Facebook: Pais terão controle sobre as ações dos filhos na rede
(Thinkstock)
O Facebook está trabalhando em um sistema que permitirá o cadastro na
rede social de crianças com menos de 13 anos, informa reportagem desta
segunda-feira do jornal americano The Wall Street Journal. O
projeto deverá criar uma conexão entre as contas dos jovens e de seus
pais, que teriam controle sobre listas de amigos, aplicativos e
atualizações de status das crianças.
Em comunicado enviado ao jornal, o Facebook afirma que existem dificuldades no monitoramento dos usuários abaixo da faixa etária permitida pela política de uso da rede, mas que a empresa está empenhanda em resolver o problema. “Estamos em diálogo contínuo com órgãos reguladores e autoridades. Queremos ajudar os pais e responsáveis a manter seus filhos a salvo nesse ambiente on-line”, diz o comunidado.
Além de garantir a legalidade da presença das crianças, o site também pode se beneficiar com a capacidade de consumo desse público – que já está presente na rede, mas sem qualquer tipo de controle. Por exemplo, os anunciantes podem identificar as crianças e pré-adolescentes e oferecer publicidade específica para eles.
Atualmente, ao detectar contas pertencentes a usuários com menos de 13 anos de idade, o Facebook bane os perfis, impedindo qualquer atividade. De acordo com a companhia de análise de dados Consumer Reports, mais de 7 milhões de crianças abaixo da idade permitida acessaram o site em 2011. A rede ainda não afirmou quando o sistema entrará em funcionamento.
Nenhum comentário:
Postar um comentário