quarta-feira, 28 de agosto de 2019

Alunos da rede recebem projeto de conscientização ambiental e consumo consciente



Quatro escolas participaram do “Enel Compartilha Energia na Escola”, uma parceria entre a concessionária e a secretaria de Educação

Os estudantes da escola municipal Branca Pessanha, no Parque Eldorado, receberam nesta quarta-feira (28) o projeto “Enel Compartilha Energia na Escola”, uma parceria entre a concessionária e a secretaria de Educação, Cultura e Esporte (Smece), através da subsecretaria de Programas e Convênios. Por meio da iniciativa, alunos e professores receberam informações para preservação do meio ambiente, consumo consciente de energia elétrica e água, com palestras demonstrativas e dicas baseadas no cotidiano. A unidade escolar foi a quarta a receber o projeto. Também participaram O Cemei do Parque Aurora, o Ciep Municipalizado Wilson Batista e a escola municipal José do Patrocínio.

A subsecretária de Programas e Convênios da Smece, Joana Campinho, acompanhou as demonstrações. “Nossa equipe sempre busca parceiros com inciativas culturais e educacionais que estimulem nossos estudantes. Firmamos convênios com empresas, universidades, procuramos nos habilitar para todos os programas federais voltados para Educação, ou seja, tentamos levar o melhor para os estudantes da rede municipal dentro da nova realidade financeira que vivemos”, relata Joana.

Durante a demonstração, adequada para a faixa etária, foram abordados os temas relativos ao meio ambiente, cuidados práticos no uso de alguns recursos naturais, uso seguro e eficiente da energia elétrica. A importância de jogar lixo nas lixeiras, o alto consumo da lâmpada incandescente, os riscos de colocar roupa para secar atrás da geladeira, os perigos do uso de benjamins e extensões foram alguns dos alertas.

- Colocar a roupa úmida ou molhada para secar atrás da geladeira, além de fazer com que o motor desta precise trabalhar mais, gerando maior consumo de energia, pode provocar curto circuito. Outro perigo é que a geladeira libera um gás tóxico que fica na roupa, podendo provocar doenças de pele, como câncer-, frisou a instrutora do projeto Elaine Vieceli.
Ao final, os estudantes responderam perguntas e ganharam brindes. Os professores tiveram uma palestra específica e kits próprios.

Nenhum comentário:

Postar um comentário