segunda-feira, 5 de novembro de 2018

Expectativa para a Black Friday



A expressão é americanizada, Black Friday, que no Brasil quer dizer “Sexta-feira Negra”. Assim como nos Estados Unidos, aqui a data já virou tradição e é considerada um dos eventos mais importantes para o comércio, principalmente neste período de renovação de estoque. No EUA, ela acontece um dia depois do Dia de Ação de Graças. No Brasil, a data para se ter em mente é a penúltima sexta do mês de novembro, ou seja, prevista para o dia 23 de novembro. Em Campos, as lojas, principalmente de eletroeletrônicos, estão otimistas para a data e esperam faturar em torno de 10% a mais que o ano passado.

Isaías Fernandes
Em 2017, a Black Friday apresentou crescimento de 16% em relação ao ano de 2016. De acordo com a Associação Brasileira de Comércio Eletrônico, as lojas virtuais nacionais movimentaram R$ 2,48 bilhões. As categorias que mais receberam pedidos foram: eletrodomésticos, moda e acessórios, telefonia, perfumaria e cosméticos e casa e decoração.
Grande parte dos lojistas de Campos começa a se preparar para uma espécie de queima de estoque, ofertando tudo o que tem guardado por vários meses e que não foi vendido. Uma preparação para renovar o estoque, de olho no Natal, data importante também para o comércio. Essa é a opinião do diretor de Marketing da Câmara dos Dirigentes Lojistas de Campos (CDL), Ralph Pereira. De acordo com ele, a Black Friday é uma festa na cidade, lojas lotadas e vendedores renovando o estoque. Uma prévia do que realmente será o Natal.
— A Black é exatamente isso. Uma oportunidade de liquidar aquele produto que o comerciante tem muito em estoque e também uma chance de melhorar o resultado do mês de novembro. Os lojistas estão entusiasmados com a data e esperamos que a vendas alcancem 10% a mais que o mesmo período do ano passado — informou.
Gerente de uma loja de eletrodomésticos, Marcelo Pereira informou que a ordem do patrão é colocar tudo com desconto, promoção e também facilidade no pagamento.
— Queremos, em apenas um dia, vender o que não vendemos no mês, pelo menos essa é a ordem do patrão. Já estamos preparando e revendo o estoque. Esperamos que o consumidor também se anime e aproveite as promoções. Vamos também dar desconto na compra à vista e facilitar o pagamento no cartão. O consumidor é quem vai dizer como ele vai poder pagar e nós estaremos aqui para facilitar a vida dele. Estamos otimistas. Não dá para deixar de comprar não — informou o gerente.
Consumidores precisam ter cautela
A Black Friday só acontece no final de novembro, mas as propagandas já não param de falar no dia de ofertas. Aproveitá-lo, contudo, depende em grande média da forma como planejar as compras. E para isso o consumidor deve ficar atento às ofertas.
A secretária Maria Alice Santos diz que espera com ansiedade a data para realizar as compras dos produtos em oferta. Além disso, ela fala que toda compra tem que ser feita com cautela, pesquisando tanto nas lojas quanto pela internet.
— Antes de sair de casa, eu dou uma vasculhada nos sites de compra e faço uma comparação de preços. Vejo primeiro o que quero comprar, o que realmente estou precisando, porque muitas vezes podemos encontrar o mesmo produto com vários preços. Uma boa opção é acompanhar a evolução dos preços dos produtos que desejamos, mas também há ferramentas da internet que permitem monitorar os preços de um item. Agora, todo cuidado é pouco, já que as vendas pela internet são duvidosas. Comprar sempre nos sites confiáveis — informou.

Fonte: Folha da Manhã

Nenhum comentário:

Postar um comentário