quarta-feira, 13 de fevereiro de 2013

Vila Isabel samba o 'caminho da roça' e é campeã do carnaval do Rio


Vida no interior e no campo foi o tema do desfile da vencedora.

Durante apuração, escola perdeu liderança para Tijuca, mas se recuperou.




A escola de samba Unidos de Vila Isabel é a campeã do carnaval do Grupo Especal do Rio em 2013. A agremiação foi a vencedora com o samba-enredo "A Vila canta o Brasil, celeiro do mundo - Água no feijão que chegou mais um", em que trouxe a vida do campo para a Marquês de Sapucaí.

Com 3.700 componentes, espalhados em 31 alas, a Vila transformou a passarela do samba no "caminho da roça" por meio de imagens identificadas com a vida no interior: a bateria batucou com fantasias de espantalho e a ala das baianas rodopiou com roupas de joaninhas.
 
"Um samba-enredo dessa categoria tinha que sair consagrado, tinha que sair com esse título", comemorou o presidente Wilsinho. Para ele, o ritmo do samba caiu "como uma luva" para o enredo. A vitória deste ano foi a terceira da Vila Isabel - o último título foi o de 2006, com o enredo "Soy Loco por ti, América".

Durante a apuração, na tarde desta quarta-feira (13), a escola abriu vantagem sobre as demais no segundo critério, conjunto. Sua primeira nota abaixo de 10 foi no quarto quesito (enredo). No sétimo critério, bateria, a Unidos da Tijuca, passou à dianteira. No oitavo quesito, samba-enredo, no entanto, essa agremiação perdeu três décimos, o que permitiu a recuperação da Vila Isabel.

Beija Flor em 2º

No resultado final, a Beija Flor ficou em segundo lugar, seguida de Unidos da Tijuca, Imperatriz Leopoldinense, Salgueiro e Grande Rio.

As seis primeiras escolas farão o Desfile das Campeãs. Ao ficar em 12º lugar, a Inocentes de Belford Roxo acabou rebaixada.

"A gente deveria comemorar, mas a Beija-Flor está mal acostumada, só comemora campeonato. A vitória da Vila foi merecida, a escola fez um grande desfile", parabenizou Neguinho da Beija-Flor, que este ano teve de se contentar com o vice.

A Mangueira, que inovou ao levar para a Sapucaí duas baterias que se alternavam, perdeu seis décimos da nota por causa de atraso no desfile, também causado por problemas em carros alegóricos. Cada minuto de atraso retirou um décimo da nota da escola, que já começou a apuração com chances reduzidas.
A apuração ocorreu sob forte calor. Segundo o Alerta Rio, a estação meteorológica de São Cristóvão, a mais próxima do Sambódromo, marcava 35,8 graus pouco antes das 16h, quando começou a leitura das notas.

Emoção

A rainha de bateria da escola, Sabrina Sato, vibrou muito com o resultado após o fim da apuração. "Estou muito feliz. O presidente merece, é muita garra, a força da comunidade que aprendi a respeitar e amar", disse, aplaudida e saudada pelos torcedores na Sapucaí.

A atriz Suzana Pires falou com o G1 a caminho da quadra da Vila Isabel, para a comemoração: "É bem emocionante, a Vila é uma escola família e merece muito esse título." É a primeira vez que a artista desfila, mas, segundo ela, não será a última. "Foi um encontro, não quero mais sair da Vila."

Já na quadra, Carlinhos de Jesus, responsável pela coreografia dos ritmistas, disse estar muito emocionado por ter contribuído para a vitória. “Eu, que estou na escola há três meses, me sinto muito contente de ter conquistado a confiança e a harmonia das pessoas e de desenvolver o trabalho vitorioso.”

No Twitter, o prefeito do Rio, Eduardo Paes, comentou: “Parabéns à Vila pela merecida vitória! Salve bairro de Noel e Martinho! Ainda trazem o Arlindo! Só podia terminar em 'festa no arraiá'!”. Martinho da Vila, um dos nomes famosos a desfilar pela escola, festejou seu aniversário de 75 anos na passarela.

Carnaval Comparativo Rio resultado 2013 VERSÃO 2 (Foto: Editoria de Arte/G1)

Nenhum comentário:

Postar um comentário