quarta-feira, 24 de outubro de 2012

Pesquisa: seis em cada dez consumidores vão usar 13º salário para pagar dívidas



Cerca de 61% dos consumidores do país vão utilizar o dinheiro do 13º salário para pagar dívidas, segundo pesquisa divulgada nesta quarta-feira (24) pela Associação Nacional dos Executivos de Finanças, Administração e Contabilidade (Anefac).
Em nota, a Anefac afirma que "isto demonstra que a redução da atividade econômica e inflação mais elevada aumentaram o endividamento dos consumidores". Entre os endividados, mais de 70% dos entrevistados alegaram que as dívidas do cartão de crédito e do cheque especial são as que mais pesam no bolso.
A pesquisa mostra, ainda, que 16% dos consumidores vão usar o 13º para comprar presentes. Este resultado representa uma redução de 5,88% em relação ao ano passado. Entre os que vão comprar presentes, 76% pretendem gastar no máximo R$ 500. Em 2011, esse índice era de 72%.

A maioria, ou 80% destes consumidores, disse que deverá usar o cartão de crédito como uma das formas de pagamento das compras. Produtos eletrônicos, celulares e roupas estarão entre os presentes mais comprados, segundo a pesquisa.
Além de pagar dívidas e comprar presentes, muitos consumidores disseram também que vão usa o 13º salário no pagamento das contas que aparecem no começo do ano, como IPVA, IPTU e material escolar. Essa foi a resposta dada por 12% dos entrevistados.
O percentual de consumidores que pretende guardar o dinheiro recebido é de apenas 3%, segundo a Anefac.
Fonte: Site UOL

Nenhum comentário:

Postar um comentário