem leve e fácil de carregar, não excedendo 18 kbytes. Empregue o formato “jpg” para fotos; prefira o formato gif para tabelas e ilustrações “chapadas”, buscando combinar uma qualidade satisfatória com uma imagem tão leve quanto seja possível. Seguindo o padrão da internet, não ponha créditos em fotos. Abra exceção apenas se solicitado pelo fotógrafo.

Intertítulos. Use-os em textos com mais de cinco ou seis parágrafos. Nunca use caixa alta (maiúsculas) no titulo, intertítulos, legendas ou texto. O padrão perseguido  é que o internauta nunca se depare com um bloco compacto de texto, que desestimula a leitura. Empregue intertítulos de até 50 toques, grifados em negrito. Redija-os de forma a indicar o conteúdo do bloco a seguir, mas também a estimular a leitura. Fuja de intertítulos óbvios, banais ou enigmáticos. Evitar intertítulos para introduzir um só parágrafo. No caso de matérias de terceiros, agregar intertítulos, indicando em baixo "Intertítulos". Dê uma linha de espaçamento antes e depois de cada intertítulo.

Legenda. Para toda ilustração, use obrigatoriamente uma legenda. Faça-a curta, ocupando apenas uma linha (a não ser em casos excepcionais, que reclamem um texto-legenda). Redija legendas claras, mas nunca óbvias, que agreguem conteúdo editorial à ilustração.

Links. Empregue-os sempre que possível, para dentro ou para fora do Vermelho, como forma de enriquecer conteúdos e promover interatividade. Use-os em conjuntos de textos referentes a um mesmo tema, com a referência "Leia também", em negrito, ao pé da matéria. Dê preferência a links no fim do texto, que estimulam a leitura do mesmo até o fim. Abra exceções quando o conteúdo o exigir. Em links no meio do texto, ou links para fora do portal, use sempre o formato blank, que abre uma outra página.

Parágrafo. Siga a norma da internet — parágrafos mais curtos que os da mídia impressa. Tente fazer blocos de 200 toques (no mínimo) a 600 (no máximo). Se necessário, quebre parágrafos, mesmo em textos assinados por terceiros (exceto textos de valor documental). Evite parágrafos de uma só frase ou uma só oração. Se preciso, agrupe parágrafos.

Texto. Evite textos longos, sob pena de perder leitores. Como regra, não exceda 6 mil toques. E jamais passe de 8 mil caracteres (com espaço), a não ser em reprodução de textos de terceiros. Exclua sem piedade o que for supérfluo. Seja preciso, direto, conciso. “Se escrevo quatro palavras, corto três”, resumiu o poeta francês Nicolas Boileau. Caso seu conteúdo mesmo assim permanecer extenso, empregue sem reservas os hiperlinks. Este recurso permite atender ao leitor que deseja maior profundidade, sem perder aquele que busca objetividade e rapidez.

Título. É a parte textual de maior impacto da matéria e deve ser tratado como tal. Nunca use caixa alta (maiúsculas) em títulos, intertítulos, legendas ou texto. Não os formate com negritos, itálicos ou sublinhados. Não use ponto final ao fim do título. Por limites da ferramenta, não exceda 60 toques. Seja claro, direto, objetivo — e também atraente e criativo (como em “Brasil-Bolívia: o império contra-ataca com a Alca”). Nunca use títulos enigmáticos, particularmente indesejáveis na internet. Nem deixe todo o título entre aspas. Evite chamadas genéricas e óbvias, sem informações adicionais (exemplo: “Lula anuncia candidatura e é ovacionado em convenção do PT”).

Fonte: Manual de Redação/ http://www.vermelho.org.br/

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