quinta-feira, 28 de março de 2019

PSE de Campos recebe do Inca kits educativos sobre prevenção ao câncer



Material será trabalhado nas salas de aula das escolas municipais pactuadas com o Programa Saúde na Escola.
  

A equipe do Programa Saúde na Escola (PSE), das secretarias de Saúde e Educação, recebeu do Instituto Nacional de Câncer (Inca), nesta quarta-feira (27), 80 kits educativos de prevenção ao câncer do projeto Saber Saúde. O projeto do Ministério da Saúde existe há 20 anos e pela primeira vez é aplicado em Campos. 

— Este é mais um grande avanço do PSE na gestão do prefeito Rafael Diniz. Estamos muito felizes com a chegada dos kits, que serão distribuídos aos professores articuladores e, já na próxima semana, poderão ser utilizados pelas unidades pactuadas — destaca coordenadora do PSE e responsável técnica pelo Programa, Cátia Mello.

 O Saber Saúde de Prevenção ao Câncer foi implementado no último dia 20, com alunos do Cemei (Centro Municipal de Educação Integral) Arnaldo Rosa Viana, no Parque Aurora. A equipe é composta por profissionais do PSE e do programa municipal de Controle de Tabagismo, da secretaria municipal de Saúde (SMS). O projeto forma profissionais das áreas de educação e saúde para que desenvolvam conteúdos relacionados à promoção de hábitos saudáveis voltados a crianças, adolescentes e jovens, dentro das escolas. 

Por meio do projeto, são abordados temas como tabagismo, uso de álcool, alimentação inadequada, exposição excessiva à radiação solar, inatividade física e sexo sem proteção – todos fatores de risco para Doenças Crônicas Não Transmissíveis (DCNTs), entre elas, o câncer.


Por: Daniela Nascimento - Foto: Carlos Augusto


Nenhum comentário:

Postar um comentário