segunda-feira, 18 de novembro de 2013

Câmara reverencia luta abolicionista com a entrega Ordem José do Patrocínio

CÂMARA REVERENCIA LUTA ABOLICIONISTA COM A ENTREGA ORDEM JOSÉ DO PATROCÍNIO




A Câmara de Vereadores de Campos reverencia nesta terça-feira (19), às 15 horas, véspera do feriado do Dia da Consciência Negra, os que dedicaram sua vida à luta pelo fortalecimento das tradições e da cultura de Campos, bem como no combate à discriminação ou preconceito contra afrodescendentes no município de Campos, com a realização da sessão solene para a entrega da Ordem do Mérito José do Patrocínio.
A pedagoga Lucimara Pereira Muniz, presidente do Instituto de Desenvolvimento Afro Norte e Noroeste Fluminense (Idannf), será homenageada. O Idannf é uma entidade beneficente de natureza civil de direito privado que tem como objetivo pesquisar, estudar e levantar os problemas que atingem a população descendente de indígenas, afrodescendentes e quilombolas.
Também será agraciado, in memoriam,o professor e historiador Jorge Renato Pereira Pinto. Falecido em seis de fevereiro de 2012, aos 85 anos, Pereira Pinto foi vice-prefeito de Campos, membro do Conselho Municipal de Educação, além de professor da Escola Técnica Federal de Campos, da Faculdade Cândido Mendes, da Faculdade de Filosofia de Itaperuna, presidente da Associação Comercial e Industrial de Campos (Acic), diretor da Fundenor e da COPERFLU. Foi também membro da Academia Campista de Letras. Autor reconhecido, uma de suas principais obras foi “José do Patrocínio – O Herói Esquecido”(2003).

Igualmente homenageado in memoriam, será Jorge da Paz Almeida, o Jorge Chinês, que faleceu em sete de maio de 2009, aos 93 anos. Carnavalesco, compositor, agente cultural, inspetor do Liceu de Humanidades de Campos, jogou futebol durante 17 anos, foi fundador do São Cristóvão Futebol Clube, presidente do Campos Atlético Associação, secretário do Conselho Deliberativo da Associação Campista de Compositores, presidente do Conselho da Associação dos Cronistas Carnavalescos de Campos e Conselheiro da Mocidade, do São Cristóvão, do Felisminda, sócio da Lira de Apolo, Lira Guarani e Operários Campistas. Foi também fundador da escola de samba Mocidade Louca. Entre suas obras, destaque para o livro “Poder negro não, integração sim” (1989).
Ascom/Cmcg

Nenhum comentário:

Postar um comentário