quarta-feira, 31 de julho de 2019

Programa de Controle do Tabagismo terá cinco novas turmas a partir de agosto



Cada uma possui 15 integrantes, totalizando 75 pessoas, que farão o tratamento, na sede da Secretaria Municipal de Saúde (SMS).

Começa amanhã, dia 1º de agosto, o trabalho do Programa Municipal de Controle do Tabagismo com mais cinco turmas de pessoas dispostas a abandonar a dependência do cigarro. Cada uma possui 15 integrantes, totalizando 75 pessoas, que farão o tratamento, na sede da Secretaria Municipal de Saúde (SMS).

As sessões duram entre uma hora e uma hora e meia. Nelas, as pessoas  recebem a atenção de uma um profissional da equipe, que será o condutor do grupo, mas os usuários tem à disposição no programa, caso necessário, uma equipe multidisciplinar composta por médico, enfermeiro, fisioterapeuta, psicólogo, assistente social e dentista. A frequência das sessões é de uma vez por semana no primeiro mês, de 15 em 15 dias no segundo e terceiro mês e mensal até o usuário receber alta.

O programa segue as diretrizes do Ministério da Saúde e conta com cartilhas com informações sobre o tabagismo e formas de enfrentamento que orienta tratamento. Além do tratamento com Adesivos de Nicotina, o usuário também tem à disposição o suporte com medicamento, se a avaliação médica indicar.

— Ficamos felizes com a formação destas cinco turmas, e em breve novas turmas serão formadas. Ao parar de fumar, a pessoa proporciona também um ganho de qualidade de vida para as pessoas à sua volta, como familiares e amigos. E pretendemos continuar avançando com a descentralização do programa pelo município — explica o coordenador do programa, Jetro Pereira.

No processo de descentralização, foi reinaugurado um núcleo em Custodópolis, este ano, em parceria com o Centro de Saúde Escola, da Faculdade de Medicina de Campos (FMC), e aberto um no Parque Aurora. O próximo deverá ser inaugurado na Baixada Campista. Segundo estimativa, Campos tem hoje 35 mil fumantes, para uma população de pouco mais de 500 mil habitantes.

Na sede do programa, na SMS, as inscrições para formar novas turmas são feitas de segunda a sexta, das 8h às 17h, bastando apresentar a carteira de identidade. A inscrição só pode ser feita pela própria pessoa. Desde a inauguração do programa, em 2006, mais de 3,5 mil pessoas já passaram pelo tratamento.


Nenhum comentário:

Postar um comentário