segunda-feira, 22 de setembro de 2014

Mulheres entre 57 e 78 anos posam nuas para ensaio que vai virar calendário 2015


Elas, que venceram o próprio preconceito e o da família, querem dar exemplo de autoestima e provar que o corpo feminino maduro é belo

ANGÉLICA FERNANDES
O Dia Rio - Os 12 meses de 2015 terão gosto de superação com um toque de ousadia para 14 mulheres de 57 a 78 anos. Pela primeira vez, as Senhoras do Calendário, projeto já conhecido no Rio há oito anos, vão posar nuas. A nova edição beneficiará um programa da prefeitura, onde as damas da maturidade farão palestras para 200 mulheres de abrigos para idosos da cidade. 

Vida Pinheiro, 61 anos, mãe de duas filhas e avó de uma menina, tem orgulho de sua idade. “Envelhecer é uma realidade”
Foto:  Divulgação
Quando recebeu o convite para participar do ensaio nua, a aposentada Idalina Soares, de 78 anos, não titubeou para dizer sim. “Sempre me senti à frente do meu tempo. Não tenho preconceitos e sou muito descolada. Me entreguei de corpo e alma”, contou Idalina, que afirma ter sentido um pouco de vergonha durante as fotos. “Bateu um nervosismo, sim, mas a equipe foi maravilhosa e fizeram de tudo para nos deixar à vontade”, completou. 

Para dar a notícia para a família de que seria uma das estrelas de um ensaio sensual, Idalina confessa que precisou ser bem delicada. “Disse só por alto. Falei que era um nu artístico, e eles ficaram um pouco espantados. Nem sei se vou ter coragem de mostrar o calendário para eles”, declarou, aos risos, a aposentada, que é viúva, tem dois filhos, três netos e a bisneta. 

A advogada e também aposentada Vida Pinheiro, 61, tirou de letra a sessão de fotos como veio ao mundo. “É uma causa que justifica. Vamos ser exemplo de beleza para outras mulheres da nossa idade. Temos que mostrar que envelhecer é a realidade”, afirmou a moradora de Copacabana, que foi enfática ao contar do ensaio para suas duas filhas e uma neta.

“Disse que não tinha motivo para me esconder ou me envergonhar. Quando a gente nasce, o nu não é normal? Por que depois disso viraria tabu?”, indagou Vida. 

Idealizador do Senhoras do Calendário, o produtor visual Eduardo Araúju optou pelo ensaio como veio ao mundo para quebrar de vez todos os paradigmas. “Muitas idosas têm preconceitos com o corpo. A ideia é mostrar que a mulher é bonita em qualquer idade”, detalhou Eduardo.

Palestras nos abrigos

Para dar um ar de glamour às imagens, o produtor admite que fez uso do photoshop.“ Não quis tirar os traços da idade. Nas fotos aparecem as rugas e a flacidez. O photoshop foi só para garantir o brilho”, garantiu Eduardo, que enfrentou quatro desistências entre as modelos para finalizar a campanha. “Elas não quiseram por conta do nu. Muitas não acreditaram que o resultado seria tão elegante e sutil, achavam que ficaria vulgar”, completou. 

Marilice Carrer, 57, é a capa do calendário de 2015
Foto:  Divulgação
A cada ano, a venda dos calendários é revertida em doação para instituições da cidade. São vendidos em média mil unidades a R$ 15 cada. Em 2015, será diferente. Em vez de vender, os organizadores do calendário farão uma parceria com a prefeitura, dentro do projeto Circulando, da Secretaria municipal de Desenvolvimento Social do Rio, para organizar workshops em sete abrigos para idosos, onde as palestrantes serão as 14 mulheres. Elas vão contar sobre suas vidas, além de darem dicas de maquiagem, estética e moda. 

“Esta parceria reafirma a valorização da autoestima, que tem o poder de transformar a realidade de cada acolhida, resgatando a segurança e a afetividade”, diz o secretário da pasta, Adilson Pires. O Circulando completou um ano de funcionamento no mês passado e já promoveu mais de 400 atividades nos abrigos. 

Estreante no calendário, a advogada Sônia Sabina, 61, ficou surpresa com o resultado das fotos. “Sei que não sou feia, mas arrebentei. Me senti uma mulher linda”, contou Sônia, que já trabalha com eventos voltado à maturidade há 15 anos. “Já até ganhei título de miss Simpatia. É onde me ocupo e faço novas amizades. Não é ficando em casa que vou ser feliz”, argumentou.

Nenhum comentário:

Postar um comentário