terça-feira, 12 de novembro de 2013

Proclamação da República: Câmara prepara cerimônia


A Proclamação da República Brasileira foi um levante político-militar ocorrido em 15 de novembro de 1889
republica
Na próxima sexta-feira (15), o Brasil comemora a Proclamação da República. A Câmara vai marcar a data com uma cerimônia de hasteamento das bandeiras. Foram convidados a participar representantes do 8° Batalhão da Polícia Militar (8° BPM), do 56° Batalhão de Infantaria (56° BI), 5° Grupamento de Bombeiro Militar (5° GBM), da Guarda Civil Municipal (GCM), do Poder Executivo campista, além dos vereadores da casa.


“A Proclamação da República é uma data importantíssima para nosso país, tudo começou com ela. Nosso país evoluiu como nação após este ato. Sem ela não teríamos poderes separados e um estado laico. Hoje nosso país é republicano e com poderes definidos. Temos que lembrar e reverenciar este momento”, explicou o presidente da Câmara, vereador Edson Batista.

Durante o evento a Banda Marcial da Polícia Militar irá tocar os hinos do Brasil e da Proclamação da República para que sejam hasteadas as bandeiras do Brasil, do Estado do Rio de Janeiro, de Campos e do Mercosul. Esta última em cumprimento à Lei Federal 12.157, que institui a obrigatoriedade do hasteamento da bandeira do Mercosul junto ao pavilhão nacional de órgãos públicos.

A Proclamação da República Brasileira foi um levante político-militar ocorrido em 15 de novembro de 1889 que instaurou a forma republicana federativa presidencialista de governo no Brasil, derrubando a monarquia constitucional parlamentarista do Império do Brasil e, por conseguinte, pondo fim à soberania do imperador dom Pedro II. Foi, então, proclamada a República do Brasil.

A proclamação ocorreu na Praça da Aclamação (atual Praça da República), na cidade do Rio de Janeiro, então capital do Império do Brasil, quando um grupo de militares do Exército brasileiro, liderados pelo marechal Manuel Deodoro da Fonseca, destituiu o imperador e assumiu o poder no país.

ASCOM/CMCG

Nenhum comentário:

Postar um comentário