terça-feira, 31 de julho de 2012

Avelino Ferreira lança novo livro hoje no Trianon

No novo livro, Avelino conta a história dos 360 anos de São Salvador (Foto: Antonio Leudo)

Será nesta segunda-feira (30), às 19 horas, no Foyer do Teatro Municipal Trianon, o lançamento de “São Salvador 360 anos (1642-2012)”, novo livro de Avelino Ferreira, jornalista e professor de Filosofia. Na obra, escrita em parceria com Viviane Terra, pedagoga e pesquisadora da cultura regional, e com Sylvia Paes, professora de História e pesquisadora da História Regional, o autor explica o significado do 06 de agosto. 
 
- São Salvador: 360 anos não é apenas a história da festa do padroeiro da cidade, que muita gente não sabe que é tão antiga. É também a história da Matriz, que depois tornou-se a Catedral, a história da praça que recebeu o nome do Padroeiro, Santíssimo Salvador e a história da tradicional corrida ciclística. Quero, com esses livros, reforçar a pretensão de que os documentos oficiais tenham uma data anterior à elevação da Vila à categoria de cidade, data que comemora-se a 28 de março e que tem apenas 177 anos – explica o autor.

Este é o terceiro livro de Avelino – o primeiro foi “Faria tudo outra vez”, publicado em 1995; e o segundo “José Cândido de Carvalho – Vida e Obra”, lançado em 2004. O próximo será a história da Câmara Municipal de Vereadores, que também completará 360 anos em dezembro de 2012, com lançamento previsto para setembro. O autor já venceu diversos concursos de reportagens, crônicas, contos, monografias. Uma de suas crônicas sobre Campos foi escolhida e inclusa no livro Crônicas da Cidade Amada, da Academia Brasileira de Letras, organizado por Arnaldo Niskier.


Por: Wesley Machado

Nenhum comentário:

Postar um comentário