quinta-feira, 23 de agosto de 2018

Bebês nascidos na rede SUS já saem da maternidade com 1ª consulta marcada


Pais devem procurar o setor de alta para solicitar a marcação com o pediatra, em unidade de saúde mais próxima de sua casa. Projeto foi implantado pela Secretaria de saúde neste mês.

 (Foto: Supcom/Arquivo)
Os bebês que nascerem pela rede do Sistema Único de Saúde (SUS), nas maternidades contratualizadas no município, já podem sair do hospital com a primeira consulta com o pediatra marcada na unidade de saúde mais próxima à sua residência. Essa primeira consulta e o acompanhamento do desenvolvimento do recém-nascido se chama puericultura, e é uma grande conquista em saúde para o município sendo implantada neste mês.  

De acordo com a coordenadora do programa municipal de Assistência Integral a Saúde da Mulher, da Criança e do adolescente (Paismca) da Secretaria Municipal de Saúde (SMS), a enfermeira Camila Silveira, a puericultura está disponível em 36 unidades de saúde.

— Nosso objetivo é atender com a puericultura em todas as unidades de saúde da cidade que tenham médicos pediatras e vamos trabalhar para alcançar essa meta. Para marcar a primeira consulta do bebê, a mãe deve na saída da maternidade procurar o setor de alta e pedir o agendamento da consulta. Com a puericultura criamos um vínculo dos pacientes com a unidade de saúde de seu bairro — ressaltou.

A puericultura é de fundamental importância, uma vez que é por meio dela que o pediatra tem condições de detectar precocemente os mais diferentes distúrbios das áreas do crescimento estatural, da nutrição e do desenvolvimento neuropsicomotor. 

As unidades de saúde onde a puericultura pode ser marcada são: Centro de Saúde de Guarus, Alvorada, Cantinho da Saúde, Custodópolis, Aldeia, Carvão, Dores de Macabu, Lagamar, Morangaba, Parque Prazeres, Pernambuca, Santa Cruz, Santa Helena, Saturnino Braga, Três Vendas, Jamil Abido, Eldorado, Ibitioca, IPS, Lebret, Marrecas, Mussurepe, Novo Mundo, Penha, Poço Gordo, Ribeiro do Amaro, Santa Maria, Santa Rosa, Santos Dumond, Tapera, Venda Nova, Vila Nova, Morro do Coco, Tócos, Travessão e Ururaí.  


Por: Daniela Nascimento - Foto: Supcom/Arquivo 

Nenhum comentário:

Postar um comentário