segunda-feira, 9 de julho de 2018

Alergia ao Leite x Intolerância




Leite
Leite / google search ruralpecuaria
Um tema controverso na seara da Nutrição e que envolve vários equívocos é a alergia às proteínas do leite e a intolerância à lactose. 
Antes de mais nada, é necessário que diferenciemos os dois quadros:
_A alergia às proteínas do leite (quase sempre a apenas uma delas) é um quadro tipicamente imunológico, onde o sistema imune de um indivíduo reage de forma equivocada à ingestão de leite, comumente bovino.
O leite apresenta como principais proteínas a lactoalbumina, lactoferrina, lactoglobulina e a caseína. Uma pessoa alérgica responde a uma delas como a qualquer outro alimento que cause alergia (alergênico), ou seja com reações que vão desde de dermatites a quadros respiratórios, podendo ocorrer diarréias e distensão abdominal.
A intolerância à lactose é um distúrbio digestório, onde um indivíduo produz pouca ou nenhuma enzima lactase, que deveria digerir a lactose. Esta é um açúcar presente no leite. Quando consumida e não digerida atrai água para os intestinos, provoca formação de gases (flatulência), cólicas notáveis e na grande maioria dos casos diarréia aguda. Para esses casos os produtos sem lactose são hoje abundantes e, resolvem a questão. Além da oferta em farmácias de enzima lactase para ingestão.
Os alérgicos às proteínas do leite devem sim evitar o seu consumo, mesmo que em pequenas quantidades, devendo se manter atentos aos rótulos do alimentos. 
Não pretendo entrar na questão de defesa ou condenação do consumo de leite bovino, mas poucas fontes de cálcio similares aos laticínios (exceto manteiga) são disponíveis para consumo regular (não adianta se fartar de couve em um dia e passar cinco sem consumi-la).
E convenhamos, o argumento de que o homem é o único mamífero que ingere leite após o desmame é um sofisma dos bons...afinal somos os únicos que ordenhamos, dentre outras exclusividades da espécie humana...

Dr. Léo  Folha da Manhã

Nenhum comentário:

Postar um comentário