terça-feira, 24 de outubro de 2017

Depressão em idosos é tema de debate no CRAS Custodópolis


Psicóloga, especialista em gerontologia, falou sobre a doença, que segundo levantamento da OMS, registrou aumento entre os anos de 2012 e 2014.
O Centro de Referência de Assistência Social (CRAS) de Custodópolis promoveu nesta segunda-feira (23), uma palestra para os idosos assistidos pelo Serviço se Convivência e Fortalecimento de Vínculos. Como tema do debate, a depressão em idosos abordada pela psicóloga Ceneida Ferraiuoli, especialista em gerontologia (estudo de envelhecimento humano em aspectos, como social e psicológico).
De acordo com a psicóloga Ceneida Ferraiuoli, os casos de tentativas de suicídio em idosos por depressão têm aumentado e requerem mais atenção.

—A depressão é a principal causa de suicídio em idosos. Na última pesquisa desenvolvida pela Organização Mundial de Saúde (OMS), sobre o assunto, entre 2012 e 2014, esses casos cresceram 60%. É preciso se atentar, porque a depressão em pessoas acima de 60 anos pode ser confundida com outras doenças. Por isso a necessidade de promover reuniões de orientação, como essa — pontuou a especialista.

Para a pensionista Maria da Penha, 71 anos, é importante esse tipo de reunião para conversa aberta entre os assistidos.


— Esse tipo de palestra nos acrescenta muito. É importante que tenhamos esclarecimentos sobre um assunto tão grave, para que possamos ter consciência de que não podemos dar espaço à depressão, e que o suicídio não é a saída. Temos 24 horas por dia, e temos a missão de preencher cada uma delas, da melhor forma, para poder viver positivamente — destacou Maria.

Nenhum comentário:

Postar um comentário