terça-feira, 29 de janeiro de 2013

Petrobras reajusta preço da gasolina e do diesel nas refinarias

A correção vale a partir da zero hora desta quarta-feira (30).
Reajuste será de 6,6% para a gasolina e de 5,4% para o diesel.


A Petrobras informou nesta terça-feira (29) que os preços da gasolina e do diesel serão reajustados a partir de quarta-feira nas refinarias. O reajuste será de 6,6% para a gasolina A e de 5,4% para o diesel (média Brasil), segundo comunicado da empresa.

A correção vale a partir da zero hora desta quarta-feira (30).
"Esse reajuste foi definido levando em consideração a política de preços da Companhia, que busca alinhar o preço dos derivados aos valores praticados no mercado internacional em uma perspectiva de médio e longo prazo", afirmou a companhia em nota.

De acordo com a estatal, os preços da gasolina e do diesel, sobre os quais incide o reajuste anunciado, não incluem os tributos federais CIDE e PIS/Cofins e o tributo estadual ICMS.

Fonte: G1

Berna treme na base diante de Wanda ao fazer reconhecimento na delegacia

A turca mente e diz que nunca viu a bandida



Berna vê Wanda do outro lado do vidro (Foto: Salve Jorge/TV Globo)Berna vê Wanda do outro lado do vidro (Foto: Salve Jorge/TV Globo)
Helô (Giovanna Antonelli) achou muito suspeita a prisão de Wanda (Totia Meirelles) e resolve conferir se a acusada de tráfico de bebês pode ser a mesma que negociou com Berna (Zezé Polessa) no passado. Para isso, ela chama a turca para fazer um reconhecimento da bandida na delegacia e ainda convida Delzuite (Solange Badim), que teve sua filha raptada.

Helô fica de olho na reação de Berna (Foto: Salve Jorge/TV Globo)Helô fica de olho na reação de Berna
A moradora do Alemão logo aponta Wanda como a mulher que sempre vê na casa de Morena (Nanda Costa) e Lucimar (Dira Paes), enquanto Berna engole em seco ao ver que a presa é a mesma que se apresentava por Adalgisa. "Não! Não conheço!", mente a turca.

Será que Helô percebeu o nervosismo de Berna ao ver Wanda? Não perca a cena, que começa a ir ao ar na terça-feira, dia 29 de janeiro. Saiba mais sobre o capítulo!

Fonte: TV Globo

Câmara cria Comissão de Vereadores para fiscalizar casas de shows

promotor Marcelo Lessa quer vistorias nas casas de show
Diante da tragédia ocorrida no último domingo, dentro da boate Kiss, na cidade de Santa Maria (RS), que terminou com a morte de 233 jovens, o presidente da Câmara Municipal de Campos, Edson Batista (PTB), acaba de designar constituir uma Comissão de Trabalho formada por seis vereadores visando levantar um diagnóstico da situação das casas noturnas e fiscalizar estes e outros estabelecimentos que abrigam ou promovem eventos com grande concentração de pessoas no município. A primeira reunião para o direcionamento dos trabalhos está marcada para esta terça-feira, às 16 horas, no gabinete da presidência da Câmara.

Os vereadores designados para integrar a Comissão são Fábio Ribeiro (PR), que irá presidir o grupo de trabalho, e ainda Gil Vianna (PR), Alexandre Tadeu (PR), Thiago Virgílio (PTC), Paulo César Genásio (PSC) e Alonsimar Pessanha (PTC).

A comissão também contará com dois representantes do Executivo: o chefe da Coordenadoria de Segurança e Ordem Pública, coronel Alcemir Pascouto, e o secretário de Defesa Civil, Henrique Oliveira.  “Vamos elaborar um diagnóstico da situação e, se for caso, adequarmos esses locais e as nossas leis às necessidades e exigências no intuito de evitar qualquer tipo de desgraça semelhante a que ocorreu em Santa Maria. O que aconteceu foi uma terrível tragédia, que leva à reflexão e ação dos gestores públicos sobre as condições em que funcionam esses locais”, comentou Edson Batista.

Entre as providências, os vereadores admitiram a necessidade de conferir permanentemente a documentação dos estabelecimentos, a capacidade de abrigar o quantitativo de pessoas que frequentam os espaços, além da existência de saídas de emergência e equipamentos de combate a incêndios.

Promotor quer fiscalização rigorosa nas casas de show de toda a região

O promotor da 2ª Promotoria de Tutela Coletiva, Marcelo Lessa, instaurou um inquérito civil público para que o Grupo de Apoio a Promotoria (GAP), em um prazo de 15 dias, identificar se todas as boates e estabelecimentos congêneres em funcionamento nos municípios de Campos, São João da Barra, São Francisco de Itabapoana e São Fidélis atendem às normas de segurança contra incêndio e pânico.

Segundo o promotor, a decisão é uma forma de contribuir para evitar uma tragédia como aconteceu na madrugada de domingo (27), em Santa Maria-RS, quando uma boate pegou fogo e matou mais de 200 jovens. “Após o GAP identificar as boates, vamos determinar que o Corpo de Bombeiros realize vistorias para analisar se estão adequadas ao Código Segurança contra Incêndio e Pânico (Coscip). As que não estiverem adequadas serão interditadas e vamos propor uma ação civil pública. Algumas tragédias são inevitáveis, mas seus efeitos e consequências podem ser evitados a partir da observância restrita das normas de segurança”, revelou o promotor, esclarecendo que mais de 30 casas noturnas foram objeto de ação civil pública por conta da inadequação às regras de segurança contra incêndio e pânico.

Segundo Lessa, o GAP também verificará se os equipamentos de segurança estão dentro dos respectivos prazos de validade e se as boates possuem alvarás de funcionamento. O promotor informou que a vistoria do GAP se iniciará nos estabelecimentos em funcionamento nas praias da região, principalmente no litoral de São João da Barra e São Francisco de Itabapoana, devido ao grande fluxo de pessoas durante o verão.

Fonte: O Diário

Mulher de 101 anos dada como morta levanta no dia do enterro


Estados Unidos -  Uma chinesa de 101 anos ficou doente e estava sendo cuidada pelas duas filhas no vilarejo de Shenshuidong (China). No sábado, elas notaram que o corpo da mãe estava gelado e enrijecido. Para elas, a mãe estava morta, e por isso providenciaram o enterro. Mas no dia do sepultamento, Peng Xiuhua se levantou do caixão e disse: "Olá", contou o "Southern Metropolis Daily". Após o susto, a família aproveitou a comida preparada para o enterro e comemorou o "renascimento" de Peng.
Foto: Reprodução Internet
Família usa comida do enterro para celebrar 'renascimento' de Peng | Foto: Reprodução Internet
 
Fonte: O Dia

segunda-feira, 28 de janeiro de 2013

Autoridades atualizam para 239 número de mortos em tragédia em Santa Maria

Rio Grande do Sul -  Corpo de Bombeiros da Brigada Militar do Rio Grande do Sul atualizou para 239 o número de mortos no incêndio na boate Kiss, em Santa Maria, no Rio Grande do Sul, na madrugada deste domingo. Dentre os corpos, oito eram militares.
A revisão no número de mortes se deve ao fato de que várias pessoas que foram levadas para os hospitais da cidade acabaram não resistindo e morreram horas depois de serem hospitalizadas.

Tragédia em Santa Maria


                    Incêndio atingiu boate durante a madrugada
A perícia no local está, ainda, em processo de análise. A casa noturna estava com o alvará de prevenção de incêndio vencido desde agosto de 2012 e ainda não havia conseguido a renovação do documento. Um dos proprietários da boate já prestou depoimento na 2ª Delegacia da Polícia Civil de Santa Maria. Familiares estão no ginásio do Centro Desportivo Municipal para fazer o reconhecimento e identificação dos corpos.


Confira a lista divulgada pelo Governo com 230 nomes:

Criança é encontrada morta dentro de máquina de lavar no Recife


Menino de dois anos brincava perto da casa da avó quando desapareceu.
Homem de 27 anos é suspeito de estuprar e matar a criança.

Do G1 PE
10 comentários
Menino foi encontrado dentro de máquina de lavar roupa. (Foto: Reprodução / TV Globo)Menino foi encontrado dentro de máquina de lavar roupa.

Uma criança de dois anos de idade foi encontrada morta dentro de uma máquina de lavar roupas no bairro de Afogados, no Recife, no sábado (26). Ele estava enrolado em um lençol, ensanguentado e com marcas de facada, segundo a mãe do menino, Jadna Rodrigues. O suspeito, um homem de 27 anos, foi preso neste domingo (27) e teria confessado à policia que abusou sexualmente e matou o menino.
O garoto estava brincando na calçada, perto da casa da avó, por volta das 17h do sábado, quando desapareceu. A mãe estava chegando do trabalho quando uma prima contou que a criança tinha sumido, enquanto a avó tomava conta. Vizinhos e parentes se uniram para procurar de porta em porta a criança.
A busca levou aproximadamente quatro horas. "Quando ele foi encontrado estava morto dentro de uma casa do vizinho perto da casa da minha mãe. Encontraram meu filho numa máquina de lavar todo enrolado num saco junto com lençol, todo ensanguentado, com várias facadas no pescoço. Uma crueldade fizeram com meu filho", disse Jadna Rodrigues.

Vizinhança ficou revoltada com a morte da criança. (Foto: Reprodução / TV Globo)Vizinhança ficou revoltada com a morte da criança.

O sargento da Polícia Militar, José Edilson Lima, conta que abordaram o suspeito no Alto do Céu, em Jaboatão dos Guararapes, na Região Metropolitana do Recife, acreditando que podia ser um dos fugitivos do Complexo do Curado, antigo Presídio Aníbal Bruno. "Ele inicialmente disse ser doente mental, mas a gente levou ele até a Delegacia de Jaboatão para confirmar até porque ele informou que era ex-presidiário. Na delegacia a gente confirmou que ele era ex-presidiário e que tinha um mandado de prisão em aberto contra ele. Ele confessou ter assassinado o menino na noite anterior no bairro de Afogados, assassinado e estuprado", detalha Lima.

O suspeito foi levado para o Departamento de Homicídios e Proteção à Pessoa para ser interrogado. Do lado de fora da delegacia, moradores que passaram a noite em busca do suspeito estavam revoltados neste domingo.
 
Fonte: G1

domingo, 27 de janeiro de 2013

Petroleiros de todo o Brasil irão parar nesta segunda-feira



Categoria reivindica aumento no Plano de Participação nos Lucros ou Resultados
Reprodução

Categoria reivindica aumento no Plano de Participação nos Lucros ou Resultados

 

Está prevista para esta segunda-feira (28/01) uma grande mobilização
de luta, democracia e justiça. Na oportunidade, petroleiros de todo o
Brasil irão reivindicar melhores condições de vida por
aumento no plano de Participação nos Lucros ou Resultados
(PLR), que venha ser uma gratificação recebida pelos funcionários.
Os sindicatos dos petroleiros ligados à Federação Nacional dos
Petroleiros (FNP) e à Federação Única dos Petroleiros (FUP)
resolveram nesta sexta-feira (25/01) deflagrar a greve nacional de
advertência, que está prevista para se iniciar à 0h desta segunda.

A duração do movimento será de 24h, mas, caso não tenham a pretensão
atendida pela petroleira, os sindicalistas ameaçam discutir a possibilidade
de organizar uma paralisação geral por tempo indeterminado.
De acordo com os servidores, vinte e oito plataformas enviaram atas para
o sindicato. Reuniões foram realizadas neste domingo (27/01), dia em que
antecede ao movimento, para organizar a mobilização e envolver os
trabalhadores que não estavam a bordo no dia da assembleia.




















Ururau/ Ascom

sexta-feira, 25 de janeiro de 2013

No xilindró! Wanda é presa após denúncia anônima de Morena

Bandida é pega no flagra com um bebê para adoção ilegal em seu apartamento




Wanda é conduzida para dentro de uma viatura por policial (Foto: Salve Jorge/TV Globo)Wanda é conduzida para dentro de uma viatura por policial (Foto: Salve Jorge/TV Globo)
 
Morena (Nanda Costa) sempre disse que um dia a hora de Wanda (Totia Meirelles) ia chegar. E a traficada tinha razão! A gata do Alemão faz uma denúncia anônima e a polícia flagra a bandida com um bebê para adoção ilegal em seu apartamento. Wanda até tenta inventar uma história, mas não tem jeito: vai para o xilindró!

O delegado que recebe Wanda não quer nem saber das desculpas da vilã. Ainda mais depois de um casal estrangeiro ter aparecido no apartamento dela em situação muito suspeita. O martelo está batido: Wanda vai ficar atrás das grades e terá que encontrar uma forma de explicar como o bebê foi parar em suas mãos.

A bandida usa a ligação à qual tem direito para falar com Lívia (Claudia Raia) e finge estar em contato com sua mãe. A chefona da máfia manda ela ir atrás de Stenio (Alexandre Nero) para ver se consegue livrar seu pescoço com a ajuda de um advogado.

Será que Wanda vai apodrecer atrás das grades? Não perca a cena, que começa a ser exibida na segunda-feira, dia 28 de janeiro. Saiba mais sobre o capítulo!

Nahim: “Eles inventaram tudo




“Enquanto eles inventam que houve um erro, eu posso provar com documentos que não tinha nada errado”, disparou o ex-presidente da Câmara de Campos, Nelson Nahim (PPL), que participou ontem do programa Folha no Ar, da Plena TV, do Grupo Folha. Segundo Nahim, a “adequação” aprovada no plenário “está eivada de nulidade”. Ainda na tarde de ontem, Nahim tomou conhecimento sobre um pedido de informação formulado pela Comissão de Fiscalização que pretende obter dados sobre a sua gestão.

No “Folha no Ar”, logo após entregar  documentos, Nahim explicou.

— Está tudo aqui. A estimativa realizada durante a minha gestão acertou e o atual gestor poderia arcar com todas as despesas e ainda restaria R$ 87 mil e mais R$ 314 mil. Fizemos consulta ao TCE e realizamos todos os procedimentos necessários. Trata-se de uma grande mentira essa história de que houve erro na previsão — disse Nahim, que alfinetou o vereador Alexandre Tadeu (PRB).
“O vereador Alexandre ‘Tô Contigo’ afirmou na tribuna da Câmara que houve erro. Ele apresentou algum documento? Ele tem conhecimento técnico para falar sobre o tema? Ele conseguiria debater com técnicos sobre o assunto? Respeito o vereador, mas fica claro que o discurso é político. Eu não estou falando. Tenho documentos que falam por mim”, disse Nahim.

Segundo o ex-presidente, a sessão extraordinária da última terça-feira pode não ter valor.

— Não sou presidente da Casa e não tenho que ficar opinando sobre a Câmara. Porém, estão citando o meu nome e não posso me calar. A grande verdade é que a proposta que reduziu em 9% os subsídios não contava com nada oficial. Apenas falaram que houve erro e aprovaram o corte. Falar qualquer um fala. Por isso, afirmo que este ato pode ser nulo — afirmou o ex-vereador.

Na opinião de Nahim, as críticas dos governistas têm motivação política.

— Fica bem nítido que, após toda essa encenação, a grande meta é me atingir e denegria a minha imagem de gestor sério e responsável. Dizer que não tinha papel higiênico, água e café, é a coisa mais absurda. A Câmara pode gastar até R$ 8 mil com esse tipo de gasto. Será que eles não sabiam disso? Tiveram que fazer vaquinha? São duas opções. Muita incompetência ou estratégia política para me atingir — disse Nahim.

            Comissão quer informações sobre gestão


O vereador Fábio Ribeiro (PR), presidente da Comissão de Fiscalização da Câmara, protocolou ontem na Câmara um memorando informando que, após a constatação “de erros e má-fé nos estudos de impacto orçamentários”, foram solicitados estudos de impacto orçamentário, processo legislativo com o respectivo impacto orçamentário após o aumento do número de cadeiras, processo legislativo com respectivo impacto da resolução nº 8.315  de 2012 que fixou os subsídios dos vereadores, processo legislativo de aprovação dos cargos efetivos a serem preenchidos pelo concurso público realizado em 2012 e todos os processos que verifiquem indícios de afronta a legislação. O memorando foi assinado por Fábio Ribeiro, Thiago Virgílio (PTC) e Miguelito (PP), membros da Comissão.

Segundo Nahim, todos os documentos estão disponíveis na Câmara. “ Está tudo  na Câmara”, disse.

Por Alexandre Bastos

quinta-feira, 24 de janeiro de 2013

Alonsimar toma posse na Câmara de Vereadores

 
 O policial militar e primeiro suplente, Alonsimar de Oliveira Pessanha, 37 anos, tomou posse nesta quinta-feira como novo vereador na Câmara Municipal de Campos, na vaga do titular Ozéias Martins (PTC), 43, que se licenciou do cargo para ocupar a Secretaria Municipal de Trabalho e Renda. Acompanhado da esposa Leandra e do filho Alonso, Alonsimar, (PTC) foi apresentado aos novos colegas do Legislativo pelo presidente da Casa, vereador Edson Batista (PTB), numa cerimônia simples em seu próprio gabinete da presidência.


 “Nós aqui temos a oportunidade de fazer parte de um grupo seleto de campistas com a honra de representar o povo de nossa cidade em numa instituição que existe há mais de 360 anos. Logo, o orgulho muito grande que cada um de nós em sermos vereadores. Quero lhe desejar boas vindas e parabenizá-lo pela conquista”, disse Edson Batista ao novato vereador, cabo da PM. Agora, são três vereadores que pertencem aos quadros da PM no Legislativo campista. Além de Alonsimar, também estão na Casa Gil Vianna (PR) e Paulo César Genásio (PSC).

Após assinar o termo de posse, Alonsimar leu o termo de compromisso e prestou juramento perante seus colegas da Câmara e à imprensa para então ser declarado empossado pelo presidente da Câmara. Logo após as entrevistas aos repórteres, dezenas de pessoas, entre familiares, amigos e eleitores do vereador o esperavam para cumprimentá-lo nas galerias da Casa junto ao plenário. Os vereadores presentes também o saudaram e pousaram para fotos com o novo integrante do Legislativo numa espécie de “posse informal”.

Na última eleição, Alonsimar obteve 2.019 votos, alcançando a primeira suplência. Um dos líderes do movimento grevista dos policiais e bombeiros militares, o parlamentar empossado prometeu continuar a luta por melhores condições de trabalho para a categoria, agora munido de um mandato. Como policial militar, o vereador do PTC pagou um preço caro por se manifestar em prol de melhores condições para a categoria, chegando até ser preso e até hoje responde a um procedimento administrativo disciplinar por ter participado do momento grevista.

“Como vereador, terei liberdade agora para me para expressar e vou ocupar a tribuna sempre que for necessário. A luta continua agora aqui na Câmara. Minha luta tem origem nos movimentos populares. Como líder do movimento estudantil, obtivemos importantes conquistas como a Lei do Passe Livre e a que dá direito ao estudante pagar meia entrada nos eventos esportivos e culturais do município”, destacou o vereador, que também foi presidente da Federação dos Estudantes de Campos (FEC).


Discurso de Edson Batista desejando boas vindas a Alonsimar
Hora do juramento
 
 
Oficializando a posse

 
Terceiro policial na Câmara de Vereadores
 
Sai Ozéias e entra Alonsimar
Familiares e amigos policiais aguardaram no plenário para parabenizar Alonsimar

Fonte: O Diário/ Márcia Lemos
Fotos de Márcia Lemos


Investigação nas contas da Câmara na gestão de Nelson Nahim


Logo após a posse, o vereador Fábio Ribeiro (PR) entregou a Edson Batista um ofício  da Comissão de Fiscalização da Câmara, que requer a investigação das contas da gestão anterior da Casa, presidida pelo ex-vereador Nelson Nahim (PPL). “Não há nada de pessoal ou qualquer manifestação de perseguição a ninguém, mas trata-se apenas do cumprimento do papel regimental desta Comissão que presido, que se declarou unânime pelo pedido de averiguação contábil, diante do espírito de transparência que exige o processo legislativo e a presidência desta Casa tem enfatizado como uma das marcas da gestão que se inicia”, afirmou Fábio.


Vestígios de erros ou má fé

A Comissão de Fiscalização, composta também pelos vereadores Miguelito Machado (PR) e Thiago Virgílio de Souza (PTC), frisa no documento que compete entre suas atribuições fiscalizar a parte contábil e administrativa da Câmara, considerando os indícios de erros ou má-fé nos estudos de impacto orçamentário na administração passada, aptos a ensejar, em tese, dano ao erário, bem como transgressões às normas relacionadas à contabilidade pública.

O erro praticado na gestão anterior do Legislativo obrigou a Câmara a realizar uma sessão extraordinária esta semana para corrigir o equívoco. No ano passado, a Câmara decidiu aumentar os subsídios dos vereadores em 61,8% mas o reajuste “estourou” o Orçamento da Casa. Com o aumento do número de cadeiras nesta legislatura, o reajuste dos salários faria com que os gastos da com folha de pagamento ultrapassasse 70% da verba orçamentária da Câmara, o que é proibido pela Lei de Responsabilidade Fiscal (LRF). Como resultado, os vereadores decidiram reduzir em 9% os próprios salários previstos, bem como de assessores com cargos comissionados para adequação à lei.




 
Fábio Ribeiro entrega a Edson Batista documento pedindo informações sobre a administração de Nahim


Edson Batista assina o documento  recebido

Fábio Ribeiro recebe o apoio dos demais vereadores da bancada governista



Fonte: O Diário/Márcia Lemos
Fotos de Márcia Lemos

Concurso Beleza do Verão 2013 é nesse fim de semana





O verão está a todo vapor. A cada semana as praias sanjoanenses estão mais agitadas, muito sol, calor, mar e shows com muita gente bonita, e agora, está na hora de escolher o casal adulto e infantil mais belo deste ano de 2013. A Prefeitura de São João da Barra realiza o tradicional e mais badalado concurso de beleza verão, vem ai o Concurso Beleza do Verão 2013.

Este ano o concurso está com novidades, pois não haverá seleção por foto e, a primeira etapa será realizada no Pólo Gastronômico de Grussaí, às 18h, deste sábado (26/01), e todos os candidatos que pretendem participar, devem ir pessoalmente.

A segunda pré-seleção será no domingo (27/01), no Balneário de Atafona, com uma nova equipe de candidatos interessados.
Após selecionar os candidatos para a grande final, o concurso vai escolher o casal vencedor adulto e infantil, que será no dia 02 de fevereiro, no Balneário de Atafona, às 19h. A apresentação da noite ficará sob a responsabilidade de cinco atores, que terão os nomes divulgados nesta terça-feira (22/01).


No pacote da premiação os vencedores terão a oportunidade de estampar as propagandas do Concurso Beleza do Verão 2014, além de um Book fotográfico profissional, brindes de lojas patrocinadoras e, o casal adulto receberá cada um, a quantia de R$ 1.000, já o casal infantil, cada um receberá R$ 500. Para participar a criança deve ter idade entre 05 a 10 anos com autorização dos pais.

Fonte: Secom da Prefeitura de SJB

quarta-feira, 23 de janeiro de 2013

Novo vereador Alonsimar toma posse nesta quinta-feira, às 16h na Câmara



                                           Ozéias sai e entra Alonsimar


A Secretaria Municipal de Trabalho e Renda foi a primeira a sofrer mudança, dentro da reforma administrativa que a prefeita Rosinha Garotinho (PR) fará a partir deste ano em seu segundo mandato, com a nomeação do vereador Oséias Azeredo Martins (PTC) para ocupar a pasta. Com a licença do parlamentar, a Câmara Municipal terá como novidade a posse do primeiro suplente Alonsimar de Oliveira Pessanha (PTC), nesta quinta-feira (24), às 16 horas, no gabinete do presidente Edson Batista (PTB). .

Ozéias teve sua nomeação publicada ontem no Diário Oficial, enquanto Alonsimar terá sua convocação publicada também nesta quinta para assumir a vaga no Legislativo.  O vereador que hoje toma posse é policial militar e obteve 2.019 votos na última eleição.

Alonsimar construiu sua trajetória na militância dos movimentos sociais. Na Câmara, o vereador se compromete a dar continuidade ao trabalho que desenvolveu como uma das lideranças do movimento de reivindicação por melhorias das condições de trabalho dos policiais militares e também foi uma das lideranças do estudantil, na Federação dos Estudantes de Campos (FEC).

“Me comprometo a trabalhar para toda comunidade, mas como estive nas ruas como militante da causa estudantil, como na conquista da Lei do Passe Livre, e continuarei na defesa dos direitos dos estudantes agora aqui na Câmara, onde farei uso deste meu mandato como mais um instrumento de luta. Como policial militar, embora saiba que são reivindicações da alçada do governo estadual, vou também lutar para que a categoria tenha melhores condições”, comentou.

Vereador eleito com 2.804 votos, técnico de Eletricidade, Eletrônica e Telecomunicações, Ozéias, de 43 anos, assume uma secretaria recente criada pela prefeita Rosinha Garotinho em seu primeiro mandato, mas que adquire importância tamanha diante da necessidade de implementação de uma política de capacitação profissional, face à multiplicação de oferta de mão de obra gerada com o advento dos complexos portuário, naval e industrial do Açu e de Farol/Barra do Furado.