terça-feira, 21 de agosto de 2012

Funcionários da Câmara no Curso de Português Instrumental no TCE em Niterói




Investindo na qualificação profissional dos funcionários, o presidente da Câmara Municipal de Campos, Nelson Nahim, firmou parceria com o Tribunal de Contas do Estado e está proporcionando aos interessados cursos que contribuam para o aprimoramento cultural e profissional dos funcionários para que eles possam desempenhar com mais eficiência os trabalhos no Legislativo.

Na segunda e terça-feira, cinco funcionários foram a Niterói para o Curso Português Instrumental - Principais Dificuldades. O Curso prossegue na próxima semana, com mais dois dias. Vale ressaltar que todos serão avaliados no final e só receberão o certificado quem obtiver a nota seis. Esses cursos têm sido oferecidos por Nelson Nahim, desde o início de sua administração em 2009.

Para quem pensa que Português é fácil está totalmente errado.  O professor Paulo César Bessa preparou uma apostila contendo informações usadas no dia a dia e praticadas erradamente por centenas de pessoas. Ele citou como exemplo até a propaganda da Caixa Econômica Federal: “Vem pra Caixa você também”. O correto seria “Venha para Caixa você também”. Outros erros cometidos por muitos se referem ao uso do eu e mim. Não existe eu e você, existe sim mim e você e você e mim.

O professor abordou o novo acordo ortográfico, aspectos morfológicos, sintáticos e ortográficos. O emprego da vírgula, adequação de textos às normas da língua culta e para cada assunto abordado ele dava exercícios de revisão para avaliar os alunos que vieram de vários estados.

O uso do hífem foi o mais polêmico, pois ele não é mais utilizado em palavras formadas de prefixo (ou falsos prefixos) terminados em vogal + palavras iniciadas por “r” ou “s”, devendo ser essas dobradas: ex: ante-sala = antessala; contra-senso=contrassenso. Com os prefixos terminados por “r” (super, hiper, inter) permanece o hífem. Essa regra não se aplica quando a palavra seguinte iniciar por “h”: Ex: anti-herói, anti-higiênico. Utiliza-se o hífem quando a palavra é formada por um prefixo terminado em vogal mais a palavra iniciada pela mesma vogal: Ex anti-inflamatório, micro-ônibus. E muitos outros exemplos.

Ele explicou também as diferenças de Homonímia (palavras de significantes iguais e de significados diferentes: Ex: coser (costurar) e Cozer (cozinhar) e Paronímia (palavras de significados semelhantes e de significados diferentes): infringir (transgredir) e infligir (aplicar). Também explicou o uso de afim e a fim de; demais e de mais, abaixo e a baixo; acerca de; a cerca de e há cerca de; tampouco e tão pouco; conquanto e com quanto; senão e se não, sob e sobre. Falou também sobre palavras flexivas (variam) e inflexivas (invariáveis).

Outros assuntos também foram abordados como verbo; o uso do mal e mau, concordância atrativa e ideológica; concordância nominal e prominal; sintaxe de regência, emprego de eu, tu, mim e ti. Ex: Trouxe o carro para mim; trouxe o carro para eu dirigir; fiz tudo antes de ti e fiz tudo antes de tu saíres. Diversos outros assuntos da |Língua Portuguesa foram abordados e muitas dúvidas esclarecidas. Maiores esclarecimentos serão dados na próxima semana (dias 27 e 28)), quando termina o curso.




 

Eu

  Alvaro Barros
       Paulo Roberto


No final da aula de ontem, o professor Paulo César Bessa  deu três folhas de exercícios para serem respondidos em casa e serem levado na próxima segunda-feira. Eu resolvi postar o material para que você que está lendo a matéria confira se está bom em Português. O texto, na terceira folha, contém 25 erros. Encontre-os.
.



 
 
Por Márcia Lemos

Um comentário:

  1. Parabéns! Obrigado por compartilhar essas informações tão importantes. De fato temos muito que aprender amiga. Deus abençoe.

    ResponderExcluir