terça-feira, 3 de abril de 2012

SENAI oferece 3.100 vagas para cursos gratuitos profissionalizantes em Campos e SJB


O Senai do Rio abre inscrições para os 23 cursos gratuitos do Programa de Qualificação Profissional em Construção Naval, realizado em parceria com o ITN – Instituto Tecnológico Naval e patrocínio da OSX, empresa do Grupo EBX. São 3100 vagas em diversas áreas, como: Metal-Mecânica, Eletricidade, Metalurgia, Automação/Instrumentação, Petróleo, Operação Automotiva, Construção Civil e Gestão. As inscrições acontecem entre 9 e 20 de abril.

Devido à proximidade com o mercado de trabalho, já que faz parte do Sistema Firjan o Senai apresenta elevados índices de inserção profissional de seus alunos. Seus cursos apresentam organização curricular moderna e estruturada, com base na formação por competências.

Durante o curso, serão concedidos aos alunos auxílio para transporte, bolsa auxílio e lanche, desde que apresentem desempenho de, no mínimo, 70% e assiduidade de, no mínimo, 75%, em toda a fase escolar, com aprovação nos cursos.

Inscrições gratuitas, no período de 09 a 20 de abril

Para se inscrever, os candidatos deverão comparecer, de 09 a 20 de abril, à unidade do SESI de Campos dos Goytacazes (Avenida Deputado Bartolomeu Lysandro, 862 – Jardim Carioca); ou ao CIEP 265 Professora Gladys Teixeira (Rua João Patrício Delfim Pereira, 295 – Centro / São João da Barra), de segunda a sexta-feira, das 9h às 17h. Não será cobrada taxa de inscrição.

Os candidatos deverão ter idade mínima de 18 anos e Ensino Fundamental completo, exceto para os cursos de Inspetor de Solda e Inspetor Dimensional de Caldeiraria, para os quais será exigido o Ensino Médio completo.

Ao se inscreverem, os candidatos deverão apresentar os seguintes documentos: carteira de identidade, CPF, comprovante de escolaridade exigido, comprovante de residência com validade de até 90 dias, título de eleitor, certificado de reservista ou de alistamento militar. Também deverão levar ficha de inscrição devidamente preenchida.

Etapas do Processo Seletivo

Na primeira fase deste processo seletivo, os candidatos que atenderem aos pré-requisitos para os cursos serão chamados para prova escrita. A relação com os convocados será divulgada no dia 02 de maio.

A prova, composta por 15 questões de Matemática e 15 de Português referentes ao Ensino Fundamental, será realizada no dia 06 de maio, das 9h às 13h, em Campos dos Goytacazes, em locais que serão informados no dia da divulgação da primeira etapa da seleção.

A relação com a classificação dos candidatos na prova escrita será divulgada no dia 16 de maio, na Unidade do SENAI de Campos dos Goytacazes (Rua Bruno de Azevedo, 37 – Jardim Maria Queiroz), no CIEP 265 Professora Gladys Teixeira (Rua João Patrício Delfim Pereira, 295 – Centro/ São João da Barra), no site do Sistema FIRJAN ou pelo telefone 0800 729 6106.

Avaliação Comportamental


Os candidatos aprovados na prova escrita serão chamados para Avaliação Comportamental, que visa identificar o potencial dos candidatos quanto a fatores intelectuais e emocionais favoráveis ao aproveitamento nos cursos de formação profissional do SENAI.

A Avaliação Comportamental é parte integrante do processo seletivo, sendo considerada etapa eliminatória.

A avaliação do primeiro grupo será realizada nos dias 19 e 20 de maio, na Unidade SENAI de Campos dos Goytacazes. Os grupos seguintes serão convocados através de telegrama ou por telefonema.

Reunião de Informação Profissional

Os candidatos selecionados no processo de seleção para as primeiras turmas serão convocados a participar da Reunião de Informação Profissional (RIP), no período de 11 a 14 de junho, no SENAI de Campos dos Goytacazes.

A Reunião tem por objetivo orientar os candidatos quanto à proposta pedagógica do SENAI e à política de concessão de bolsa, bem como de esclarecer possíveis dúvidas em relação aos cursos oferecidos.

A matrícula será efetuada no mesmo dia da Reunião de Informação Profissional. Mais informações sobre o processo seletivo podem ser obtidas pelo telefone 0800 729 6106.

Nenhum comentário:

Postar um comentário