quinta-feira, 29 de maio de 2014

Fundação da Câmara de Campos lembrada por Edson Batista


1
Durante as homenagens em comemoração aos 337 anos de criação da Vila de São Salvador dos Campos, no dia 29 de maio, a Câmara de Vereadores realizou sessão solene na tarde desta quarta-feira (28) para entrega de 18 comendas, o presidente da Câmara, vereador Edson Batista, ressaltou a importância da data. “Campos faz parte da história do país desde o início da colonização. Que o dia 29 de maio jamais seja esquecido e que essa Casa de Leis continue honrando seu povo, a sua história”.
Edson Batista lembrou  ainda que a Câmara tem 360 anos e antecedeu a própria Vila de São Salvador. “Na ocasião, ela não representava apenas o Legislativo, mas o Executivo e o Poder Judiciário e também tinha poder de polícia. A Câmara participou de todos os momentos históricos da cidade e essa homenagem é uma pequena contribuição desta Casa ao dia 29 de maio”, afirmou o presidente, que finalizou o discurso com um “Viva à Vila” e um “Viva à cidade de Campos”.
Edson Batista enfatizou ainda que, diante de fenômenos como a chamada globalização, “as nossas casas recebem mensagens dos aparelhos de TV e outros veículos beneficiados pelas tecnologias de comunicação, onde são transmitidas imagens e reproduzidos os valores e costumes de outras culturas, daí a necessidade de preservação da nossa história no caminho da construção de nossa própria identidade cultural”, explicou.
“Os índios foram os nossos primeiros habitantes e formam hoje uma civilização praticamente massacrada, tanto que não há nenhum deles hoje aqui entre nós. Os portugueses aqui chegaram e, com sua cultura e conhecimentos, impondo seus valores e sua cultura, tudo porque esses os indígenas não conheciam a força de sua cultura e os seus valores. Então, é fundamental fortalecermos nossa identidade e preservá-la para que nos tornemos uma civilização forte e não tenhamos o mesmo destino desses nossos ancestrais”, afirmou.
Sobre Campos, o presidente do Legislativo destacou a força, ousadia e a inteligência do homem e da mulher campista nos mais diferentes setores de atividade, não apenas se destacando em seu município, mas também no plano nacional. Edson Batista acrescentou que o campista sempre foi guerreiro, desbravador, tenaz e inteligente, dando sua contribuição nos diferentes campos de atividade.
“Tivemos grandes figuras que deram grande contribuição para as causas abolicionista e republicana, como José do Patrocínio e Carlos de Lacerda. Grandes nomes na área da literatura, como José Cândido de Carvalho; no teatro, Tonico Pereira e Zezé Mota; na música, Campos deu figuras que também se destacaram nacionalmente como Wilson Batista e Roberto Ribeiro, entre outros; no esporte, tivemos grandes campeões mundiais, como Didi e Amarildo, entre tantos. Demos um presidente da República, como Nilo Peçanha; governadores como Garotinho e Rosinha! Tudo isso só demonstra a saga e o brilho do campista ao longo da história. Viva Campos!”, exclamou.
No caso de Zezé Motta e Rosinha, Edson Batista lembrou que embora  ambas tenham nascido em cidades vizinhas (São João da Barra e Itaperuna, respectivamente) sempre tiveram maior identificação e suas vidas ligadas a Campos. Por fim, o presidente da Câmara reforçou o compromisso da Câmara com os pilares de sua gestão: a transparência, democracia e a preservação da história de Campos como reforço da sua identidade cultural.
Blog de Edson Batista

Nenhum comentário:

Postar um comentário