quarta-feira, 28 de agosto de 2019

Audiência Pública sobre Acidentes do trabalho


Alunos da rede recebem projeto de conscientização ambiental e consumo consciente



Quatro escolas participaram do “Enel Compartilha Energia na Escola”, uma parceria entre a concessionária e a secretaria de Educação

Os estudantes da escola municipal Branca Pessanha, no Parque Eldorado, receberam nesta quarta-feira (28) o projeto “Enel Compartilha Energia na Escola”, uma parceria entre a concessionária e a secretaria de Educação, Cultura e Esporte (Smece), através da subsecretaria de Programas e Convênios. Por meio da iniciativa, alunos e professores receberam informações para preservação do meio ambiente, consumo consciente de energia elétrica e água, com palestras demonstrativas e dicas baseadas no cotidiano. A unidade escolar foi a quarta a receber o projeto. Também participaram O Cemei do Parque Aurora, o Ciep Municipalizado Wilson Batista e a escola municipal José do Patrocínio.

A subsecretária de Programas e Convênios da Smece, Joana Campinho, acompanhou as demonstrações. “Nossa equipe sempre busca parceiros com inciativas culturais e educacionais que estimulem nossos estudantes. Firmamos convênios com empresas, universidades, procuramos nos habilitar para todos os programas federais voltados para Educação, ou seja, tentamos levar o melhor para os estudantes da rede municipal dentro da nova realidade financeira que vivemos”, relata Joana.

Durante a demonstração, adequada para a faixa etária, foram abordados os temas relativos ao meio ambiente, cuidados práticos no uso de alguns recursos naturais, uso seguro e eficiente da energia elétrica. A importância de jogar lixo nas lixeiras, o alto consumo da lâmpada incandescente, os riscos de colocar roupa para secar atrás da geladeira, os perigos do uso de benjamins e extensões foram alguns dos alertas.

- Colocar a roupa úmida ou molhada para secar atrás da geladeira, além de fazer com que o motor desta precise trabalhar mais, gerando maior consumo de energia, pode provocar curto circuito. Outro perigo é que a geladeira libera um gás tóxico que fica na roupa, podendo provocar doenças de pele, como câncer-, frisou a instrutora do projeto Elaine Vieceli.
Ao final, os estudantes responderam perguntas e ganharam brindes. Os professores tiveram uma palestra específica e kits próprios.

terça-feira, 27 de agosto de 2019

Campos intensifica vacinação contra sarampo



A vacina tríplice viral está disponível em mais de 40 salas de vacinação no município.



A Prefeitura de Campos, através da Vigilância em Saúde, vem intensificando a vacinação contra o sarampo para a faixa etária de 6 meses até os 49 anos, sendo que de 6 meses a 11 meses e 29 dias começou este mês conforme a estratégia que foi definida pelo Ministério da Saúde. O objetivo é interromper a cadeia de transmissão do vírus e a proteção da saúde da população. A vacina tríplice viral está disponível em mais de 40 salas de vacinação no município, incluindo a sede da Secretaria de Saúde (Rua Voluntários da Pátria, 875). Ela previne também contra rubéola e caxumba.  

Neste ano, foram registrados no estado do Rio de Janeiro seis casos confirmados de sarampo. Em Campos não há nenhum caso registrado da doença, desde 2007, quando foi implementado o Sistema de Informação de Agravos e Notificação (Sinan). 

São necessárias duas doses para quem tem até 29 anos. A aplicação da chamada “doze zero” visa proteger as crianças e não será contabilizada no calendário nacional de vacinação da criança. De acordo com a diretora de Vigilância em Saúde, Andréya Moreira, a medida é preventiva e é necessária para proteger os bebês e consequentemente as suas família. 

— Além desta dose, os pais devem levar os filhos para tomar a vacina tríplice viral (D1) aos 12 meses de idade (1ª dose); e aos 15 meses (2ªdose) para tomar a vacina tetra viral ou a tríplice viral + varicela, respeitando-se o intervalo de 30 dias entre as doses. A vacinação de rotina das crianças deve ser mantida independentemente de a criança ter tomada a “dose zero” da vacina — explicou Andréya lembrando que em casos de viagem para o estado de São Paulo onde os casos de sarampo são maiores é preciso tomar a vacina 15 dias antes da viagem. 

O secretário de Saúde, Abdu Neme, contou que o município segue a recomendação do Ministério da Saúde, e que não há motivos para à população do município se apavorar. “O sarampo estava erradicado no país há algum tempo e neste ano voltou. Estamos fazendo uma intensificação para o público alvo", finalizou Abdu Neme.

segunda-feira, 26 de agosto de 2019

INSS começa a pagar nesta segunda a primeira parcela do 13º dos aposentados



  



O Instituto Nacional do Seguro Social (INSS) começa a pagar nesta segunda-feira (26) a primeira parcela do 13º salários dos aposentados e pensionistas. A data de pagamento varia de acordo com o número final do benefício. O dinheiro será depositado junto com a folha mensal de agosto.

A antecipação vai beneficiar aqueles que, durante o ano, tenham recebido auxílio-doença, auxílio-acidente, aposentadoria, auxílio-reclusão ou pensão por morte e demais benefícios administrados pelo INSS que também façam jus ao abono anual. A parcela dos 50% restantes será paga no fim do ano.
“É o cronograma normal de pagamento. Você recebe sua aposentadoria, ou sua pensão, acrescido dos 50% [do décimo terceiro]", disse o secretário especial de Previdência e Trabalho do Ministério da Economia, Rogério Marinho, ao anunciar a medida no último dia 5 de agosto, em entrevista à imprensa.

Segundo Marinho, o presidente Jair Bolsonaro, ao assinar a Medida Provisória (MP) 891/2019, transformou a antecipação dos pagamentos em regra. Anteriormente, a gratificação em agosto era determinada com assinatura de decreto presidencial a cada ano.

“Com a medida, a partir de agora, haverá previsibilidade para que, no futuro, os aposentados e pensionistas do INSS possam se programar, uma vez que terão uma garantia real de que receberão esse adiantamento no mês de agosto. Não dependerão mais do poder discricionário do presidente da República na ocasião”, disse o secretário.

A antecipação representará uma injeção de R$ 21,9 bilhões na economia neste terceiro trimestre. Terão direito à primeira parcela do abono anual cerca de 30 milhões de benefícios. Não haverá desconto de Imposto de Renda nessa primeira parcela, que será cobrado apenas em novembro e dezembro, quando for depositada a segunda parte do abono.

Fonte: Agência Brasil

quarta-feira, 21 de agosto de 2019

Governo paga 50% das gratificações e substituições e reforça importância de "pacto pela Saúde"


O prefeito Rafael Diniz (Cidadania) emitiu ontem (20) uma carta aberta à classe, na qual afirmou que irá pagar hoje (20) os 50% referentes às gratificações e substituições do mês de julho, e que fruição das férias, desde que não haja a necessidade de substituição, ficando o pagamento do terço constitucional para pagamento, entre outros pontos. Logo após a divulgação da carta, o secretário de Saúde, Abdu Neme, se reuniu com o presidente do Sindicato dos Médicos de Campos (Simec), José Roberto Crespo, para apresentar as propostas feitas pelo governo. Ainda nesta segunda-feira, circulou um parecer do Ministério Público Estadual que diz não ver irregularidade no movimento grevista.
Confira a carta:
A nossa saúde está doente e o problema não é de hoje. Historicamente, o Poder Público, em todos os seus níveis, não geriu de forma eficiente o complexo sistema de saúde brasileiro. Em nossa cidade, infelizmente, os gestores que me antecederam não souberam aproveitar os vultuosos recursos dos royalties. Tiveram recursos de sobra para tornar a nossa saúde referência de qualidade, mas o que encontramos foi um sistema completamente desestruturado, inúmeras dívidas com prestadores de serviços, fornecedores, hospitais contratualizados, obras inacabadas, enfim, um verdadeiro caos.

Ao longo dos últimos dois anos e sete meses, lutamos para tentar recuperar a nossa saúde. Entregamos a UPH de Travessão e a Policlínica do Servidor, ainda no primeiro ano de governo. Também implementamos a Câmara de Resolução de litígios da Saúde, diminuindo consideravelmente o número de demandas envolvendo a saúde pública. Recentemente, entregamos o tão esperado Hospital São José, um sonho da nossa baixada. 10 Unidades Básicas de Saúde estão sendo reformadas e serão entregues à população e aos profissionais de saúde em breve. Novos equipamentos e suprimentos vêm sendo entregues diariamente em nossas unidades. Através de emendas parlamentares, obtivemos recursos federais e já estamos adotando as medidas administrativas cabíveis para iniciar as reformas do Hospital Geral de Guarus e do Hospital Ferreira Machado.

Mesmo diante da difícil nova realidade financeira do Município, estamos avançando. Mas sabemos que a realidade da nossa saúde ainda é muito delicada. Não há razão para esconder os problemas e reconhecer que há, sim, erros por parte da nossa gestão. Adiar o pagamento das gratificações e substituições, independente da nossa situação financeira, é um deles e precisamos trabalhar para resolvê-lo. Temos ciência de que, apesar dos avanços, as condições de trabalho ainda não são adequadas e que isso prejudica a atuação dos nossos profissionais de saúde. Mas também não são ideais as condições que encontramos para administrar Campos, com muito menos recursos e dívidas do passado para pagar. Governar tem sido um esforço de coragem para fazer escolhas difíceis, porém necessárias.

Mas, assim como reconhecemos nossos erros, é necessário que se reconheça que, ao longo dos anos, inúmeros profissionais passaram a não cumprir integralmente suas obrigações. Infelizmente, o número de profissionais ausentes nos locais de trabalho é significativo, o que, além de prejudicar a qualidade do atendimento à população, causa significativo prejuízo aos cofres públicos.

Fato é que muitos desses problemas, de ambas as partes, acabaram camuflados pela abundância dos royalties do petróleo e agora, diante da nova realidade financeira do município, é necessário que reconheçamos as nossas falhas e tenhamos a responsabilidade de encontrarmos, juntos, um novo caminho, sustentável, para a nossa saúde.

Como forma de demonstrar minha intenção de avançarmos na consolidação de um novo pacto pela saúde de Campos, informo que determinei o pagamento, amanhã (20/08), dos 50% referentes às gratificações e substituições do mês de julho. Também mantenho nosso compromisso de autorizar a fruição das férias, desde que não haja a necessidade de substituição, ficando o pagamento do terço constitucional para pagamento a posteriori.

Mas acredito que um pacto pela saúde tenha que avançar não apenas na questão financeira, mas caminhar no sentido da ampla reformulação da gestão administrativa e de pessoal, a fim de garantir melhores condições de trabalho e, consequentemente, do atendimento à população. Por isso, proponho que façamos uma discussão ampla, responsável e permanente, iniciando pelos seguintes pontos:
• Extinção da Fundação Municipal de Saúde, com a centralização das atividades na Secretaria Municipal de Saúde, a fim de dinamizar os processos de contratação de insumos e materiais, bem como a gestão de pessoal da saúde;

• Fim dos plantões de 24 horas, com exceção das localidades distantes e aos finais de semana, para garantir maior dignidade aos profissionais e evitar evasão dos locais de trabalho;
• Fim dos plantões fixos aos finais de semana, com criação de escala de revezamento de sábado a domingo, para garantir maior dignidade aos profissionais e evitar o pagamento de substituições e contratação de RPAs;
• Realização de nova lotação dos profissionais nas unidades de saúde, com base em critérios pré-estabelecidos;
• Realização de novo enquadramento dos profissionais médicos dentro da carreira, levando em consideração as suas especialidades;
• Realização de estudo para verificar a possibilidade da implantação de escala de trabalho em sobreaviso para determinadas especialidades (cirurgiões, anestesistas, etc.);
• Modificação da forma de pagamento das gratificações/substituições, para homem/hora, com controle através do ponto biométrico;
• Utilização temporária de 1/3 da carga horária dos profissionais atualmente em exercício nos ambulatórios para realização de plantão, a fim de diminuir a necessidade de substituição e contratação de RPAs;
• Atualização do cronograma de reforma das unidades de saúde, de acordo com a nova realidade financeira do município, com auxílio do Sindicato dos Médicos e do Cremerj;
• Definição em conjunto com Sindicato dos Médicos e Cremerj de novos horários de funcionamento das unidades de saúde;
• Fim da complementação dos salários dos profissionais do estado, em razão da ausência de recursos suficientes para pagamento dos servidores do município;
• Criação de força tarefa para realização de reparos emergenciais e manutenção das unidades de saúde do município;
• Manutenção do RH atualizado sobre jornada de trabalho fora do poder público municipal;
• Ampliação do horário de funcionamento dos ambulatórios existentes nas UPHs e hospitais, para atender melhor aos trabalhadores.

Importante destacar que estas proposições não são definitivas. Estamos abertos ao diálogo e a sugestões, mas é necessário que avancemos nesse sentido para que possamos implementar um novo sistema de saúde mais eficiente e que garanta condições de trabalho e de atendimento à população, ao passo que se adeque a nova realidade financeira do município.
Também é nosso compromisso regularizar o pagamento aos profissionais pelos serviços prestados, tão logo as medidas do pacto pela saúde surtam os efeitos financeiros pretendidos, reequilibrando as contas públicas.

O nosso atual sistema de saúde tornou-se insustentável. Mas é justamente nos momentos de dificuldade que surgem as oportunidades para avançarmos no sentido da resolução dos problemas. Não será pelo embate, mas através do diálogo responsável que encontraremos um novo caminho para a nossa saúde. Encaminharemos ao Sindicato dos Médicos as nossas propostas, e espero que possamos avançar neste sentido. Acima dos nossos interesses está a população, que depende da nossa integração para que possa ser cuidada com dignidade.

Blog de Alexandre Bastos

Decreto que flexibiliza concessão de alvarás é publicado no Diário Oficial





Nos próximos dias será publicado o Decreto facilitador do cancelamento da Nota Fiscal Eletrônica (NF-e).




Foi publicado nesta quarta-feira (21) no Diário Oficial do município e entra 
em vigor em até 30 dias, o Decreto sobre mudança na concessão de alvarás
 e de autorização de estabelecimentos. A medida promove a flexibilização
 em 406 atividades consideradas de baixo e baixíssimo riscos, com 
liberação automática dos alvarás. O decreto havia sido assinado pelo prefeito 
Rafael Diniz no último dia 14, na Firjan, no lançamento do site da Secretaria 
Municipal de Fazenda (SMF), com iniciativas para desburocratizar a
 economia. Acesse AQUI

Na oportunidade, o prefeito destacou que “o objetivo é promover a 
agilidade da secretaria, atender as demandas dos empresários para 
promover o desenvolvimento de Campos, atendendo aos anseios dos
 cidadãos, que muitas vezes precisam de maior facilidade para acesso 
a uma simples guia de IPTU”.   

Pelo Decreto, a Consulta Prévia do Local/Viabilidade será deferida
 ou indeferida através do sistema online, em até 3 dias úteis, pela 
Secretaria Municipal Infraestrutura e Mobilidade Urbana (SMIMU), 
tendo preenchidos os dados sobre localização, natureza do negócio
 e destinação do imóvel. O portal da SMF pode 
ser acessado em https://fazenda.campos.rj.gov.br.

Segundo o Comitê Gestor de Integração do Registro Empresarial (Cogire),
 o “Alvará Eletrônico Automatizado” será emitido pela SMF sem a 
necessidade do “prévio licenciamento de outros órgãos. É necessária, 
no entanto, a “autodeclaração” da “viabilidade de responsabilidade”, após 
deferimento da SMIMU, mostrando que foram cumpridas as regras de 
licenciamento.

Além dos Alvarás, o site da Secretaria Municipal de Fazenda gera 
notas fiscais, Certidão Negativa de Débitos (CND), guias de tributos. 
É possível ainda verificar as legislações tributárias, acompanhar
 os principais acontecimentos da secretaria e entrar em contato através 
do serviço “Fale Conosco”. Ainda por ocasião da assinatura do Decreto
 pelo prefeito, o vice-presidente da Associação Comercial e Industrial 
de Campos (Acic), Maurício Vicente, destacou que estas eram “antigas
 demandas dos empresários, e após uma série de debates, geraram resultados”.


segunda-feira, 19 de agosto de 2019

Palestras e panfletagem sobre violência doméstica marcam Campanha Agosto Lilás







A Prefeitura de Campos, através da Secretaria Municipal de Desenvolvimento Humano e Social (SMDHS), está participando da Campanha Agosto Lilás, que visa combater a violência doméstica contra a mulher. Técnicos do órgão vão promover ação de orientação e distribuição de panfletos em praças públicas da cidade, a fim de orientar e chamar a atenção da população para a questão. Os locais e horários serão informados nos próximos dias, afirmou o secretário da pasta, Marcão Gomes.

- Os profissionais do Centro de Referência Especializado de Assistência Social 2 (CREAS 2) também vão ministrar palestra sobre o combate à violência doméstica contra a mulher no dia 21 deste mês, às 14 horas, na Fundação CDL Campos, ligada à Câmara de Dirigentes Lojistas de Campos (CDL). O evento vai contar com orientações da psicóloga Juliana Fonseca e da assistente social Neilda Ferro - informou Marcão.

Além disso, os CREAS e os CRAS (Centros de Referência de Assistência Social) estão intensificando o trabalho de orientação e informação a respeito da temática para os seus referenciados e familiares.   

Agosto Lilás é a maior campanha de enfrentamento à violência doméstica e familiar contra a mulher. Nesse ano de 2019, a mobilização vai comemorar os 13 anos da Lei Maria da Penha, os avanços e conquistas na defesa e proteção das mulheres.

A Fundação CDL é uma instituição beneficente que presta apoio a projetos e programas de assistência social direcionados a crianças e adolescentes. Tem um leque de projetos em curso, destinados principalmente aos jovens moradores em áreas de riscos, treinando-os e encaminhando para o mercado de trabalho, além de fazer parte do Programa Jovem Aprendiz.

DENÚNCIAS - A Central de Atendimento à Mulher em Situação de Violência (Ligue 180) é um serviço de utilidade pública gratuito e confidencial (preserva o anonimato), oferecido pela Secretaria Nacional de Políticas desde 2005. Funciona 24 horas, todos os dias da semana, inclusive finais de semana e feriados, e pode ser acionada de qualquer lugar do Brasil e de mais 16 países

quarta-feira, 14 de agosto de 2019

Programação definida para a Semana Municipal do Folclore em Campos















A Semana Municipal do Folclore, que será realizada no próximo fim de semana,
 teve sua programação oficial fechada pela Associação dos Bois Pintadinhos de
Campos(Aboipic), entidade realizadora do evento com apoio da Prefeitura e
da iniciativa privada.
 A sexta-feira (16) será destinada a apresentações folclóricas, enquanto os 
desfiles das agremiações carnavalescas acontecerão no sábado (17) e 
domingo (18), compondo o Festival de Samba. No sábado também haverá 
shows de PC e Os Mulekes, enquanto Ed Ébano se apresentará no último
dia de festa.

Todas as atrações serão realizadas no Centro de Eventos Populares Osório Peixoto (Cepop).
Confira a programação completa com a ordem dos desfiles:
Sexta-feira:
15h — Apresentações folclóricas

Sábado:
Abertura cerimonial do samba
Leitura do texto “Não deixa o samba morrer”
21h às 21h30 — Desfile da escola de samba Amigos da Farra (Grupo de Acesso)
21h40 às 22h30 — Desfile da escola de samba União da Esperança (Grupo Especial)
22h40 às 23h30 — Desfile da escola de samba Ururau da Lapa (Grupo Especial)
23h40 à 00h30 — Desfile da escola de samba Boi Sapatão (Grupo Especial)
00h40 à 01h30 — Desfile da escola de samba Mocidade Louca (Grupo Especial)
01h40 às 02h30 — Desfile da escola de samba Madureira do Turf Grupo Especial)
Após os desfiles — Shows de PC e Os Mulekes
Domingo:
Abertura cerimonial do samba
Leitura do texto “Não deixa o samba morrer”
16h às 16h35 — Desfile do Boi Beira Rio (Grupo de Acesso)
16h40 às 17h15 — Desfile do Boi Guloso (Grupo de Acesso)
17h20 às 17h55 — Desfile do Boi Zulu (Grupo Especial)
18h às 18h35 — Desfile do Boi Travolta (Grupo Especial)
18h40 às 19h15 — Desfile do Boi do Canto (Grupo Especial)
19h20 às 19h55 — Desfile do Boi Jaguar (Grupo Especial)
20h às 20h35 — Desfile do bloco de samba Teimoso do IPS (Grupo de Acesso)
20h40 às 21h15 — Desfile do bloco de samba Juventude da Baleeira (Grupo de Acesso)
21h20 às 21h55 — Desfile do bloco de samba Castelo do Parque Aurora  (Gruipo Especial)
22h às 22h35 — Desfile do bloco de samba Os Psicodélicos (Grupo Especial)
23h àS 23h35 — Desfile do bloco de samba Unidos do Capão (Bruc) (Grupo Especial)
Após os desfiles — Show de Ed Ébano

terça-feira, 13 de agosto de 2019

Salários de julho do Estado do Rio serão quitados nesta quarta-feira



Secretário de Fazenda, Luiz Claudio Carvalho, afastou possibilidade de antecipação do depósito
   
      
·          
Secretario estadual de Fazenda, Luiz Claudio Rodrigues Carvalho - Armando Paiva / Agência O Dia

Rio - O pagamento do salário de julho do funcionalismo estadual do Rio será feito nesta quarta-feira, ou seja, dentro do prazo oficial. Após audiência pública da CPI da Crise Fiscal do Rio na Alerj, nesta segunda-feira, o secretário de Fazenda, Luiz Claudio Carvalho, confirmou à Coluna que não haverá antecipação do depósito. 

O governo Witzel tem antecipado o crédito quando há condições de caixa. Porém, este mês, não houve viabilidade financeira para a medida. 
Assim, os vencimentos de servidores ativos, aposentados e pensionistas serão quitados no 10º dia útil do mês seguinte ao trabalhado.

segunda-feira, 12 de agosto de 2019

Saúde repassa R$ 4,4 milhões para cinco hospitais contratualizados



A verba será aplicada nas áreas de Oncologia e assistência de média complexidade ambulatorial.

A Prefeitura de Campos, através de termo de cooperação entre os governos municipal e estadual, vai repassar até esta semana, mais R$ 4.470.000,00 para cinco hospitais contratualizados: Santa Casa de Misericórdia, Beneficência Portuguesa, Hospital Plantadores de Cana, Hospital Escola Álvaro Alvim e Hospital Dr. Beda. Essa verba será destinada para custeio e ampliação de acesso nas áreas de Oncologia e Assistência de média complexidade ambulatorial e hospitalar. A liberação do dinheiro ocorreu após um encontro do secretário municipal de Saúde, Abdu Neme, com o secretário estadual de Saúde, Edmar Chagas, no mês de junho. 

— É importante salientar que essa verba foi costurada depois de um encontro com o secretário de Saúde, Edmar Chagas. Ela será aplicada para realização de procedimentos e cirurgias nos cinco hospitais contratualizados. Esses serviços são de muita importância para o município e vão ampliar o atendimento para os pacientes — explicou o secretário de Saúde, Abdu Neme.  

Neste primeiro semestre do ano, a Prefeitura repassou cerca de 30 milhões de verba própria e mais R$ 35 milhões de verba federal para as instituições conveniadas. No inicio deste mês, a Secretária de Saúde repassou aos hospitais Santa de Casa de Misericórdia, Plantadores de Cana e Hospital Escola Álvaro Alvim um total de R$ 5.843,600,00 para alta média complexidade.   

Reforços nas unidades do município 

A Prefeitura de Campos, através da Secretaria Municipal de Saúde e da Fundação Municipal de Saúde (FMS), vem reequipando as unidades do município -  hospitais Ferreira Machado (HFM) e Geral de Guarus (HGG), Unidades Básicas de Saúde (UBSs), Unidades Pré-Hospitalares (UPHs) e Centros de Referências - com novos equipamentos médicos e mobílias. Neste ano, já foram investidos, com verba própria e emendas parlamentares, R$ 4.508.598,90.

quarta-feira, 7 de agosto de 2019

Sarampo: ministério recomenda vacinação de crianças que vão viajar


Alerta vale para 39 cidades de São Paulo, Pará ou Rio de Janeiro

Vacina contra sarampo é gratuita 
O Ministério da Saúde soltou um comunicado alertando pais, mães e responsáveis que vão viajar com seus filhos de seis meses a menores de um ano de idade para 39 cidades dos estados de São Paulo, Pará ou Rio de Janeiro, onde há surto ativo do sarampo, para que vacinem seus filhos. A recomendação é que todas essas crianças sejam imunizadas contra a doença no período mínimo de 15 dias antes da data prevista para a viagem. Além de proteger, a medida de segurança pretende interromper a cadeia de transmissão do vírus do sarampo no país.
Segundo o Ministério, a vacina não substitui e não será considerada válida para fins do calendário nacional de vacinação da criança. Assim, além dessa dose que está sendo aplicada agora, os pais e responsáveis devem levar os filhos para tomar a vacina tríplice viral (D1) aos 12 meses de idade (1ª dose); e aos 15 meses (2ªdose) para tomar a vacina tetra viral ou a tríplice viral + varicela. A vacinação de rotina das crianças deve ser mantida independentemente do planejamento de viagens para os locais com surto ativo do sarampo ou não.
No estado de São Paulo, as cidades com registro de sarampo, segundo o Ministério da Saúde, são: São Paulo, Santos, Fernandópolis, Santo André, Guarulhos, São Bernardo do Campo, São Caetano do Sul, Mauá, Ribeirão Pires, Mairiporã, Pindamonhangaba, Sorocaba, Diadema, Indaiatuba, Osasco, Barueri, Caçapava, Caieiras, Embu, Estrela D’Oeste, Francisco Morato, Hortolândia, Itapetininga, Itaquaquecetuba, Jales, Mogi das Cruzes, Peruíbe, Praia Grande, Ribeirão Preto, São José dos Campos, Taboão da Serra e Taubaté. No estado do Rio de Janeiro: Rio de Janeiro, Paraty e Nilópolis. No Pará: Monte Alegre, Santarém, Porto do Moz e Prainha.
O Ministério da Saúde registrou, entre os dias 05 de maio e 03 de agosto deste ano, 907 casos confirmados de sarampo no Brasil, em três estados: São Paulo (901 casos), Rio de Janeiro (5) e Bahia (1).

Terceira Via

Saúde recebe três ambulâncias 0KM para atendimento no município





A ampliação da frota garante maior segurança e conforto para o trabalho da assistência.

A secretária de Saúde recebeu nesta sexta-feira (2), três novas ambulâncias tipo A para o reforço da frota.  A entrega dos veículos 0 Km, que foram adquiridos com verba própria do município, ocorreu no pátio da secretária. Nos últimos meses, a Saúde de Campos tem recebido reforço com novos veículos, equipamentos médicos e mobiliário. 

De acordo com o secretário de Saúde e presidente da Fundação Municipal de Saúde (FMS), Abdu Neme, a ampliação da frota garante maior segurança e conforto para o trabalho da assistência. 

— A Prefeitura tem proporcionado mais qualidade na saúde para a população. Os veículos possuem uma tecnologia avançada, com equipamentos de segurança atuais, além de estarem com a quilometragem zerada. Tudo isso agrega para o apoio dos pacientes e também para a equipe — disse o secretário de Saúde. 

No último mês, a secretária de Saúde entregou um Furgão 0 KM para o Departamento de Assistência da  Farmácia (DAF) para fazer rota de entrega de medicamentos para as Unidades Básicas de Saúde (UBS). Os programas de Saúde do Trabalhador e Saúde na Escola também receberam veículos 0 KM.

Desde o início do ano, dezenas de unidades de saúde da rede, entre hospitais, Unidades Pré-Hospitalares (UPHs), Unidades Básicas de Saúde (UBSs) e outras vêm recebendo uma série de itens, dentre equipamentos médicos e mobiliários, para otimizar o atendimento em toda a rede. No último mês, a UPH Saldanha Marinho recebeu um aparelho eletrocardiógrafo, que custou R$ 6.730 e foi instalado na sala de estabilização.  


.  

quinta-feira, 1 de agosto de 2019

Ponto facultativo segunda- feira, dia 5


DECRETO Nº 211/2019 ESTABELECE PONTO FACULTATIVO NAS REPARTIÇÕES PÚBLICAS MUNICIPAIS NO DIA 05 DE AGOSTO DE 2019 (SEGUNDA-FEIRA), E DÁ OUTRAS PROVIDÊNCIAS.

O PREFEITO MUNICIPAL DE CAMPOS DOS GOYTACAZES, Estado do Rio de Janeiro, no uso de suas atribuições legais, nos termos do artigo 78, inciso IX, da Lei Orgânica do Município de Campos dos Goytacazes: CONSIDERANDO o feriado municipal celebrado no dia 06 de agosto (terça-feira), dia de “São Salvador”, conforme estabelecido na Lei Municipal nº 8.228, de 27 de maio de 2011, DECRETA: Art. 1º Fica estabelecido Ponto Facultativo nas repartições públicas municipais no dia 05 de agosto de 2019 (segunda-feira). Art. 2º Os serviços essenciais, inclusive os atendimentos médicos, plantões médicohospitalares, funcionarão normalmente, sem interrupção, durante o Ponto Facultativo instituído no artigo anterior. Parágrafo único: As Unidades Básicas de Saúde fi cam dispensadas do funcionamento. Art. 3º Este decreto entra em vigor na data de sua publicação.


PREFEITURA MUNICIPAL DE CAMPOS DOS GOYTACAZES, 29 de julho de 2019.

RAFAEL DINIZ