terça-feira, 3 de outubro de 2017

Trabalhador já pode pedir aposentadoria de casa


Quem contribui para a Previdência Social poderá se aposentar por idade sem enfrentar fila nos postos do INSS

Cinco mil trabalhadores já podem se aposentar por idade sem sair de casa ou ter que ir a uma agência do INSS em todo o país. Basta que façam uma ligação telefônica para a Central 135. Segundo informou o presidente do órgão, Leonardo Gadelha, o instituto começou a enviar carta para esses segurados informando que que já completaram as condições de requerer o benefício (60 anos mulheres e 65 anos para homens).
Conforme O DIA informou em 4 de agosto, quem contribui para a Previdência Social poderá se aposentar por idade sem enfrentar fila nos postos do INSS. O reconhecimento do direito ao beneficio passou a ser automático e, após ser avisado por carta pelo instituto, o segurado pode aceitar e começar a receber ao ligar para o 135.
O instituto ainda não tem previsão de quando vai oferecer a possibilidade a todos os segurados que estão informações cadastrais consideradas corretas. O sistema também funcionará,inclusive para concessão de outros benefícios, como aposentadoria por tempo de contribuição.
Outra novidade para os segurados do INSS no Rio é a implementação de um acordo de cooperação técnica com o instituto, para facilitar a vida do trabalhador na hora de solicitar benefícios como aposentadoria, pensão por morte e salário-maternidade.
“Com o acordo, trabalhadores que solicitarem esses serviços não precisão ir a agência entregar os documentos,que será fornecida pela empresa, que já enviará toda documentação digitalizada ao INSS. Isso vai desburocratizar o primeiro atendimento e agilizar o acesso aos benefícios”, explica Luciana Melo, chefe da divisão de benefícios do INSS no Rio.
De acordo com o INSS, o tempo médio de espera para o primeiro atendimento em uma das agências, no Rio, já está em 120 dias. Gadelha informou que os acordos de cooperação técnica podem ser ampliados no Rio ao longo desse ano e de 2018. “A ideia é que entidades representativas, como sindicatos, também possam receber a documentação de trabalhadores para o requerimento de benefícios”, disse.
Acesso será simplificado
Pelo projeto INSS Digital o segurado terá acesso a serviços de forma mais rápida e com segurança. O novo modelo transforma a tramitação dos processos em papel para formatos digitais, o que deve tornar mais ágil o recebimento e análise de documentação e requerimentos, bem como a distribuição dos processos de forma eletrônica.

Hoje, segurados do INSS já podem ter acesso a uma série de serviços online, sem precisar se deslocar até um posto. Um dos canais para apressar o atendimento é a plataforma digital chamada “Meu INSS”, que já conta com cerca de dois milhões de senhas cadastradas. No endereço meu.inss.gov.br, é possível acessar extrato de pagamento, agendar atendimento e solicitar senha do Cadastro Nacional de Informações Sociais (CNIS), que reúne todas as informações do segurado, além da contagem de tempo de serviço para solicitar a aposentadoria.
Campos 24 Horas

Nenhum comentário:

Postar um comentário