terça-feira, 27 de agosto de 2019

Campos intensifica vacinação contra sarampo



A vacina tríplice viral está disponível em mais de 40 salas de vacinação no município.



A Prefeitura de Campos, através da Vigilância em Saúde, vem intensificando a vacinação contra o sarampo para a faixa etária de 6 meses até os 49 anos, sendo que de 6 meses a 11 meses e 29 dias começou este mês conforme a estratégia que foi definida pelo Ministério da Saúde. O objetivo é interromper a cadeia de transmissão do vírus e a proteção da saúde da população. A vacina tríplice viral está disponível em mais de 40 salas de vacinação no município, incluindo a sede da Secretaria de Saúde (Rua Voluntários da Pátria, 875). Ela previne também contra rubéola e caxumba.  

Neste ano, foram registrados no estado do Rio de Janeiro seis casos confirmados de sarampo. Em Campos não há nenhum caso registrado da doença, desde 2007, quando foi implementado o Sistema de Informação de Agravos e Notificação (Sinan). 

São necessárias duas doses para quem tem até 29 anos. A aplicação da chamada “doze zero” visa proteger as crianças e não será contabilizada no calendário nacional de vacinação da criança. De acordo com a diretora de Vigilância em Saúde, Andréya Moreira, a medida é preventiva e é necessária para proteger os bebês e consequentemente as suas família. 

— Além desta dose, os pais devem levar os filhos para tomar a vacina tríplice viral (D1) aos 12 meses de idade (1ª dose); e aos 15 meses (2ªdose) para tomar a vacina tetra viral ou a tríplice viral + varicela, respeitando-se o intervalo de 30 dias entre as doses. A vacinação de rotina das crianças deve ser mantida independentemente de a criança ter tomada a “dose zero” da vacina — explicou Andréya lembrando que em casos de viagem para o estado de São Paulo onde os casos de sarampo são maiores é preciso tomar a vacina 15 dias antes da viagem. 

O secretário de Saúde, Abdu Neme, contou que o município segue a recomendação do Ministério da Saúde, e que não há motivos para à população do município se apavorar. “O sarampo estava erradicado no país há algum tempo e neste ano voltou. Estamos fazendo uma intensificação para o público alvo", finalizou Abdu Neme.

Nenhum comentário:

Postar um comentário