quinta-feira, 7 de março de 2019

Começa a entrega de Declaração do Imposto de Renda


A entrega da declaração do Imposto de Renda não estará disponível durante as madrugadas, informou a Receita Federal nesta quinta-feira (7). Segundo Valter Koppe, supervisor de IRPF em São Paulo, o sistema da Receita fica inoperante para manutenção entre 1h e 5h, impedindo o envio do documento neste período. Nos outros horários, a entrega está liberada, até dia 30 de abril.


Koppe esclareceu também que a declaração já é processada a partir do momento em que o contribuinte envia o documento, quando são feitos mais de 20 cruzamentos de dados.

"É muito importante acompanhar o resultado do processamento de sua declaração e, se algum divergência aparecer, espere pelo menos até o início de maio para ir atrás da regularização", orienta Koppe.

Segundo o superintendente adjunto da Receita Federal, Fábio Ejchel, a cada ano o preenchimento da declaração tem ficado mais fácil. "Não é preciso ter um conhecimento de contabilidade, ele pode se basear nas declarações anteriores, o que facilita bastante", diz.

Ele alertou que, no período de entrega, aumentam as tentativas de fraudes aos contribuintes. "A Receita não envia e-mails e correspondências pedindo dados bancários ou alertando sobre a restituição. O único canal onde essas informações são prestadas é o site oficial" disse Ejchel.

Ele listou alguns dos motivos que mais têm levado o contribuinte a ficar retido na malha fina. Veja quais são:

1.   Omitir rendimentos é o maior motivo de divergências na declaração, segundo Ejchel. "Quem tem mais de uma fonte pagadora e não declara certamente vai cair".
2.   Informar os valores incorretos recebidos das fontes pagadoras. O número deve bater com o fornecido por elas.
3.   Informar despesas médicas que não são dedutíveis, como a compra de remédios, óculos ou reembolso de plano de saúde.
4.   Colocar doações para entidade filantrópicas ou para igrejas que em princípio não são dedutíveis do imposto devido.

Nenhum comentário:

Postar um comentário