segunda-feira, 30 de julho de 2018

PRF abre concurso para agente policial



O Ministério do Planejamento autorizou a realização de um concurso público para Polícia Rodoviária Federal (PRF), com a oferta de 500 vagas de agente, para ambos os sexos. O prazo para a publicação do edital com as regras da seleção será de seis meses, a contar da última sexta-feira (27), data de publicação da Portaria 236, no Diário Oficial da União.
A responsabilidade pela realização do processo seletivo será do ministro da Segurança Pública. O salário pago hoje gira em torno de R$ 9.900 e deverá chegar a R$ 10.300, no ano que vem. Os candidatos deverão ter nível superior.
O último concurso para a PRF foi realizado em 2013. Na época, foram oferecidas mil vagas para policial rodoviário federal. A seleção teve provas objetivas e discursivas, incluindo questões de Direito, Legislação, Ética no Serviço Público, Português e Matemática.
A PRF se concentra agora na contratação da organizadora que ficará responsável pela organização do concurso, para, em seguida, publicar o edital, o que deve acontecer de forma rápida, tendo em vista que a PRF já conta com uma minuta de edital pronta, que vem sendo elaborada desde o final de 2016, com o objetivo de permitir que o concurso possa ser iniciado imediatamente após a publicação da portaria.
De acordo com o diretor-geral da PRF, Renato Dias, o órgão precisa de 3.000 novos servidores, que podem ser convocados pelo aproveitamento de remanescentes do novo certame, independente da oferta imediata, de 500 vagas. Em declaração à imprensa, em dezembro, confirmou que a corporação pode entrar em colapso caso o concurso não seja realizado no decorrer de 2018. Segundo ele, a carência de pessoal, que atualmente é de 2.800 policiais, deve chegar a 4.800 até o final de 2018, e decorrência de aposentadorias, o que reforça a necessidade de nova seleção para recompor o efetivo. (A.N.)

Nenhum comentário:

Postar um comentário