segunda-feira, 18 de agosto de 2014

Começa vacinação contra Hepatite A


A vacinação contra Hepatite A no estado do Rio de Janeiro começou nesta segunda-feira (18). A meta é imunizar 220.411 crianças entre 1 ano e 1 ano e 11 meses de idade em todo o estado. A vacina contra a Hepatite A entra este ano para o calendário oficial de imunizações do Ministério da Saúde e estará disponível nos postos de saúde de todos os municípios.
A vacina é administrada por injeção, em dose única. Ela pode ser administrada concomitantemente com qualquer outra vacina do calendário nacional e possui como contraindicação apenas a hipersensibilidade da criança a qualquer componente da fórmula.
Doença — A Hepatite A é uma doença contagiosa causada pelo vírus A (VHA) e é também conhecida como “hepatite infecciosa”. A transmissão dos vírus da hepatite A ocorre pela via fecal-oral, sendo as fezes a via básica de contaminação da água, de alimentos e de tudo que possa ser infectante por via oral. Entre os mais frequentes sintomas estão: cansaço, tontura, enjoo e/ou vômitos, febre, dor abdominal, pele e olhos amarelados, urina escura e fezes claras. Quando surgem, costumam aparecer de 15 a 45 dias após a infecção. O diagnóstico da doença é realizado por exame de sangue. Após a confirmação, o profissional de saúde indica o tratamento mais adequado.


AN
Foto: Valmir Oliveira

Nenhum comentário:

Postar um comentário