A primeira avaliação do desempenho das operadoras de telefonia celular feita
pela Agência Nacional de Telecomunicações (Anatel) mostrou que as quatro
empresas analisadas (Vivo, Claro, TIM e Oi) não conseguiram cumprir a meta
estabelecida em relação ao serviço de conexão à rede de dados. Os resultados são
referentes aos meses de agosto, setembro e outubro do ano passado.
A meta da Anatel é que as operadoras cheguem a cerca de 98% de sucesso no
acesso à internet pela rede móvel. Em outros indicadores, no entanto, como o
índice de queda de chamadas, queda de conexão da internet pela rede móvel e
acesso à rede de voz, as empresas atingiram as metas estipuladas pela
agência.
A análise começou a ser feita depois que a Anatel suspendeu as vendas de novas linhas por 11 dias, em
julho do ano passado, por causa do desempenho insatisfatório das operadoras. As
empresas tiveram que apresentar planos, que contemplam investimentos na melhoria
das redes, do atendimento ao usuário e diminuição de interrupções do
serviço.
Em nota, o Sindicato Nacional das Empresas de Telefonia e de Serviço Móvel
Celular e Pessoal (SindiTelebrasil), destacou que as operadoras vêm cumprindo
praticamente todas as metas definidas pelo órgão regulador. Segundo a entidade,
as operadoras aumentaram os investimentos em 14% entre agosto e novembro, para
melhorar o atendimento e cumprir os planos apresentados à Anatel.
De acordo com a agência, o Plano Nacional de Ação de Melhoria da Prestação do
Serviço Móvel Pessoal (SMP) prevê a possibilidade de novas suspensões de
comercialização e outras sanções às operadoras.
Fonte: AgBr.
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